Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Mayara Ingrid Matias de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123
Resumo: Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen.
id UFRN_e9b0c0ad1799439335b03599d900579c
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/51123
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Mayara Ingrid Matias deCarvalho, Daniele da RochaOliveira, Ridalvo Medeiros Alves deRibeiro, João Maria MontenegroCarvalho, Daniele da Rocha2023-01-31T19:06:16Z2023-01-31T19:06:16Z2022-12-22LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen.In a market increasingly competitive, it is necessary for companies to adopt strategies in search of a differential. For individual microentrepreneurs, having a strategic plan is essential in achieving a competitive advantage. The accounting, through management tools, can help these companies in their growth and survival. The objective of this work is to identify what information can be generated through strategic planning in a definition of positioning for an individual micro-entrepreneur in the footwear sector. The research is classified, in terms of the objective, as descriptive. as for the procedures, it is a bibliographical research and case study. With regard to the approach to the problem, the research is characterized as qualitative. He data obtained through interviews with the partners and a questionnaire carried out with the clients. in this way, it was possible to elaborate a SWOT and apply the 5W2H tool in the construction of a strategic planning proposal. the results contributed to the design of the company system, setting four strategic goals for the business and defining a strategic positioning for the company. Thus, the importance of the SWOT and 5W2H tools as generating information for the entrepreneur is concluded, reaching a strategic position in cost leadership. It is recommended as future research the implementation of the action plan and application of improvements through the Kaizen tool.Universidade Federal do Rio Grande do NorteCiências ContábeisUFRNBrasilDepartamento de Ciências ContábeisAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessContabilidade gerencialVantagem CompetitivaFerramentas GerenciaisPlanejamento EstratégicoManagement accountingCompetitive advantageManagement ToolsStrategic planningPosicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdfPosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdfapplication/pdf1298250https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/1/PosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdf9bcccde90e855f00a54a4dcce18657bcMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/511232023-07-04 17:01:13.811oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-07-04T20:01:13Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
title Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
spellingShingle Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
Lima, Mayara Ingrid Matias de
Contabilidade gerencial
Vantagem Competitiva
Ferramentas Gerenciais
Planejamento Estratégico
Management accounting
Competitive advantage
Management Tools
Strategic planning
title_short Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
title_full Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
title_fullStr Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
title_sort Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso
author Lima, Mayara Ingrid Matias de
author_facet Lima, Mayara Ingrid Matias de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Carvalho, Daniele da Rocha
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Oliveira, Ridalvo Medeiros Alves de
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Ribeiro, João Maria Montenegro
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Mayara Ingrid Matias de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Carvalho, Daniele da Rocha
contributor_str_mv Carvalho, Daniele da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade gerencial
Vantagem Competitiva
Ferramentas Gerenciais
Planejamento Estratégico
Management accounting
Competitive advantage
Management Tools
Strategic planning
topic Contabilidade gerencial
Vantagem Competitiva
Ferramentas Gerenciais
Planejamento Estratégico
Management accounting
Competitive advantage
Management Tools
Strategic planning
description Em um mercado cada vez mais competitivo, se faz necessário que as empresas adotem estratégias em busca de um diferencial. Para o microempreendedor individual, possuir um planejamento estratégico é essencial no alcance de uma vantagem competitiva. A contabilidade, por meio das ferramentas gerenciais, pode auxiliar essas empresas em seu crescimento e sobrevivência. O objetivo deste trabalho foi identificar que informações podem ser geradas através do planejamento estratégico numa definição de posicionamento estratégico para um microempreendedor individual do setor de calçados. A pesquisa classifica-se, no que se refere ao objetivo, como descritiva. Quanto aos procedimentos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica e estudo de caso. No que diz respeito a abordagem do problema, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os sócios e questionário realizado com os clientes. Dessa forma, foi possível a elaboração de uma SWOT e a aplicação da ferramenta 5W2H na construção de uma proposta de planejamento estratégico. Os resultados contribuíram para o desenho do sistema empresa, fixação de quatro metas estratégicas para o negócio e definição de um posicionamento estratégico para a empresa. Assim, concluiu-se a importância das ferramentas SWOT e 5W2H como geradoras de informações para o empreendedor, chegando-se a um posicionamento estratégico em liderança de custos. Recomenda-se como pesquisas futuras a implementação do plano de ação e aplicação de melhorias através da ferramenta Kaizen.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-31T19:06:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-31T19:06:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123
identifier_str_mv LIMA, Mayara Ingrid Matias de. Posicionamento estratégico através das ferramentas gerenciais SWOT e 5W2H: um estudo de caso. Orientadora: Daniele da Rocha Carvalho. 2022. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências Contábeis
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Contábeis
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/1/PosicionamentoEstrategicoAtravesFerramentas_Lima_2022.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/2/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/51123/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9bcccde90e855f00a54a4dcce18657bc
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832688565059584