Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265 |
Resumo: | Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação. |
id |
USP-67_70c3d9b39193f925c16bb64ef1e7036f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/204265 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possiblePsychoanalysis and Education: from the impossible education to the best path possiblePsicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possívelPsicoanálisis y educación: de la educación imposible al mejor camino posiblepsychanalyse et éducationformationdéveloppementFreud, SigmundWinnicott, D.W.psicanálise e educaçãoformaçãodesenvolvimentoFreud, SigmundWinnicott, D.W.psicoanálisis y educaciónformacióndesarrolloFreud, SigmundWinnicott, D.W.psychoanalysis and educationformationdevelopmentFreud, SigmundWinnicott, D.W.Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação.Cet article de revue bibliographique s'inscrit dans le champ Psychanalyse et Éducation et vise à analyser l'impossible de l'éducation - telle que conçue par Freud - dans son interface avec une meilleure éducation possible chez Winnicott. L'étude, qui s'appuie sur les psychanalystes précités, présente l'éducateur subjectivement impliqué comme fondamental pour le développement de l’apprenant dans la mesure où il permet aux personnes en formation de s'identifier à la société sans trop sacrifier sa spontanéité. Il est conclu que l'importance de la tâche d'enseignement va bien au-delà de l'application de techniques ou de modèles didactiques, puisque l'enseignement présuppose une sujétion à l'expérience de la formation humaine, à un niveau inconscient, sujétion qui permet à une éducation suffisamment bonne émerger du réel de l'éducation.Este artículo de revisión bibliográfica se inscribe en el campo Psicoanálisis y Educación y analiza lo imposible de la educación - concebido por Freud - en su interface con una mejor educación posible en Winnicott. El estudio fue basado a los referidos psicoanalistas, presenta al educador implicado subjetivamente como fundamental para el desarrollo del educando al posibilitar, a quien se forma, que se identifique con la sociedad sin demasiado sacrificio de su espontaneidad. Se concluye que la importancia de la tarea docente está mucho más allá de la aplicación de técnicas o modelos didácticos, una vez que la docencia presupone estar sometido a la experiencia de la formación humana, a nivel inconsciente, estar sometido que posibilita que una educación suficientemente buena emerja a partir de lo real de la educación.This article of bibliography revision is inserted in the Psychoanalysis and Education area and its scope is analyze the impossible of the education – as described by Freud – and its interface with a best possible education in Winnicott. This study, based mainly by referred psychoanalysts, presents the subjectively involved teacher as major factor to contribute to the development of the student when enables who is in formation to identify with the society without major compromise in own personal spontaneity. Concludes that the value within teaching is far from applying technics and didactic models, once teaching requires being submitted to the experience in the human development, in which in an unconscious level, this submission makes possible to a good enough education to emerge from the real of the education.Universidade de São Paulo2023-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/20426510.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263Estilos da Clinica; v. 28 n. 2 (2023); 249-263Estilos da Clinica; 巻 28 号 2 (2023); 249-263Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 2 (2023); 249-263Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 2 (2023); 249-263Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 2 (2023); 249-263Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 2 (2023); 249-2631981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265/197345Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batistahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Thiago de CamargoBatista, Douglas Emiliano2023-09-12T11:22:25Zoai:revistas.usp.br:article/204265Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2023-09-12T11:22:25Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible Psychoanalysis and Education: from the impossible education to the best path possible Psicanálise e educação: da educação impossível ao melhor caminho possível Psicoanálisis y educación: de la educación imposible al mejor camino posible |
title |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
spellingShingle |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible Nascimento, Thiago de Camargo psychanalyse et éducation formation développement Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicanálise e educação formação desenvolvimento Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicoanálisis y educación formación desarrollo Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psychoanalysis and education formation development Freud, Sigmund Winnicott, D.W. |
title_short |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
title_full |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
title_fullStr |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
title_full_unstemmed |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
title_sort |
Psychanalyse et éducation : de l'impossible éducation au meilleur chemin possible |
author |
Nascimento, Thiago de Camargo |
author_facet |
Nascimento, Thiago de Camargo Batista, Douglas Emiliano |
author_role |
author |
author2 |
Batista, Douglas Emiliano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Thiago de Camargo Batista, Douglas Emiliano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psychanalyse et éducation formation développement Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicanálise e educação formação desenvolvimento Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicoanálisis y educación formación desarrollo Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psychoanalysis and education formation development Freud, Sigmund Winnicott, D.W. |
topic |
psychanalyse et éducation formation développement Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicanálise e educação formação desenvolvimento Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psicoanálisis y educación formación desarrollo Freud, Sigmund Winnicott, D.W. psychoanalysis and education formation development Freud, Sigmund Winnicott, D.W. |
description |
Este artigo de revisão bibliográfica se inscreve no campo Psicanálise e Educação e visa a analisar o impossível da educação - como concebido por Freud - em sua interface com uma melhor educação possível em Winnicott. O estudo, que teve como base principalmente os referidos psicanalistas, apresenta o educador implicado subjetivamente como fundamental para o desenvolvimento do educando na medida em que possibilita, a quem se encontra em formação, que se identifique com a sociedade sem demasiado sacrifício da espontaneidade pessoal. Conclui-se que a importância da tarefa docente está muito além da aplicação de técnicas ou modelos didáticos, uma vez que a docência pressupõe a sujeição à experiência da formação humana, em nível inconsciente, sujeição que possibilita que uma educação suficientemente boa emerja a partir do real da educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265 10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v28i2p249-263 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/204265/197345 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Thiago Nascimento, Douglas Emiliano Batista https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 28 n. 2 (2023); 249-263 Estilos da Clinica; 巻 28 号 2 (2023); 249-263 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 2 (2023); 249-263 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 2 (2023); 249-263 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 2 (2023); 249-263 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 2 (2023); 249-263 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067492335550464 |