Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123 |
Resumo: | Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen. |
id |
UFRN_e9b0c0ad1799439335b03599d900579c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51123 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Lima, Mayara Ingrid Matias deCarvalho, Daniele da RochaOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deRibeiro, João Maria MontenegroCarvalho, Daniele da Rocha2023-01-31T19:06:16Z2023-01-31T19:06:16Z2022-12-22LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen.In a market increasingly competitive, it is necessary for companies to adopt strategies in search of a differential. For individual microentrepreneurs, having a strategic plan is essential in achieving a competitive advantage. The accounting, through management tools, can help these companies in their growth and survival. The objective of this work is to identify what information can be generated through strategic planning in a definition of positioning for an individual micro-entrepreneur in the footwear sector. The research is classified, in terms of the objective, as descriptive. as for the procedures, it is a bibliographical research and case study. With regard to the approach to the problem, the research is characterized as qualitative. He data obtained through interviews with the partners and a questionnaire carried out with the clients. in this way, it was possible to elaborate a SWOT and apply the 5W2H tool in the construction of a strategic planning proposal. the results contributed to the design of the company system, setting four strategic goals for the business and defining a strategic positioning for the company. Thus, the importance of the SWOT and 5W2H tools as generating information for the entrepreneur is concluded, reaching a strategic position in cost leadership. It is recommended as future research the implementation of the action plan and application of improvements through the Kaizen tool.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências ContábeisUFRNBrasilDepartamento de Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContabilidade gerencialVantagem CompetitivaFerramentas GerenciaisPlanejamento EstratégicoManagement accountingCompetitive advantageManagement ToolsStrategic planningPosicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdfPosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdfapplication/pdf1298250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/1/PosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdf9bcccde90e855f00a54a4dcce18657bcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/511232023-07-04 17:01:13.811oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-04T20:01:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
title |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
spellingShingle |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso Lima, Mayara Ingrid Matias de Contabilidade gerencial Vantagem Competitiva Ferramentas Gerenciais Planejamento Estratégico Management accounting Competitive advantage Management Tools Strategic planning |
title_short |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
title_full |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
title_fullStr |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
title_sort |
Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso |
author |
Lima, Mayara Ingrid Matias de |
author_facet |
Lima, Mayara Ingrid Matias de |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Daniele da Rocha |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Ribeiro, João Maria Montenegro |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Mayara Ingrid Matias de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Carvalho, Daniele da Rocha |
contributor_str_mv |
Carvalho, Daniele da Rocha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contabilidade gerencial Vantagem Competitiva Ferramentas Gerenciais Planejamento Estratégico Management accounting Competitive advantage Management Tools Strategic planning |
topic |
Contabilidade gerencial Vantagem Competitiva Ferramentas Gerenciais Planejamento Estratégico Management accounting Competitive advantage Management Tools Strategic planning |
description |
Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-22 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-31T19:06:16Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-31T19:06:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123 |
identifier_str_mv |
LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciências Contábeis |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Ciências Contábeis |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/1/PosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/2/license_rdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9bcccde90e855f00a54a4dcce18657bc e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832688565059584 |