Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/164147 |
Resumo: | Ter esperança é condição para ensinar. Trata-se de esperar sem expectativa, mas supondo que uma criança possa sempre aprender algo. Por parte do professor, é necessário, portanto, fazer uma aposta e sustentar esse lugar desejante que dá origem à transferência. Quando adultos podem sonhar um futuro para a criança, há efeitos. Ter, para elas, uma utopia, nos parece fundamental. Nossas reflexões nasceram a partir de experiências vivenciadas em escolas angolanas e moçambicanas, onde observamos traços que tendiam a repetição. Investigamos a forma como não-ditos, enquanto significantes mudos que circulam na cultura, podem ser transmitidos, via transferência estabelecida entre professores e alunos, como saberes inconscientes que, ao não encontrarem espaço de simbolização, retornam em produções sintomáticas que podem marcar o percurso de uma criança para aprender. A análise privilegiou o exame de traços que parecem apontar para uma posição inconsciente do sujeito face ao desejo do Outro que, muitas vezes, emergiam como impasses na posição do sujeito e, em consequência, frente ao conhecimento. Essas marcas inconscientes que insistem em se repetir no laço social, produzem sintomas semelhantes, geração após geração, nos remetendo a transmissão de não-ditos que corroboram para a não simbolização e cristalização de lugares imaginários para alunos e professores. |
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Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escolaFor a utopia for African children: the incidence of desire of the Other in the subject's position at schoolPor una utopía para niños africanos: la incidencia del deseo del Otro en la posición del sujeto en la escuelaSujeitoDesejo de saberEscolaÁfricaAprendizagemTer esperança é condição para ensinar. Trata-se de esperar sem expectativa, mas supondo que uma criança possa sempre aprender algo. Por parte do professor, é necessário, portanto, fazer uma aposta e sustentar esse lugar desejante que dá origem à transferência. Quando adultos podem sonhar um futuro para a criança, há efeitos. Ter, para elas, uma utopia, nos parece fundamental. Nossas reflexões nasceram a partir de experiências vivenciadas em escolas angolanas e moçambicanas, onde observamos traços que tendiam a repetição. Investigamos a forma como não-ditos, enquanto significantes mudos que circulam na cultura, podem ser transmitidos, via transferência estabelecida entre professores e alunos, como saberes inconscientes que, ao não encontrarem espaço de simbolização, retornam em produções sintomáticas que podem marcar o percurso de uma criança para aprender. A análise privilegiou o exame de traços que parecem apontar para uma posição inconsciente do sujeito face ao desejo do Outro que, muitas vezes, emergiam como impasses na posição do sujeito e, em consequência, frente ao conhecimento. Essas marcas inconscientes que insistem em se repetir no laço social, produzem sintomas semelhantes, geração após geração, nos remetendo a transmissão de não-ditos que corroboram para a não simbolização e cristalização de lugares imaginários para alunos e professores. Universidade de São Paulo2019-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionResumo de teseapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/16414710.11606/issn.1981-1624.v24i3p513-513Estilos da Clinica; v. 24 n. 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 513-513Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 513-513Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 513-513Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 3 (2019): The unbearable lightness of the school; 513-513Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 3 (2019): A insustentável leveza da escola; 513-513Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 3 (2019): La insoportable levedad de la escuela; 513-5131981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/164147/158899Silva, Ana Carolina Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:06Zoai:revistas.usp.br:article/164147Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:06Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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