Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Luciana Gageiro
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662
Resumo: O artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus.  Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso.  Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes.  Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo.
id USP-67_441f9dfab161547a255849e6bed1eee2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178662
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemicOs jovens e seus impasses no laço com a universidade: intervenção clinicopolítica em tempos de pandemiaJeunesse et ses impasses par rapport au lien avec l’université : interventions clinico-politiques en temps de pandémieLos jóvenes y sus impasses en el enlace con la universidad: intervención clínico-política en tiempos de pandemiaJeunesseUniversité Souffrance psychiqueInterventions clinico-politiquesPandémieJovensUniversidadeSofrimento psíquicoPandemiaIntervenções clinicopolíticasJóvenesUniversidadSufrimiento psíquicoPandemia Intervenciones clínico-políticasYouthUniversityPsychic sufferingPandemicClinical-political interventionO artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus.  Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso.  Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes.  Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo.L’article présente une expérience dans des spaces de parole/d’écoute en ligne avec des étudiants universitaires pendant la suspension des cours à cause de la pandémie du nouveau coronavirus. Il part de l’impuissance qui caractérise la condition de la jeunesse quand elle ne peut pas obtenir, à travers des liens sociaux, la reconnaissance symbolique de son lieu de sujet comme producteur de son propre discours. Il discute les impasses auxquelles les jeunes font face par rapport à leur lien avec l’université, qui a généré plusieurs demandes de soins dues aux hauts indices de souffrance psychiques par les étudiants. Il met en relief la dimension sociopolitique de la souffrance psychique comme un effet du statut du lien social dans le contexte du Brésil contemporain, aggravé par la pandémie, et propose des interventions clinico politiques au niveau du collectif comme une façon de le soigner. The article presents an experience in online spaces of speech/listening with university students amid class suspension due to the pandemic of the new coronavirus. It starts from the helplessness that characterizes the juvenile condition whenever it cannot obtain, through social bonds the symbolic recognition of its subject’s place as producer of its own discourse. It discusses the impasses faced by the young regarding their bond to university, which has generated many demands for treatment due to the high indices of psychic suffering by the students. It emphasizes the sociopolitical dimension of psychic suffering as an effect of the state of the social bond in the context of contemporary Brazil, aggravated by the pandemic, and proposes clinical-political interventions in the collective as a way of treating it.El artículo presenta una experiencia en espacios de habla / escucha online con estudiantes universitarios durante el período de suspensión de clases por la pandemia del nuevo coronavirus. Parte del desamparo que caracteriza a la condición del joven cuando no logra obtener a través de lazos sociales el reconocimiento simbólico de su lugar como sujeto productor de su propio discurso. Se analizan los impasses que enfrentan los jóvenes en sus vínculos con la universidad, que han generado diversas demandas de tratamiento a causa de los altos índices de sufrimiento psíquico de los estudiantes. Destaca la dimensión sociopolítica del sufrimiento psíquico como efecto del estado del vínculo social en el contexto contemporáneo de Brasil, agravado por la pandemia, y propone intervenciones clínico-políticas en el colectivo como una forma de tratarlo.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17866210.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 219-232Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 219-232Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 219-2321981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662/175491Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélicahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello 2021-08-30T15:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/178662Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-30T15:41:18Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
Os jovens e seus impasses no laço com a universidade: intervenção clinicopolítica em tempos de pandemia
Jeunesse et ses impasses par rapport au lien avec l’université : interventions clinico-politiques en temps de pandémie
Los jóvenes y sus impasses en el enlace con la universidad: intervención clínico-política en tiempos de pandemia
title Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
spellingShingle Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
Coutinho, Luciana Gageiro
Jeunesse
Université
Souffrance psychique
Interventions clinico-politiques
Pandémie
Jovens
Universidade
Sofrimento psíquico
Pandemia
Intervenções clinicopolíticas
Jóvenes
Universidad
Sufrimiento psíquico
Pandemia
Intervenciones clínico-políticas
Youth
University
Psychic suffering
Pandemic
Clinical-political intervention
title_short Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
title_full Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
title_fullStr Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
title_full_unstemmed Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
title_sort Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
author Coutinho, Luciana Gageiro
author_facet Coutinho, Luciana Gageiro
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
author_role author
author2 Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho, Luciana Gageiro
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Jeunesse
Université
Souffrance psychique
Interventions clinico-politiques
Pandémie
Jovens
Universidade
Sofrimento psíquico
Pandemia
Intervenções clinicopolíticas
Jóvenes
Universidad
Sufrimiento psíquico
Pandemia
Intervenciones clínico-políticas
Youth
University
Psychic suffering
Pandemic
Clinical-political intervention
topic Jeunesse
Université
Souffrance psychique
Interventions clinico-politiques
Pandémie
Jovens
Universidade
Sofrimento psíquico
Pandemia
Intervenções clinicopolíticas
Jóvenes
Universidad
Sufrimiento psíquico
Pandemia
Intervenciones clínico-políticas
Youth
University
Psychic suffering
Pandemic
Clinical-political intervention
description O artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus.  Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso.  Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes.  Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662
10.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662/175491
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélica
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélica
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 219-232
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 219-232
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 219-232
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067497056239616