Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46061
Resumo: This paper expands issues developed in our doctoral research, included on the subject psychoanalysis and education. Our starting point is the documentary movie Pro dia nascer feliz, by João Jardim, about education of young Brazilian citizens and their perspectives for the future. We took some elements of the film in order to propose that unconscious desire makes possible to these youth a commitment with tomorrow, as well as standing up against anguish and abandonment, both aroused by contemporary uncertainties. In this context, first education is questioned and the issue of parenthood is fundamental to consider the exogamy that adolescence traversing requires to accomplish.
id USP-67_99fc814760e2e5bde336beeb9c3153ab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46061
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescênciaFormulaciones del deseo y la economía de la angustia en la adolescenciaFormulations about the unconscious desire and the economy of anguish in adolescenceadolescencedesireparenthoodanguisheducationadolescenciadeseofunciones parentalesangustiaeducaciónadolescênciadesejoparentalidadeangústiaeducaçãoThis paper expands issues developed in our doctoral research, included on the subject psychoanalysis and education. Our starting point is the documentary movie Pro dia nascer feliz, by João Jardim, about education of young Brazilian citizens and their perspectives for the future. We took some elements of the film in order to propose that unconscious desire makes possible to these youth a commitment with tomorrow, as well as standing up against anguish and abandonment, both aroused by contemporary uncertainties. In this context, first education is questioned and the issue of parenthood is fundamental to consider the exogamy that adolescence traversing requires to accomplish.O texto desdobra questões desenvolvidas em nossa pesquisa de doutorado, dentro da temática da psicanálise e educação. Procuramos resgatar elementos do documentário Pro dia nascer feliz (Jardim, 2006), que aborda a educação entre os jovens brasileiros e suas perspectivas de futuro, para propor o desejo inconsciente como possibilitador de um compromisso com o amanhã; bem como o enfrentamento da angústia e do desamparo provocados pelas incertezas contemporâneas, como um tempo necessário à articulação de um percurso aberto à dimensão desejante. Nesse contexto, a primeira educação passa a ser interrogada, e o tema da parentalidade é um elemento fundamental para pensar a exogamia que a passagem adolescente requer realizar.El texto desdobla las cuestiones desarrolladas en nuestra investigación de doctorado, en el tema del psicoanálisis y la educación. Recuperamos elementos del documental Pro dia nascer feliz, de João Jardim, que aborda la educación de los jóvenes brasileños y sus perspectivas de futuro, para proponer el deseo inconsciente como posibilitador de un compromiso con el futuro, así como hacer frente a la angustia y al desamparo causado por la incertidumbre contemporánea, como un tiempo requerido para articular un camino abierto a la dimensión deseante. En este contexto, la primera educación es interrogada y el tema de la parentalidad es un elemento fundamental para pensar la exogamia que la transición adolescente exige.Universidade de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4606110.11606/issn.1981-1624.v14i27p34-47Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-471981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46061/49686Cabistani, Roséli Maria Olabarriagainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:13Zoai:revistas.usp.br:article/46061Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:13Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
Formulaciones del deseo y la economía de la angustia en la adolescencia
Formulations about the unconscious desire and the economy of anguish in adolescence
title Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
spellingShingle Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
adolescence
desire
parenthood
anguish
education
adolescencia
deseo
funciones parentales
angustia
educación
adolescência
desejo
parentalidade
angústia
educação
title_short Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
title_full Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
title_fullStr Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
title_full_unstemmed Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
title_sort Formulações sobre o desejo e a economia da angústia na adolescência
author Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
author_facet Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabistani, Roséli Maria Olabarriaga
dc.subject.por.fl_str_mv adolescence
desire
parenthood
anguish
education
adolescencia
deseo
funciones parentales
angustia
educación
adolescência
desejo
parentalidade
angústia
educação
topic adolescence
desire
parenthood
anguish
education
adolescencia
deseo
funciones parentales
angustia
educación
adolescência
desejo
parentalidade
angústia
educação
description This paper expands issues developed in our doctoral research, included on the subject psychoanalysis and education. Our starting point is the documentary movie Pro dia nascer feliz, by João Jardim, about education of young Brazilian citizens and their perspectives for the future. We took some elements of the film in order to propose that unconscious desire makes possible to these youth a commitment with tomorrow, as well as standing up against anguish and abandonment, both aroused by contemporary uncertainties. In this context, first education is questioned and the issue of parenthood is fundamental to consider the exogamy that adolescence traversing requires to accomplish.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46061
10.11606/issn.1981-1624.v14i27p34-47
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46061
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v14i27p34-47
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46061/49686
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 34-47
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492957356032