Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Slomski, Vilma Geni
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Silva, Antonio Carlos Ribeiro da, Gomes, Sonia Maria da Silva, Guimarães, Isac Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763
Resumo: Este artigo tem como objetivo aprofundar as discussões e ressaltar o debate em torno das mudanças curriculares e da qualidade do ensino na universidade, procurando identificar e apontar o modelo e a prática curricular capaz de orientar o trabalho educativo na área Contábil, com vistas a possibilitar aprendizagens significativas em sala de aula e, assim, atender às reais necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e educacionais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual foram analisados e discutidos estudos e pesquisas como os de Latorre e Gonzáles (1992), Moraes, 1996; Demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; Dias Sobrinho, 2008; 2009 e outros, que analisam, criticamente, o atual modelo de universidade e sua organização curricular e, como contraponto, esses autores defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o currículo globalizado e a adoção do princípio metodológico do ensino com pesquisa como o modelo mais adequado para a formação científica e tecnológica dos alunos. Verificou-se que as mudanças curriculares atuais conclamam, cada vez mais, que as ações dos alunos se deem a partir de e sobre a realidade, tanto experiencial cotidiana quanto referente ao futuro exercício profissional, evidenciando a indissociabilidade entre ensino e investigação como princípio didático mais adequado para por em prática o dispositivo legal vigente que sinaliza as competências e habilidades que os profissionais devem possuir para o exercício de suas atividades. Aprender com pesquisa é um processo dialógico e desafiador que envolve a problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva validação. Conclui-se, assim, que o ensino pela pesquisa busca a excelência e a inovação no ensino superior tendo a apropriação e produção do conhecimento científico como condição para viver na sociedade aprendente e enfrentar os desafios da modernidade.
id USP-65_e771ca469cc44e88d86edbebfd235582
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34763
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant Mudanças curriculares e qualidade de ensino: ensino com pesquisa como proposta metodológica para a formação de contadores globalizados Curricular ChangesPolitical and Educational ProjectTeaching tied to researchQuality of teachingGlobal-scale accountantsMudanças curricularesProjeto Político PedagógicoEnsino com pesquisaQualidade de ensinoContadores globalizados Este artigo tem como objetivo aprofundar as discussões e ressaltar o debate em torno das mudanças curriculares e da qualidade do ensino na universidade, procurando identificar e apontar o modelo e a prática curricular capaz de orientar o trabalho educativo na área Contábil, com vistas a possibilitar aprendizagens significativas em sala de aula e, assim, atender às reais necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e educacionais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual foram analisados e discutidos estudos e pesquisas como os de Latorre e Gonzáles (1992), Moraes, 1996; Demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; Dias Sobrinho, 2008; 2009 e outros, que analisam, criticamente, o atual modelo de universidade e sua organização curricular e, como contraponto, esses autores defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o currículo globalizado e a adoção do princípio metodológico do ensino com pesquisa como o modelo mais adequado para a formação científica e tecnológica dos alunos. Verificou-se que as mudanças curriculares atuais conclamam, cada vez mais, que as ações dos alunos se deem a partir de e sobre a realidade, tanto experiencial cotidiana quanto referente ao futuro exercício profissional, evidenciando a indissociabilidade entre ensino e investigação como princípio didático mais adequado para por em prática o dispositivo legal vigente que sinaliza as competências e habilidades que os profissionais devem possuir para o exercício de suas atividades. Aprender com pesquisa é um processo dialógico e desafiador que envolve a problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva validação. Conclui-se, assim, que o ensino pela pesquisa busca a excelência e a inovação no ensino superior tendo a apropriação e produção do conhecimento científico como condição para viver na sociedade aprendente e enfrentar os desafios da modernidade. The aim of this article is to intensify the discussion and highlight the debate on curricular changes and the quality of teaching in the Universities, aiming to identify and point out the curricular model and practice capable of directing the educational work in the area of Accounting, seeking to make significant learning happen in the classroom, and, this way meeting the real necessities of students as far as current social and educational demands go. To do so, a theoretical essay was developed analyzing and discussing studies and research such as the ones by Latorre and Gonzáles (1992), Moraes, 1996; Demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; Dias Sobrinho, 2008; 2009 , and others who critically analyze the present model of university and its resulting curricular organization; as a counter argumentation, these authors support the collective construction of the Political and Educational Project; globalized curricula; and the implementation of the methodological principle of teaching tied to research as the most appropriate model to develop the scientific and technological education of students. It was possible to notice that the current curricular changes have demanded that the actions taken by students be based on and upon reality more and more, in relation to both, daily experience, and the future actions in the professional world. This emphasizes the relatedness between teaching and research as the educational principle best suited for putting into practice the current legal mechanism that portrays the competence and abilities professionals must bear when performing in their careers. Learning tied to research is a dialogic and challenging process that involves looking for ways through knowledge, as well as building arguments and their validation. It is thus possible to conclude that teaching through research aims not only at excellence, but also at the ground-breaking in university education, where taking hold and producing scientific knowledge are the conditions to live in a learning society and to face the challenges of modern times. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2010-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3476310.11606/rco.v4i8.34763Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 No. 8 (2010); 160-188Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 Núm. 8 (2010); 160-188Revista de Contabilidade e Organizações; v. 4 n. 8 (2010); 160-1881982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763/37501https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763/162176Slomski, Vilma GeniSilva, Antonio Carlos Ribeiro daGomes, Sonia Maria da SilvaGuimarães, Isac Pimentelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:32Zoai:revistas.usp.br:article/34763Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:32Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
Mudanças curriculares e qualidade de ensino: ensino com pesquisa como proposta metodológica para a formação de contadores globalizados
title Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
spellingShingle Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
Slomski, Vilma Geni
Curricular Changes
Political and Educational Project
Teaching tied to research
Quality of teaching
Global-scale accountants
Mudanças curriculares
Projeto Político Pedagógico
Ensino com pesquisa
Qualidade de ensino
Contadores globalizados
title_short Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
title_full Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
title_fullStr Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
title_full_unstemmed Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
title_sort Curriculum change and quality of teaching: research in teaching as a methodological proposal for the education of the global-scale accountant
author Slomski, Vilma Geni
author_facet Slomski, Vilma Geni
Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
Gomes, Sonia Maria da Silva
Guimarães, Isac Pimentel
author_role author
author2 Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
Gomes, Sonia Maria da Silva
Guimarães, Isac Pimentel
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Slomski, Vilma Geni
Silva, Antonio Carlos Ribeiro da
Gomes, Sonia Maria da Silva
Guimarães, Isac Pimentel
dc.subject.por.fl_str_mv Curricular Changes
Political and Educational Project
Teaching tied to research
Quality of teaching
Global-scale accountants
Mudanças curriculares
Projeto Político Pedagógico
Ensino com pesquisa
Qualidade de ensino
Contadores globalizados
topic Curricular Changes
Political and Educational Project
Teaching tied to research
Quality of teaching
Global-scale accountants
Mudanças curriculares
Projeto Político Pedagógico
Ensino com pesquisa
Qualidade de ensino
Contadores globalizados
description Este artigo tem como objetivo aprofundar as discussões e ressaltar o debate em torno das mudanças curriculares e da qualidade do ensino na universidade, procurando identificar e apontar o modelo e a prática curricular capaz de orientar o trabalho educativo na área Contábil, com vistas a possibilitar aprendizagens significativas em sala de aula e, assim, atender às reais necessidades dos alunos em consonância com as exigências sociais e educacionais contemporâneas. Para tanto, desenvolveu-se um ensaio teórico, no qual foram analisados e discutidos estudos e pesquisas como os de Latorre e Gonzáles (1992), Moraes, 1996; Demo, 1997; Cunha, 1998; Assmann, 2001; Libâneo, 2001; Chauí, 2001; Fazenda, 2002; Mazetto, 2003; Morin, 2001; 2005; Sousa Santos, 2006; Lampert, 2008; Dias Sobrinho, 2008; 2009 e outros, que analisam, criticamente, o atual modelo de universidade e sua organização curricular e, como contraponto, esses autores defendem a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o currículo globalizado e a adoção do princípio metodológico do ensino com pesquisa como o modelo mais adequado para a formação científica e tecnológica dos alunos. Verificou-se que as mudanças curriculares atuais conclamam, cada vez mais, que as ações dos alunos se deem a partir de e sobre a realidade, tanto experiencial cotidiana quanto referente ao futuro exercício profissional, evidenciando a indissociabilidade entre ensino e investigação como princípio didático mais adequado para por em prática o dispositivo legal vigente que sinaliza as competências e habilidades que os profissionais devem possuir para o exercício de suas atividades. Aprender com pesquisa é um processo dialógico e desafiador que envolve a problematização do conhecimento, a construção de argumentos e sua respectiva validação. Conclui-se, assim, que o ensino pela pesquisa busca a excelência e a inovação no ensino superior tendo a apropriação e produção do conhecimento científico como condição para viver na sociedade aprendente e enfrentar os desafios da modernidade.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763
10.11606/rco.v4i8.34763
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763
identifier_str_mv 10.11606/rco.v4i8.34763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763/37501
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34763/162176
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 No. 8 (2010); 160-188
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 4 Núm. 8 (2010); 160-188
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 4 n. 8 (2010); 160-188
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054144573341696