Quando a escola pode suportar o insuportável
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46078 |
Resumo: | Dado que o caso clínico em psicanálise se constitui pelo que cai como particularidade de uma análise, este artigo trata do percurso de uma menina de 6 anos que, ao apresentar-se por uma recusa ativa, impediu que a avaliadora realizasse seu trabalho e, a partir disso, pôde ser escutada em outro registro. Discute-se o modo como o insuportável pelo qual Ana se apresentava pôde ser endereçado à analista e como o transitivismo constituiu-se em um dispositivo central neste tratamento. Aborda-se, ainda, como durante as entrevistas os pais puderam ceder no gozo das cenas atualizadas pela filha e como a posição sustentada pela escola foi fundamental ao suportar um lugar para Ana. |
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Quando a escola pode suportar o insuportávelWhen the school can bear the unbearableCuando la escuela puede soportar el insoportablepsicanálise com criançastransitivismoinclusãopsicoanálisis con niñostransitivismoinclusiónchildren psychoanalysistransitivisminclusionDado que o caso clínico em psicanálise se constitui pelo que cai como particularidade de uma análise, este artigo trata do percurso de uma menina de 6 anos que, ao apresentar-se por uma recusa ativa, impediu que a avaliadora realizasse seu trabalho e, a partir disso, pôde ser escutada em outro registro. Discute-se o modo como o insuportável pelo qual Ana se apresentava pôde ser endereçado à analista e como o transitivismo constituiu-se em um dispositivo central neste tratamento. Aborda-se, ainda, como durante as entrevistas os pais puderam ceder no gozo das cenas atualizadas pela filha e como a posição sustentada pela escola foi fundamental ao suportar um lugar para Ana.El caso clínico en el psicoanálisis se constituye por lo que cae como particularidad de un análisis; así, este artículo analiza el recorrido de una niña de 6 años que, al presentarse por un rechazo activo, impidió que la examinadora llevara a cabo su trabajo y, de esta manera, logró ser escuchada en otro registro. Se discute cómo el insoportable por el que Ana se presentaba ha podido ser direccionado hacia la analista y cómo el transitivismo se constituyó en un dispositivo central en el tratamiento. Aborda, todavía, cómo durante las entrevistas los padres pudieron ceder en el goce de las escenas actualizadas por su hija, y cómo la posición adoptada por la escuela fue esencial al soportar un lugar para Ana.Considering that a case study in psychoanalysis is based on what is particular and unique during the analysis, this article is about a 6 year-old girl that wouldn't allow her analyst to do her work because she presented herself by an active denial. The article shows how the girl's refusal to open herself could be used by her analyst and ended up being a key element in the analysis. The article also discusses how parents, during the interviews, were able to participate in their daughter's scenes and how the school's position was fundamental by holding a significant place for Ana.Universidade de São Paulo2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4607810.11606/issn.1981-1624.v15i1p60-73Estilos da Clinica; v. 15 n. 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-73Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-73Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-73Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-73Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-73Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 1 (2010): Dossiê: Experiências inclusivas; 60-731981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46078/49703Teperman, Danielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:00:45Zoai:revistas.usp.br:article/46078Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:00:45Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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