From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pavone, Sandra
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Rubino, Rejane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170
Resumo: Este trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica.
id USP-67_44681004c586bba05b9f11e9e2a56762
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/61170
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a routeDa estereotipia à constituição da escrita num caso de autismo: Dois relatos...um percursoLeituraEscritaAutismoInterdisciplinaReadingwritingautisminterdisciplinary approachEste trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica.The aim of this paper is to examine some clinical observations concerning the emergence of reading and writing in an autistic child. Reports of the psychoanalitical treatment and of the speech therapy are presented. Some questions about the course of treatment and the possibilities of subjective constitution in such cases are discussed. Finally, it explores the issue of interdisciplinary intervention and discusses some principles which guided the relation between the different clinical fields.Universidade de São Paulo2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6117010.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89Estilos da Clinica; v. 8 n. 14 (2003); 68-89Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 14 (2003); 68-89Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 14 (2003); 68-89Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 14 (2003); 68-89Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 14 (2003); 68-89Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 14 (2003); 68-891981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170/64146Pavone, Sandra Rubino, Rejane info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:32Zoai:revistas.usp.br:article/61170Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:32Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
Da estereotipia à constituição da escrita num caso de autismo: Dois relatos...um percurso
title From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
spellingShingle From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
Pavone, Sandra
Leitura
Escrita
Autismo
Interdisciplina
Reading
writing
autism
interdisciplinary approach
title_short From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
title_full From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
title_fullStr From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
title_full_unstemmed From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
title_sort From stereotypy to the constitution of literacy in a child with autism: two reports...and a route
author Pavone, Sandra
author_facet Pavone, Sandra
Rubino, Rejane
author_role author
author2 Rubino, Rejane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pavone, Sandra
Rubino, Rejane
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Escrita
Autismo
Interdisciplina
Reading
writing
autism
interdisciplinary approach
topic Leitura
Escrita
Autismo
Interdisciplina
Reading
writing
autism
interdisciplinary approach
description Este trabalho apresenta os relatos dos atendimentos psicanalítico e fonoaudiológico de uma criança autista, focalizando a emergência e os desdobramentos da leitura e da escrita nesse sujeito. As autoras propõem reflexões sobre alguns aspectos da direção do tratamento e interrogam os limites da constituição subjetiva nesses casos. Abordam ainda o tema das intervenções interdisciplinares e discutem os parâmetros que nortearam a aproximação das clínicas psicanalítica e fonoaudiológica.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170
10.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v8i14p68-89
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/61170/64146
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 8 n. 14 (2003); 68-89
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 14 (2003); 68-89
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 14 (2003); 68-89
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 14 (2003); 68-89
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 14 (2003); 68-89
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 14 (2003); 68-89
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494602571776