Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662 |
Resumo: | O artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso. Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes. Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo. |
id |
USP-67_441f9dfab161547a255849e6bed1eee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178662 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemicOs jovens e seus impasses no laço com a universidade: intervenção clinicopolítica em tempos de pandemiaJeunesse et ses impasses par rapport au lien avec l’université : interventions clinico-politiques en temps de pandémieLos jóvenes y sus impasses en el enlace con la universidad: intervención clínico-política en tiempos de pandemiaJeunesseUniversité Souffrance psychiqueInterventions clinico-politiquesPandémieJovensUniversidadeSofrimento psíquicoPandemiaIntervenções clinicopolíticasJóvenesUniversidadSufrimiento psíquicoPandemia Intervenciones clínico-políticasYouthUniversityPsychic sufferingPandemicClinical-political interventionO artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso. Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes. Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo.L’article présente une expérience dans des spaces de parole/d’écoute en ligne avec des étudiants universitaires pendant la suspension des cours à cause de la pandémie du nouveau coronavirus. Il part de l’impuissance qui caractérise la condition de la jeunesse quand elle ne peut pas obtenir, à travers des liens sociaux, la reconnaissance symbolique de son lieu de sujet comme producteur de son propre discours. Il discute les impasses auxquelles les jeunes font face par rapport à leur lien avec l’université, qui a généré plusieurs demandes de soins dues aux hauts indices de souffrance psychiques par les étudiants. Il met en relief la dimension sociopolitique de la souffrance psychique comme un effet du statut du lien social dans le contexte du Brésil contemporain, aggravé par la pandémie, et propose des interventions clinico politiques au niveau du collectif comme une façon de le soigner. The article presents an experience in online spaces of speech/listening with university students amid class suspension due to the pandemic of the new coronavirus. It starts from the helplessness that characterizes the juvenile condition whenever it cannot obtain, through social bonds the symbolic recognition of its subject’s place as producer of its own discourse. It discusses the impasses faced by the young regarding their bond to university, which has generated many demands for treatment due to the high indices of psychic suffering by the students. It emphasizes the sociopolitical dimension of psychic suffering as an effect of the state of the social bond in the context of contemporary Brazil, aggravated by the pandemic, and proposes clinical-political interventions in the collective as a way of treating it.El artículo presenta una experiencia en espacios de habla / escucha online con estudiantes universitarios durante el período de suspensión de clases por la pandemia del nuevo coronavirus. Parte del desamparo que caracteriza a la condición del joven cuando no logra obtener a través de lazos sociales el reconocimiento simbólico de su lugar como sujeto productor de su propio discurso. Se analizan los impasses que enfrentan los jóvenes en sus vínculos con la universidad, que han generado diversas demandas de tratamiento a causa de los altos índices de sufrimiento psíquico de los estudiantes. Destaca la dimensión sociopolítica del sufrimiento psíquico como efecto del estado del vínculo social en el contexto contemporáneo de Brasil, agravado por la pandemia, y propone intervenciones clínico-políticas en el colectivo como una forma de tratarlo.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17866210.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 219-232Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 219-232Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 219-2321981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662/175491Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélicahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCoutinho, Luciana GageiroPisetta, Maria Angélica Augusto de Mello 2021-08-30T15:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/178662Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-30T15:41:18Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic Os jovens e seus impasses no laço com a universidade: intervenção clinicopolítica em tempos de pandemia Jeunesse et ses impasses par rapport au lien avec l’université : interventions clinico-politiques en temps de pandémie Los jóvenes y sus impasses en el enlace con la universidad: intervención clínico-política en tiempos de pandemia |
title |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
spellingShingle |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic Coutinho, Luciana Gageiro Jeunesse Université Souffrance psychique Interventions clinico-politiques Pandémie Jovens Universidade Sofrimento psíquico Pandemia Intervenções clinicopolíticas Jóvenes Universidad Sufrimiento psíquico Pandemia Intervenciones clínico-políticas Youth University Psychic suffering Pandemic Clinical-political intervention |
title_short |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
title_full |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
title_fullStr |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
title_full_unstemmed |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
title_sort |
Youth and its impasses in their bond to university: clinical-political intervention in times of pandemic |
author |
Coutinho, Luciana Gageiro |
author_facet |
Coutinho, Luciana Gageiro Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello |
author_role |
author |
author2 |
Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coutinho, Luciana Gageiro Pisetta, Maria Angélica Augusto de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jeunesse Université Souffrance psychique Interventions clinico-politiques Pandémie Jovens Universidade Sofrimento psíquico Pandemia Intervenções clinicopolíticas Jóvenes Universidad Sufrimiento psíquico Pandemia Intervenciones clínico-políticas Youth University Psychic suffering Pandemic Clinical-political intervention |
topic |
Jeunesse Université Souffrance psychique Interventions clinico-politiques Pandémie Jovens Universidade Sofrimento psíquico Pandemia Intervenções clinicopolíticas Jóvenes Universidad Sufrimiento psíquico Pandemia Intervenciones clínico-políticas Youth University Psychic suffering Pandemic Clinical-political intervention |
description |
O artigo apresenta uma experiência em espaços de fala/escuta online com alunos universitários no período de suspensão das aulas por conta da pandemia do novo coronavírus. Parte do desamparo que caracteriza a condição juvenil quando não consegue obter através dos laços sociais o reconhecimento simbólico de seu lugar de sujeito produtor de seu próprio discurso. Discute os impasses enfrentados pelos jovens no laço à universidade, que têm gerado várias demandas por tratamento por conta dos altos índices de sofrimento psíquico dos estudantes. Enfatiza a dimensão sociopolítica do sofrimento estudantil como efeito do estado do laço social no contexto do Brasil contemporâneo, agravado com a pandemia, e propõe intervenções clinicopolíticas no coletivo como modo de tratá-lo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v26i2p219-232 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178662/175491 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélica https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Luciana Gageiro Coutinho, Maria Angélica https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 219-232 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 219-232 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 219-232 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 219-232 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067497056239616 |