Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126 |
Resumo: | La familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP). |
id |
USP-67_263a20cb50f71aa21633af106a974c5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46126 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
spelling |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinicEntrevista familiar como facilitador en el proceso de triaje en una clinica escuelaEntrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escolaclínica-escolatriagem infantilpsicodiagnóstico interventivoclinica escuelatriaje infantilpsicodiagnostico interventivoclinical schoolinfant screeningtherapeutic assessmentLa familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP).A família possui um papel de grande relevância no desenvolvimento emocional da criança, é capaz de desempenhar um papel facilitador na compreensão de sua sintomatologia. O presente trabalho apresenta a entrevista familiar diagnóstica como uma técnica utilizada no processo de triagem infantil em uma clínica-escola a fim de facilitar a compreensão do caso atendido. Para tanto, apresentar-seá um caso clínico de uma criança de oito anos de idade, do sexo masculino, que foi atendida no Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar (STAIF) do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada (CPA) da FFCLRP da Universidade de São Paulo (USP).The family has a major role in the emotional development of children and is able to play a facilitating role in understanding their symptomatology. This work presents a family diagnosis interview as a technique used in the process of screening children in a school clinic to assist the understanding of the case attended. For this, it will be presented a clinical case of an eight-year-old male who was seen in the "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) of the Center of Research and Psychology (CPA) of FFCLRP of São Paulo's University (USP).Universidade de São Paulo2011-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4612610.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423Estilos da Clinica; v. 16 n. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Estilos da Clinica; ##issue.vol## 16 ##issue.no## 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 16 N. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 16 No. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 16 No 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 16 Núm. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-4231981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126/49751Scaglia, Andressa PinMishima, Fernanda Kimie TavaresBarbieri, Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:59:37Zoai:revistas.usp.br:article/46126Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:59:37Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic Entrevista familiar como facilitador en el proceso de triaje en una clinica escuela Entrevista familiar como facilitadora no processo de triagem de uma clínica escola |
title |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
spellingShingle |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic Scaglia, Andressa Pin clínica-escola triagem infantil psicodiagnóstico interventivo clinica escuela triaje infantil psicodiagnostico interventivo clinical school infant screening therapeutic assessment Scaglia, Andressa Pin clínica-escola triagem infantil psicodiagnóstico interventivo clinica escuela triaje infantil psicodiagnostico interventivo clinical school infant screening therapeutic assessment |
title_short |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
title_full |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
title_fullStr |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
title_full_unstemmed |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
title_sort |
Family interview as a facilitator in the process of screening at a school clinic |
author |
Scaglia, Andressa Pin |
author_facet |
Scaglia, Andressa Pin Scaglia, Andressa Pin Mishima, Fernanda Kimie Tavares Barbieri, Valéria Mishima, Fernanda Kimie Tavares Barbieri, Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Mishima, Fernanda Kimie Tavares Barbieri, Valéria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scaglia, Andressa Pin Mishima, Fernanda Kimie Tavares Barbieri, Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
clínica-escola triagem infantil psicodiagnóstico interventivo clinica escuela triaje infantil psicodiagnostico interventivo clinical school infant screening therapeutic assessment |
topic |
clínica-escola triagem infantil psicodiagnóstico interventivo clinica escuela triaje infantil psicodiagnostico interventivo clinical school infant screening therapeutic assessment |
description |
La familia tiene un papel de gran importancia en el desarrollo emocional del niño y es capaz de desempeñar un papel facilitador en la compreensión de su sintomatología. El presente trabajo muestra la entrevista familiar diagnostica como una técnica usada en el proceso de selección infantil en una clínica escuela com el objetivo de facilitar la comprensión del caso estudiado. Para esto se presenta un caso clínico de un niño de ocho años de edad que fue atendido en el "Serviço de Triagem e Atendimento Infantil e Familiar" (STAIF) del Centro Pesquísa y Psicologia Aplicada (CPA) de la FFCLRP de la Universidade de São Paulo (USP). |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126 10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46126/49751 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 16 n. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 16 ##issue.no## 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 16 N. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 16 No. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 16 No 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 16 Núm. 2 (2011): Dossiê: O declínio dos saberes; 404-423 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1822178839592173568 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v16i2p404-423 |