Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157710 |
Resumo: | A análise dos efeitos gerados em um dispositivo para a formação de professores nas escolas secundárias é apresentada em uma universidade pública. Argumenta-se de que modo isso facilita a sintomatização da angústia quando o fantasma em que se encontra o desejo do professor é desestabilizado, e o ato educativo se interrompe. É mostrada a maneira como cada professor pode colocar em seus próprios termos os desconfortos que emergem em sua prática cotidiana diante do inabordável do trabalho com adolescentes. Adverte-se sobre a potencialidade de velar o real com os conceitos (da psicanálise), com a escrita e a leitura particularizada, em um dispositivo que põe em funcionamento o enigmático de uma cena para o qual aquele que escreve não tem respostas. Mostra-se a possibilidade de encarnar desde a formação o semblante de “objeto a” via transferência, que se torna especialmente relevante ao acompanhar a produção e sustentação do vínculo educativo com os adolescentes. |
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Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acessoFor an approach to the desire of the teacher: anguish and phantom as access routesHacia un abordaje del deseo del profesor: angustia y fantasma como vías de accesodesire of the teacheradolescentphantomanguishtransferencedeseo del profesoradolescenteangustiafantasmatransferenciadesejo do professoradolescentefantasmaangústiatransferênciaA análise dos efeitos gerados em um dispositivo para a formação de professores nas escolas secundárias é apresentada em uma universidade pública. Argumenta-se de que modo isso facilita a sintomatização da angústia quando o fantasma em que se encontra o desejo do professor é desestabilizado, e o ato educativo se interrompe. É mostrada a maneira como cada professor pode colocar em seus próprios termos os desconfortos que emergem em sua prática cotidiana diante do inabordável do trabalho com adolescentes. Adverte-se sobre a potencialidade de velar o real com os conceitos (da psicanálise), com a escrita e a leitura particularizada, em um dispositivo que põe em funcionamento o enigmático de uma cena para o qual aquele que escreve não tem respostas. Mostra-se a possibilidade de encarnar desde a formação o semblante de “objeto a” via transferência, que se torna especialmente relevante ao acompanhar a produção e sustentação do vínculo educativo com os adolescentes.Se presenta el análisis de los efectos generados en un dispositivo para la formación de profesora/es de escuelas secundarias, en una universidad pública. Se argumenta de qué manera facilita la sintomatización de la angustia cuando se desestabiliza el fantasma en el que se sostiene el deseo del profesor, y se detiene el acto educativo. Se expone la forma como cada docente puede poner, en sus propios términos, los malestares que emergen en su práctica cotidiana ante lo inabordable del trabajo con adolescentes. Se advierte la potencialidad de velar lo real con los conceptos (del psicoanálisis), con la escritura y la lectura particularizada, en un dispositivo que pone en marcha lo enigmático de una escena para la cual quien escribe no tiene respuestas. Se muestra la posibilidad de encarnar desde la formación el semblante de “objeto a” vía transferencia, en que cobra especial relevancia a la hora de acompañar la producción y el sostenimiento del vínculo educativo con adolescentes. The analysis of the effects generated in a device for teacher training in secondary schools is presented in a public university. It is argued in which way it facilitates the symptomatization of the anguish when the phantom in which the desire of the teacher is held is destabilized and the educational act stops. It shows the way in which each teacher can put on their own terms the discomforts that emerge in their daily practice in the face of the inability to work with adolescents. It warns about the potentiality of veiling the real with the concepts (of psychoanalysis), with writing and particularized reading, in a device that puts to work the enigmatic of a scene for which the writer has no answers. It shows the possibility of embodying from the formation the “object a” semblance via transference, which becomes especially relevant when accompanying the production and sustaining of the educational bond with adolescents.Universidade de São Paulo2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/15771010.11606/issn.1981-1624.v24i1p32-40Estilos da Clinica; v. 24 n. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 32-40Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 32-40Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 32-40Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 1 (2019): Consumed or consummated school?; 32-40Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 1 (2019): Escola consumida ou consumada?; 32-40Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Escuela consumida o consumada?; 32-401981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/157710/154684Zelmanovich, Perlainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:25Zoai:revistas.usp.br:article/157710Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:25Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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