Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Carolina Barros Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-21102020-153422
Resumo: Ter esperança é condição para ensinar. Trata-se de esperar sem expectativa, mas supondo que uma criança possa sempre aprender algo. Por parte do professor, é necessário, portanto, fazer uma aposta e sustentar esse lugar desejante que dá origem à transferência. Quando adultos podem sonhar um futuro para a criança, há efeitos e, por isso, ter, para elas, uma utopia, nos parece fundamental. Esta é a tese que buscamos defender ao longo do trabalho. Nossas reflexões nasceram a partir de experiências vivenciadas em escolas angolanas e moçambicanas, onde observamos tanto nas tentativas de aprender da criança quanto nas tentativas de ensinar dos professores traços que tendiam à repetição. Mais particularmente, investigamos a forma como não-ditos, enquanto significantes mudos que circulam na cultura, podem ser transmitidos via transferência estabelecida entre professores e alunos como saberes inconscientes que, ao não encontrarem espaço de simbolização, retornam em produções sintomáticas que podem marcar o percurso de uma criança para aprender a escrever. A análise privilegiou o exame de traços que parecem apontar para uma posição inconsciente do sujeito face ao desejo do Outro que, muitas vezes, emergiam como impasses na posição do sujeito frente ao conhecimento. Essas marcas inconscientes que insistem em se repetir no laço social produzem sintomas semelhantes, geração após geração, remetendo-nos à transmissão de não-ditos que corroboram a não simbolização e a cristalização de lugares imaginários para alunos e professores. Assim, o objeto sobre o qual nos debruçamos nesta investigação foram as maneiras pelas quais a posição do sujeito pode se relacionar com o lugar desse sujeito no desejo do Outro e incidir, como efeito, na relação da criança com o conhecimento.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Por uma utopia para as crianças africanas: a incidência do desejo do Outro na posição do sujeito na escola For a utopia towards african children: The incidence of the desire of the Other in the subject's position at school 2019-11-26Claudia Rosa RiolfiAna Maria Medeiros da CostaLeandro de LajonquièreJoão Boaventura Ima PanzoIlaria PironeEric PlaisanceAna Carolina Barros SilvaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR Africa África Conhecimento Desejo Desire Knowledge Subject Sujeito Transmissão Transmission Ter esperança é condição para ensinar. Trata-se de esperar sem expectativa, mas supondo que uma criança possa sempre aprender algo. Por parte do professor, é necessário, portanto, fazer uma aposta e sustentar esse lugar desejante que dá origem à transferência. Quando adultos podem sonhar um futuro para a criança, há efeitos e, por isso, ter, para elas, uma utopia, nos parece fundamental. Esta é a tese que buscamos defender ao longo do trabalho. Nossas reflexões nasceram a partir de experiências vivenciadas em escolas angolanas e moçambicanas, onde observamos tanto nas tentativas de aprender da criança quanto nas tentativas de ensinar dos professores traços que tendiam à repetição. Mais particularmente, investigamos a forma como não-ditos, enquanto significantes mudos que circulam na cultura, podem ser transmitidos via transferência estabelecida entre professores e alunos como saberes inconscientes que, ao não encontrarem espaço de simbolização, retornam em produções sintomáticas que podem marcar o percurso de uma criança para aprender a escrever. A análise privilegiou o exame de traços que parecem apontar para uma posição inconsciente do sujeito face ao desejo do Outro que, muitas vezes, emergiam como impasses na posição do sujeito frente ao conhecimento. Essas marcas inconscientes que insistem em se repetir no laço social produzem sintomas semelhantes, geração após geração, remetendo-nos à transmissão de não-ditos que corroboram a não simbolização e a cristalização de lugares imaginários para alunos e professores. Assim, o objeto sobre o qual nos debruçamos nesta investigação foram as maneiras pelas quais a posição do sujeito pode se relacionar com o lugar desse sujeito no desejo do Outro e incidir, como efeito, na relação da criança com o conhecimento. Having hope is a condition for teaching. It\'s about waiting without expectation, but assuming that a child can always learn something. Therefore, it is necessary, on the part of the teacher, to place a bet and sustain this desiring place that gives rise to the transference. When adults can dream a future for the child, there are effects. Having a utopia for them seems fundamental to us. This is the thesis we seek to defend throughout this work. Our reflections were born from experiences lived in Angolan and Mozambican schools, where we observed traits that tended to repeat, in the child\'s attempts to learn as well as in the teacher\'s attempts to teach. More particularly, we investigate how the unspoken, as significant mute elements circulating in culture, can be transmitted by the established transfer between teachers and students, in the form of an unconscious knowledge that, finding no room for symbolization, returns in symptomatic productions that can mark a child\'s learning path to writing. The analysis privileged the examination of traits that seem to point to an unconscious position of the subject in relation to the desire of the Other, that often emerged as deadlocks in the position of the subject and, consequently, in the face of knowledge. These unconscious marks that insist on repeating the social bond produce similar symptoms, generation after generation, sending us the transmission of the unspoken to support the non-symbolization and the crystallization of imaginary places for students and teachers. Thus, our object of investigation consisted of the ways in which the subject\'s position can relate to this subject\'s place in the Other\'s desire and consequently affect the child\'s relationship with knowledge. https://doi.org/10.11606/T.48.2019.tde-21102020-153422info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:49:08Zoai:teses.usp.br:tde-21102020-153422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:06:24.334643Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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