A escrita e a constituição do sujeito: um caso de autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Mariana Soares
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46034
Resumo: O presente trabalho tem como ponto de partida indagações a respeito da relação entre a escrita alfabética e a constituição subjetiva, instigadas por uma prática de acompanhamento terapêutico com uma criança autista dentro de uma escola particular regular. Tomando o diagnóstico de autismo na infância como uma suspensão no percurso da constituição subjetiva, o relato abrange desde a aposta simbólica nessa criança até os enlaces feitos entre primeiras marcas, letras, palavras escritas, que possibilitaram o início de uma escrita inconsciente e novas alternativas para esse menino.
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spelling A escrita e a constituição do sujeito: um caso de autismoLa escritura y la constituición del sujeto: un caso de autismoThe writing and the constitution of the subject: a case of autismacompañamiento terapéuticoautismoescritaconstitución subjetivaacompanhamento terapêuticoautismoescritaconstituição subjetivatherapeutic accompanimentautismwritingconstitution of the subjectO presente trabalho tem como ponto de partida indagações a respeito da relação entre a escrita alfabética e a constituição subjetiva, instigadas por uma prática de acompanhamento terapêutico com uma criança autista dentro de uma escola particular regular. Tomando o diagnóstico de autismo na infância como uma suspensão no percurso da constituição subjetiva, o relato abrange desde a aposta simbólica nessa criança até os enlaces feitos entre primeiras marcas, letras, palavras escritas, que possibilitaram o início de uma escrita inconsciente e novas alternativas para esse menino.El presente trabajo tiene como punto de partida indagaciones a respecto de las relaciones entre la escritura alfabética y la constitución subjetiva, instigadas por una práctica de acompañamiento terapéutico con un niño autista dentro de una enseñanza privada regular. Tratando el diagnóstico de autismo en la infancia como una suspensión de la constitución subjetiva, el relato abarca desde la apuesta simbólica en este niño hasta los enlaces hechos entre primeras marcas, letras y palabras escritas que posibilitaron el comienzo de una escritura inconsciente y nuevas alternativas para este niño.The present work as its starting point some inquiries about the relation between the alphabetical writing and the subjective constitution instigated by a therapeutic accompaniment practice with an autistic child in a regular private school. Taking the diagnoses of autism in childhood as a suspension on the way of the subjective constitution, this account starts at the symbolic bet for this child up to the links made with first marks, written words, which made the beginning of an unconscious writing and new alternatives possible for this boy.Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4603410.11606/issn.1981-1624.v13i25p94-117Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-117Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-117Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-117Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-117Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-117Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 94-1171981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46034/49659Melão, Mariana Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:38Zoai:revistas.usp.br:article/46034Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:38Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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