Loving, taking care, subjectivizing _ educational implications in early childhood
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117920 |
Resumo: | A partir do momento que a criança ganha estatuto de valor mercantil, sua conservação se tornou um imperativo e para tal um grande mal deveria ser combatido: a alta taxa de mortalidade infantil, que caracterizava o Antigo Regime. Por meio da orientação dos homens esclarecidos, a promoção da educação dos bebês entra em cena e para protagonizar este novo capítulo na história da infância a figura da mãe é convocada. Sua missão é cuidar da cria, não pela obrigação moral, mas sim pelo amor. Desde então há uma conjunção entre cuidar, amar e educar. Por meio do ensino de Lacan, é possível realizar um disjunção destes termos e refletir em sua implicação na prática educativa com a primeira infância |
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Loving, taking care, subjectivizing _ educational implications in early childhood Amar, cuidar, subjetivar: _ implicações na primeira infância A partir do momento que a criança ganha estatuto de valor mercantil, sua conservação se tornou um imperativo e para tal um grande mal deveria ser combatido: a alta taxa de mortalidade infantil, que caracterizava o Antigo Regime. Por meio da orientação dos homens esclarecidos, a promoção da educação dos bebês entra em cena e para protagonizar este novo capítulo na história da infância a figura da mãe é convocada. Sua missão é cuidar da cria, não pela obrigação moral, mas sim pelo amor. Desde então há uma conjunção entre cuidar, amar e educar. Por meio do ensino de Lacan, é possível realizar um disjunção destes termos e refletir em sua implicação na prática educativa com a primeira infância When the child acquired mercantile value, its survival became an imperative and the high mortality rate which characterized the Ancien Régime became an evil that had to be met with. Through the guidance of illustrated men, baby education was promoted, and the mother was invoiced to protagonize this new chapter in the childhood history. Her mission was to take care of her offspring not by moral obligations, but by love. Since then a conjunction of care, loving and education began. Based on Lacan's ideas it is possible to separate these terms and review their implication in the educational practices of early childhood Universidade de São Paulo2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11792010.11606/issn.1981-1624.v8i15p58-71Estilos da Clinica; v. 8 n. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-71Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-71Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-71Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-71Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-71Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 58-711981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117920/115565Baptista, Valéria Ferrantiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:23Zoai:revistas.usp.br:article/117920Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:23Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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