Educación: enseñanza o transmisión?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46070 |
Resumo: | O artigo aborda a problemática da educação a partir de dois elementos: ensino/aprendizagem e transmissão. Argumenta que a abordagem da educação deve ser pensada a partir da noção de autoridade e verifica, nessa direção, o papel da transmissão na educação. |
id |
USP-67_4edae988fc6d5e9b3218a644e4c907e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46070 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educación: enseñanza o transmisión?Educação: ensino ou transmissão?Education: teaching or transmission?educationteachinglearningtransmissionFreudLacaneducaciónensenãnzaaprendizajetransmisiónFreudLacaneducaçãoensinoaprendizagemtransmissãoFreudLacanO artigo aborda a problemática da educação a partir de dois elementos: ensino/aprendizagem e transmissão. Argumenta que a abordagem da educação deve ser pensada a partir da noção de autoridade e verifica, nessa direção, o papel da transmissão na educação.This article discusses the question of education from two elements, namely, teaching/learning and transmission. The author posits that approaching education ought to be thought from the notion of authority, and, in this sense, treats of the role played by transmission in education.El artículo aborda la cuestión de la educación a partir de dos elementos: la enseñanza/aprendizaje y la transmisión. Sostiene que el enfoque de la educación debe ser diseñado desde el concepto de autoridad y analiza, en ese sentido, el papel de la transmisión en la educación.Universidade de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4607010.11606/issn.1981-1624.v14i27p190-207Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-2071981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46070/49695Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:00Zoai:revistas.usp.br:article/46070Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educación: enseñanza o transmisión? Educação: ensino ou transmissão? Education: teaching or transmission? |
title |
Educación: enseñanza o transmisión? |
spellingShingle |
Educación: enseñanza o transmisión? Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes education teaching learning transmission Freud Lacan educación ensenãnza aprendizaje transmisión Freud Lacan educação ensino aprendizagem transmissão Freud Lacan |
title_short |
Educación: enseñanza o transmisión? |
title_full |
Educación: enseñanza o transmisión? |
title_fullStr |
Educación: enseñanza o transmisión? |
title_full_unstemmed |
Educación: enseñanza o transmisión? |
title_sort |
Educación: enseñanza o transmisión? |
author |
Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_facet |
Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correa, Cristia Rosineiri Gonçalves Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
education teaching learning transmission Freud Lacan educación ensenãnza aprendizaje transmisión Freud Lacan educação ensino aprendizagem transmissão Freud Lacan |
topic |
education teaching learning transmission Freud Lacan educación ensenãnza aprendizaje transmisión Freud Lacan educação ensino aprendizagem transmissão Freud Lacan |
description |
O artigo aborda a problemática da educação a partir de dois elementos: ensino/aprendizagem e transmissão. Argumenta que a abordagem da educação deve ser pensada a partir da noção de autoridade e verifica, nessa direção, o papel da transmissão na educação. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46070 10.11606/issn.1981-1624.v14i27p190-207 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46070 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v14i27p190-207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46070/49695 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 190-207 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067492986716160 |