La psychanalyse, la pensée scientifique et le réel: une note propédeutique au débat sur l’expérience éducative

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lajonquière, Leandro de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: fra
por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195315
Resumo: O desdobramento dos estudos psicanalíticos em educação e formação é parasitado de tempos em tempos por consignas supostamente psicanalíticas. Nos dias de hoje constata-se a proliferação de referências ao termo real bastantes imprecisas com relação ao uso que Lacan fez do mesmo. O artigo visa esclarecer de forma propedêutica o uso do termo real no pensamento lacaniano no contexto preciso de uma operação singular de subversão do pensamento metafísico. O autor sustenta que o real lacaniano se inscreve no “retorno a Freud” de forma tal que ele constitui tanto a precipitação de uma diferença quanto o estabelecimento de uma continuidade com o pensamento freudiano. O texto objetiva assim o desafio de fazer avançar os estudos no campo, em particular a pergunta do que se transmite na experiência educativa, sobre outras bases que não sejam a repetição ecolálica de certas ideias pouco claras e precisas dos clássicos do pensamento psicanalítico.  
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spelling La psychanalyse, la pensée scientifique et le réel: une note propédeutique au débat sur l’expérience éducativePsicoanalisi, pensiero scientifico e reale: una nota preparatoria al dibattito sull'esperienza educativaPsychoanalysis, scientific thought and the real: a propaedeutic note to the debate on the educational experienceEl psicoanálisis, el pensamiento científico y lo real: una nota propedéutica al debate sobre la experiencia educativaA psicanálise, o pensamento científico e o real: uma nota propedêutica ao debate sobre a experiência educativarealscientificity of psychoanalysisreturn to Freudeducational transmissionrealcientificidad del psicoanálisisretorno e Freudtransmisión educativarealcientificiadade da psicanáliseretorno a Freudtransmissão educativaréelscientificité de la psychanalyseretour à Freudtransmission éducativerealescientificità della psicoanalisitornare a Freudtrasmissione educativaO desdobramento dos estudos psicanalíticos em educação e formação é parasitado de tempos em tempos por consignas supostamente psicanalíticas. Nos dias de hoje constata-se a proliferação de referências ao termo real bastantes imprecisas com relação ao uso que Lacan fez do mesmo. O artigo visa esclarecer de forma propedêutica o uso do termo real no pensamento lacaniano no contexto preciso de uma operação singular de subversão do pensamento metafísico. O autor sustenta que o real lacaniano se inscreve no “retorno a Freud” de forma tal que ele constitui tanto a precipitação de uma diferença quanto o estabelecimento de uma continuidade com o pensamento freudiano. O texto objetiva assim o desafio de fazer avançar os estudos no campo, em particular a pergunta do que se transmite na experiência educativa, sobre outras bases que não sejam a repetição ecolálica de certas ideias pouco claras e precisas dos clássicos do pensamento psicanalítico.  Psychoanalytic studies in education and training are taken from time to time by supposedly psychoanalytic statements. Nowadays, there is a proliferation of references to the term real, which are quite imprecise in relation to Lacan's use of it. The article aims to clarify in a propaedeutic way the use of the term real in Lacanian thought in the precise context of a singular operation of subversion of metaphysical thought. The author argues that the Lacanian real is inscribed in the "return to Freud" in such a way that it constitutes both the precipitation of a difference and the affirmation of a continuity with Freudian thought. The text thus aims to contribute to the advancement of studies in the field, in particular the question about what is transmitted in the educational experience, from other bases than the echolalia repetition of certain imprecise ideas of the classics of psychoanalytic thought.Le développement des études psychanalytiques en éducation et formation est parasité de temps à autre par des slogans supposément psychanalytiques. On assiste aujourd'hui à une prolifération de références au terme « réel », assez imprécises par rapport à l'usage qu'en fait Lacan. Cet article vise à éclairer de manière propédeutique l'usage du terme « réel » dans la pensée lacanienne dans le contexte précis d'une opération singulière de subversion de la pensée métaphysique. L'auteur soutient que le réel lacanien s'inscrit dans le « retour à Freud » de telle manière qu'il constitue à la fois la précipitation d'une différence et l'établissement d'une continuité avec la pensée freudienne. Le texte se donne ainsi pour objectif le défi de faire avancer les études, en particulier la question de ce qui se transmet dans l'expérience éducative, sur d'autres bases que la répétition écholalique de certaines idées floues et imprécises des classiques de la pensée psychanalytique.. El desarrollo de los estudios psicoanalíticos en educación y formación es parasitado de vez en cuando por consignas supuestamente psicoanalíticas. En la actualidad proliferan las referencias al término real, bastante imprecisas en relación con el uso que hace Lacan del mismo. El artículo pretende propedéuticamente esclarecer el uso del término real en el pensamiento lacaniano en el contexto preciso de una singular operación de subversión del pensamiento metafísico. El autor sostiene que el real lacaniano se inscribe en el “retorno a Freud” de tal manera que constituye tanto la precipitación de una diferencia como el establecimiento de una continuidad con el pensamiento freudiano. El texto apunta así al desafío de hacer avanzar los estudios en el campo, en particular la cuestión de lo que se transmite en la experiencia educativa, sobre bases distintas a la repetición ecolálica de ciertas ideas poco claras y precisas de los clásicos del pensamiento psicoanalítico.Lo sviluppo degli studi psicoanalitici nell'istruzione e nella formazione è di tanto in tanto parassitato da presunti slogan psicoanalitici. Oggi assistiamo a un proliferare di riferimenti al termine reale, piuttosto imprecisi in relazione all'uso che Lacan ne fa. L'articolo si propone di chiarire in modo propedeutico l'uso del termine reale nel pensiero lacaniano nel preciso contesto di una singolare operazione di sovversione del pensiero metafisico. L'autore sostiene che il reale lacaniano è parte del “ritorno a Freud” in modo tale da costituire insieme la precipitazione di una differenza e l'instaurazione di una continuità con il pensiero freudiano. Il testo punta così alla sfida dell'avanzamento degli studi, in particolare della questione di cosa si trasmette nell'esperienza educativa, su basi diverse dalla ripetizione ecolalica di certe idee confuse e imprecise dei classici del pensiero psicoanalitico.Universidade de São Paulo2022-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/19531510.11606/issn.1981-1624.v27i3p390-404Estilos da Clinica; v. 27 n. 3 (2022): Experiências de fronteira e de front: crianças imigrantes, escola e políticas da infância; 390-404Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 3 (2022): Experiências de fronteira e de front: crianças imigrantes, escola e políticas da infância; 390-404Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 3 (2022): Experiências de fronteira e de front: crianças imigrantes, escola e políticas da infância; 390-404Clinical Styles. 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