The student's school failure in the children and teenager's clinic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049 |
Resumo: | O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar. |
id |
USP-67_2e7ff3131b0f6d5e36f100b8ff22dc69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/61049 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The student's school failure in the children and teenager's clinicO fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessárioFracasso escolarinconscientesujeitopsicanáliseeducaçãoStudent's school failureunconscioussubjectO evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar.The freudian event left its marks in the education act, or in the formal orientation, which include pedagogic action, or in the family education. Our acceptance to take a part on that, with the psychoanalysis, shows that is possible an articulation between knowledge's subject, described on the aristotelic logical, and unconscious's subject that results from the significant articulation studied by psychoanalysis. In this text, we approach the student's school failure in its relations with the unconscious psychic processes, in its logical source of functioning. For that, we start from the premise that the tensions which are originate in the articulation between the impossible and the necessary can, through the inhibition of cognitives functions, be expressed by student's school failure.Universidade de São Paulo2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6104910.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157Estilos da Clinica; v. 7 n. 13 (2002); 146-157Estilos da Clinica; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 13 (2002); 146-157Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 7 N. 13 (2002); 146-157Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 7 No. 13 (2002); 146-157Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 7 No 13 (2002); 146-157Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 7 Núm. 13 (2002); 146-1571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049/64073Cohen, Ruth Helena PintoBesset, Vera Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:40Zoai:revistas.usp.br:article/61049Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:40Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The student's school failure in the children and teenager's clinic O fracasso escolar na clínica com crianças e adolescentes¹. Educação: entre o impossível e o necessário |
title |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
spellingShingle |
The student's school failure in the children and teenager's clinic Cohen, Ruth Helena Pinto Fracasso escolar inconsciente sujeito psicanálise educação Student's school failure unconscious subject |
title_short |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
title_full |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
title_fullStr |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
title_full_unstemmed |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
title_sort |
The student's school failure in the children and teenager's clinic |
author |
Cohen, Ruth Helena Pinto |
author_facet |
Cohen, Ruth Helena Pinto Besset, Vera Lopes |
author_role |
author |
author2 |
Besset, Vera Lopes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cohen, Ruth Helena Pinto Besset, Vera Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar inconsciente sujeito psicanálise educação Student's school failure unconscious subject |
topic |
Fracasso escolar inconsciente sujeito psicanálise educação Student's school failure unconscious subject |
description |
O evento freudiano não deixou sem marcas o ato de educar, seja em sua vertente formal, que inclui n ação pedagógica, seja na educação da criança praticada peía família. O próprio fato de aceitarmos intervir, com a psicanálise, em transtornos dessa ordem indica que vislumbramos, de antemão, uma articulação entre o sujeito do conhecimento, descrito pela lógica aristotélica, e o sujeito do inconsciente, efeito da articulação significante do qual a psicanálise se ocupa. Neste texto, abordamos o fracasso escolar em suas relações com os processos psíquicos inconscientes, em sua vertente lógica de funcionamento. Para tanto, partimos da premissa de que as tensões que se originam nas articulações entre o impossível c o necessário podem, através cia inibição de funções cognitivas, traduzir-se em fracasso escolar. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049 10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v7i13p146-157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61049/64073 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 7 n. 13 (2002); 146-157 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 7 ##issue.no## 13 (2002); 146-157 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 7 N. 13 (2002); 146-157 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 7 No. 13 (2002); 146-157 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 7 No 13 (2002); 146-157 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 7 Núm. 13 (2002); 146-157 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067494522880000 |