The student's school failure in the children and teenager's clinic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohen, Ruth Helena Pinto
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Besset, Vera Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049
Resumo: O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.
id USP-67_2e7ff3131b0f6d5e36f100b8ff22dc69
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/61049
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling The student's school failure in the children and teenager's clinicO fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessárioFracasso escolarinconscientesujeitopsicanáliseeducaçãoStudent's school failureunconscioussubjectO evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.The freudian event left its marks in the education act, or in the formal orientation, which include pedagogic action, or in the family education. Our acceptance to take a part on that, with the psychoanalysis, shows that is possible an articulation between knowledge's subject, described on the aristotelic logical, and unconscious's subject that results from the significant articulation studied by psychoanalysis. In this text, we approach the student's school failure in its relations with the unconscious psychic processes, in its logical source of functioning. For that, we start from the premise that the tensions which are originate in the articulation between the impossible and the necessary can, through the inhibition of cognitives functions, be expressed by student's school failure.Universidade de São Paulo2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6104910.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157Estilos da Clinica; v. 7 n. 13 (2002); 146-157Estilos da Clinica; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 13 (2002); 146-157Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 7 N. 13 (2002); 146-157Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 7 No. 13 (2002); 146-157Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 7 No 13 (2002); 146-157Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 7 Núm. 13 (2002); 146-1571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049/64073Cohen, Ruth Helena PintoBesset, Vera Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:40Zoai:revistas.usp.br:article/61049Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:40Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The student's school failure in the children and teenager's clinic
O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário
title The student's school failure in the children and teenager's clinic
spellingShingle The student's school failure in the children and teenager's clinic
Cohen, Ruth Helena Pinto
Fracasso escolar
inconsciente
sujeito
psicanálise
educação
Student's school failure
unconscious
subject
title_short The student's school failure in the children and teenager's clinic
title_full The student's school failure in the children and teenager's clinic
title_fullStr The student's school failure in the children and teenager's clinic
title_full_unstemmed The student's school failure in the children and teenager's clinic
title_sort The student's school failure in the children and teenager's clinic
author Cohen, Ruth Helena Pinto
author_facet Cohen, Ruth Helena Pinto
Besset, Vera Lopes
author_role author
author2 Besset, Vera Lopes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohen, Ruth Helena Pinto
Besset, Vera Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
inconsciente
sujeito
psicanálise
educação
Student's school failure
unconscious
subject
topic Fracasso escolar
inconsciente
sujeito
psicanálise
educação
Student's school failure
unconscious
subject
description O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049
10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049/64073
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 7 n. 13 (2002); 146-157
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 13 (2002); 146-157
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 7 N. 13 (2002); 146-157
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 7 No. 13 (2002); 146-157
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 7 No 13 (2002); 146-157
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 7 Núm. 13 (2002); 146-157
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494522880000