The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliarussi, Marcelo Sanches
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100
Resumo: Este trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade.
id USP-65_bea8fa9e0bcb3795a488eaf1b2bec0a1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/152100
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulationO ensino do modelo clássico de regressão linear por meio de simulação de Monte CarloMonte Carlo simulationClassical linear regression modelSampling distributionLeast square estimatorsSimulação de Monte CarloModelo clássico de regressão linearDistribuição amostralEstimadores de mínimos quadradosEste trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade.This work presents a series of Monte Carlo studies using spreadsheet software aimed at facilitating the understanding of the concept of sampling distributions when students are learning the classical linear regression model. Starting from two basic spreadsheets, one for simple regression and the other for multiple regression, other spreadsheets can be easily built by introducing minor alterations in the data-generating process. The modifications that can be introduced include variations in sample size, and several characteristics of the error term, such as its variance, expected value and probability function. Different degrees of correlation between regressors can also be included. A teacher of basic econometrics can use the set of spreadsheets to obtain graphics and tables that enable the visualization of the performance of ordinary least squares estimators in different situations. Thus, students can understand in practice how violations in the underlying hypotheses of the classical linear regression model affect the performance of least square estimators, as well as the tests of hypotheses that usually accompanying the process of regression analysis. The violations analyzed in the present work include heteroscedasticity, omission of relevant variables, nonnormal errors and multicollinearity.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2018-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/15210010.11606/issn.1982-6486.rco.2018.152100Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e1521001982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/149803https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/152929Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPagliarussi, Marcelo Sanches2020-06-25T13:36:10Zoai:revistas.usp.br:article/152100Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:10Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
O ensino do modelo clássico de regressão linear por meio de simulação de Monte Carlo
title The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
spellingShingle The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
Pagliarussi, Marcelo Sanches
Monte Carlo simulation
Classical linear regression model
Sampling distribution
Least square estimators
Simulação de Monte Carlo
Modelo clássico de regressão linear
Distribuição amostral
Estimadores de mínimos quadrados
title_short The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
title_full The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
title_fullStr The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
title_full_unstemmed The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
title_sort The teaching of the classical linear regression model using Monte Carlo simulation
author Pagliarussi, Marcelo Sanches
author_facet Pagliarussi, Marcelo Sanches
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pagliarussi, Marcelo Sanches
dc.subject.por.fl_str_mv Monte Carlo simulation
Classical linear regression model
Sampling distribution
Least square estimators
Simulação de Monte Carlo
Modelo clássico de regressão linear
Distribuição amostral
Estimadores de mínimos quadrados
topic Monte Carlo simulation
Classical linear regression model
Sampling distribution
Least square estimators
Simulação de Monte Carlo
Modelo clássico de regressão linear
Distribuição amostral
Estimadores de mínimos quadrados
description Este trabalho apresenta um conjunto de estudos de Monte Carlo, usando softwares de planilha eletrônica, que pode ser usado para facilitar a aprendizagem do conceito de distribuição amostral em um contexto de aprendizagem do modelo clássico de regressão linear. A partir da construção de duas planilhas básicas, uma para regressão simples e outra para regressão múltipla, outras planilhas podem ser facilmente obtidas com pequenas alterações no processo gerador de dados. As alterações que podem ser introduzidas incluem variações no tamanho das amostras e em diversas características do termo de erro, como sua variância, valor médio e função de probabilidade. Também podem ser introduzidas correlações entre os regressores no modelo de regressão múltipla. Um professor de econometria introdutória pode usar o conjunto de planilhas de modo a obter figuras e tabelas que facilitam a visualização do desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários para diferentes situações. Deste modo, os estudantes podem compreender na prática como as violações nas premissas do modelo clássico de regressão linear afetam om desempenho dos estimadores de mínimos quadrados ordinários e dos testes de hipóteses usualmente empregados no contexto da análise de regressão. As violações trabalhadas no presente trabalho incluem heterocedasticidade, omissão de variáveis relevantes, erros não normais e multicolinearidade.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100
10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.152100
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-6486.rco.2018.152100
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/149803
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/152100/152929
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizações
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 12 (2018); e152100
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 12 (2018); e152100
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054145961656320