Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scaglia, Andressa Pin
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mishima, Fernanda Kimie Tavares, Barbieri, Valéria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126
Resumo: La familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP).
id USP-67_263a20cb50f71aa21633af106a974c5a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46126
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
spelling Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinicEntrevista familiar como facilitador en el proceso de triaje en una clinica escuelaEntrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escolaclínica-escolatriagem infantilpsicodiagnóstico interventivoclinica escuelatriaje infantilpsicodiagnostico interventivoclinical schoolinfant screeningtherapeutic assessmentLa familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP).A família possui um papel de grande relevância no desenvolvimento emocional da criança, é capaz de desempenhar um papel facilitador na compreensão de sua sintomatologia. O presente trabalho apresenta a entrevista familiar diagnóstica como uma técnica utilizada no processo de triagem infantil em uma clínica-escola a fim de facilitar a compreensão do caso atendido. Para tanto, apresentar-seá um caso clínico de uma criança de oito anos de idade, do sexo masculino, que foi atendida no Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP da Universidade de São Paulo (USP).The family has a major role in the emotional development of children and is able to play a facilitating role in understanding their symptomatology. This work presents a family diagnosis interview as a technique used in the process of screening children in a school clinic to assist the understanding of the case attended. For this, it will be presented a clinical case of an eight-year-old male who was seen in the "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) of the Center of Research and Psychology (CPA) of FFCLRP of São Paulo's University (USP).Universidade de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4612610.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423Estilos da Clinica; v. 16 n. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Estilos da Clinica; ##issue.vol## 16 ##issue.no## 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 16 N. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 16 No. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 16 No 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 16 Núm. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-4231981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126/49751Scaglia, Andressa PinMishima, Fernanda Kimie TavaresBarbieri, Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:59:37Zoai:revistas.usp.br:article/46126Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:59:37Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Entrevista familiar como facilitador en el proceso de triaje en una clinica escuela
Entrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escola
title Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
spellingShingle Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Scaglia, Andressa Pin
clínica-escola
triagem infantil
psicodiagnóstico interventivo
clinica escuela
triaje infantil
psicodiagnostico interventivo
clinical school
infant screening
therapeutic assessment
Scaglia, Andressa Pin
clínica-escola
triagem infantil
psicodiagnóstico interventivo
clinica escuela
triaje infantil
psicodiagnostico interventivo
clinical school
infant screening
therapeutic assessment
title_short Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
title_full Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
title_fullStr Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
title_full_unstemmed Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
title_sort Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
author Scaglia, Andressa Pin
author_facet Scaglia, Andressa Pin
Scaglia, Andressa Pin
Mishima, Fernanda Kimie Tavares
Barbieri, Valéria
Mishima, Fernanda Kimie Tavares
Barbieri, Valéria
author_role author
author2 Mishima, Fernanda Kimie Tavares
Barbieri, Valéria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scaglia, Andressa Pin
Mishima, Fernanda Kimie Tavares
Barbieri, Valéria
dc.subject.por.fl_str_mv clínica-escola
triagem infantil
psicodiagnóstico interventivo
clinica escuela
triaje infantil
psicodiagnostico interventivo
clinical school
infant screening
therapeutic assessment
topic clínica-escola
triagem infantil
psicodiagnóstico interventivo
clinica escuela
triaje infantil
psicodiagnostico interventivo
clinical school
infant screening
therapeutic assessment
description La familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP).
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126
10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126/49751
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 16 n. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 16 ##issue.no## 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 16 N. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 16 No. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 16 No 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 16 Núm. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1822178839592173568
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423