The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade. |
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The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulationO ensino do modelo clássico de regressão linear por meio de simulação de Monte CarloMonte Carlo simulationClassical linear regression modelSampling distributionLeast square estimatorsSimulação de Monte CarloModelo clássico de regressão linearDistribuição amostralEstimadores de mínimos quadradosEste trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade.This work presents a series of Monte Carlo studies using spreadsheet software aimed at facilitating the understanding of the concept of sampling distributions when students are learning the classical linear regression model. Starting from two basic spreadsheets, one for simple regression and the other for multiple regression, other spreadsheets can be easily built by introducing minor alterations in the data-generating process. The modifications that can be introduced include variations in sample size, and several characteristics of the error term, such as its variance, expected value and probability function. Different degrees of correlation between regressors can also be included. A teacher of basic econometrics can use the set of spreadsheets to obtain graphics and tables that enable the visualization of the performance of ordinary least squares estimators in different situations. Thus, students can understand in practice how violations in the underlying hypotheses of the classical linear regression model affect the performance of least square estimators, as well as the tests of hypotheses that usually accompanying the process of regression analysis. The violations analyzed in the present work include heteroscedasticity, omission of relevant variables, nonnormal errors and multicollinearity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/15210010.11606/issn.1982-6486.rco.2018.152100Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e1521001982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/149803https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/152929Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagliarussi, Marcelo Sanches2020-06-25T13:36:10Zoai:revistas.usp.br:article/152100Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:10Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade. |
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