From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica. |
id |
USP-67_44681004c586bba05b9f11e9e2a56762 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/61170 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a routeDa estereotipia à constituição da escrita num caso de autismo: Dois relatos...um percursoLeituraEscritaAutismoInterdisciplinaReadingwritingautisminterdisciplinary approachEste trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica.The aim of this paper is to examine some clinical observations concerning the emergence of reading and writing in an autistic child. Reports of the psychoanalitical treatment and of the speech therapy are presented. Some questions about the course of treatment and the possibilities of subjective constitution in such cases are discussed. Finally, it explores the issue of interdisciplinary intervention and discusses some principles which guided the relation between the different clinical fields.Universidade de São Paulo2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6117010.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89Estilos da Clinica; v. 8 n. 14 (2003); 68-89Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 14 (2003); 68-89Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 14 (2003); 68-89Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 14 (2003); 68-89Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 14 (2003); 68-89Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 14 (2003); 68-891981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170/64146Pavone, Sandra Rubino, Rejane info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:32Zoai:revistas.usp.br:article/61170Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:32Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route Da estereotipia à constituição da escrita num caso de autismo: Dois relatos...um percurso |
title |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
spellingShingle |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route Pavone, Sandra Leitura Escrita Autismo Interdisciplina Reading writing autism interdisciplinary approach |
title_short |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
title_full |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
title_fullStr |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
title_full_unstemmed |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
title_sort |
From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route |
author |
Pavone, Sandra |
author_facet |
Pavone, Sandra Rubino, Rejane |
author_role |
author |
author2 |
Rubino, Rejane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pavone, Sandra Rubino, Rejane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Escrita Autismo Interdisciplina Reading writing autism interdisciplinary approach |
topic |
Leitura Escrita Autismo Interdisciplina Reading writing autism interdisciplinary approach |
description |
Este trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170 10.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170/64146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 8 n. 14 (2003); 68-89 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 14 (2003); 68-89 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 14 (2003); 68-89 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 14 (2003); 68-89 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 14 (2003); 68-89 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 14 (2003); 68-89 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067494602571776 |