L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102 |
Resumo: | A escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais. |
id |
USP-67_92ef532cb84bfe41d453cb7b67223239 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183102 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérienceLa escucha psiconalítica en la educación infantil: un relato de experienciaA escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiênciaPsychoanalytical listening in early childhood education: an experience reportpsicoanálisiseducación infantilinterdisciplinaridadrelato de experienciapsychanalyseéducation de la petite enfanceinterdisciplinaritérécit d’expériencespsicanáliseeducação infantilinterdisciplinaridaderelato de experiênciapsychoanalysischild educationinterdisciplinarityexperience reportA escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais.La escuela de educación infantil, por su peculiaridad de trabajar con niños que se encuentran en el período de estructuración psíquica, puede comparecer tanto como factor favorable como desfavorable a la constitución psíquica de los niños. En este relato, a partir de escenas de intervenciones desarrolladas en dos escuelas de educación infantil, tejemos articulaciones entre las contribuciones que una escucha orientada por el psicoanálisis puede ofrecer a estos lugares. Se concluye que la oferta de un trabajo volcado hacia la prevención de riesgos psíquicos en el ámbito de esas instituciones se configura fundamental para que comportamientos normales a las etapas del desarrollo dejen de ser tratados como patológicos y enviados a servicios especializados. El servicio se demostró esencial para que los educadores encuentren amparo en el ejercicio de funciones que se presentan tan instituyentes y constituyentes como las funciones parentales.Early childhood schools, due to the particularity of evolve children in a period of psychic structuring, can appear both as a favorable or unfavorable factor to the psychic constitution of children. In this report, based on scenes of interventions developed in two early childhood schools, we articulate the contributions that a listening guided by psychoanalysis could offer to these places. We concluded that offer a listening focused on the prevention of psychic risks within the institutions is essential for normal pattern of the development stages to stop being treated as pathological and addressed to specialized services. This service proved to be essential for educators to find support in the exercise of functions that are as institutive and constituent as parental functions.L'école de la petite enfance, en raison de sa particularité de travailler avec des enfants en période de structuration psychique, peut agir à la fois comme facteur favorable et défavorable à la constitution psychique des enfants. Dans ce récit, à partir des scènes d’interventions développées dans deux écoles de la petite enfance, nous tissons des articulations entre les contributions qu’une écoute guidée par la psychanalyse pourrait offrir à ces espaces. On en conclu que la fourniture d'un travail visant la prévention des risques psychiques dans le cadre de ces établissements est essentielle pour que les comportements considérés comme normaux aux stades du développement cessent d’être traités comme pathologiques et recommandés à des services spécialisés. Ce service s’est avéré fondamental pour que les éducateurs trouvent un appui dans l’exercice des fonctions aussi instituantes et constituantes que les fonctions parentales.Universidade de São Paulo2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/18310210.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167Estilos da Clinica; v. 27 n. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 27 No. 1 (2022): Listening to babies; 152-167Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 27 No 1 (2022): Écouter les bébés; 152-167Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Escuchando bebes; 152-1671981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102/181482Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanabarro, Rita de Cássia dos Santos Dias, Ivy de Souza2022-04-30T17:38:35Zoai:revistas.usp.br:article/183102Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2022-04-30T17:38:35Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience La escucha psiconalítica en la educación infantil: un relato de experiencia A escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiência Psychoanalytical listening in early childhood education: an experience report |
title |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
spellingShingle |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience Canabarro, Rita de Cássia dos Santos psicoanálisis educación infantil interdisciplinaridad relato de experiencia psychanalyse éducation de la petite enfance interdisciplinarité récit d’expériences psicanálise educação infantil interdisciplinaridade relato de experiência psychoanalysis child education interdisciplinarity experience report |
title_short |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
title_full |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
title_fullStr |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
title_full_unstemmed |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
title_sort |
L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience |
author |
Canabarro, Rita de Cássia dos Santos |
author_facet |
Canabarro, Rita de Cássia dos Santos Dias, Ivy de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Ivy de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Canabarro, Rita de Cássia dos Santos Dias, Ivy de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicoanálisis educación infantil interdisciplinaridad relato de experiencia psychanalyse éducation de la petite enfance interdisciplinarité récit d’expériences psicanálise educação infantil interdisciplinaridade relato de experiência psychoanalysis child education interdisciplinarity experience report |
topic |
psicoanálisis educación infantil interdisciplinaridad relato de experiencia psychanalyse éducation de la petite enfance interdisciplinarité récit d’expériences psicanálise educação infantil interdisciplinaridade relato de experiência psychoanalysis child education interdisciplinarity experience report |
description |
A escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102 10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102/181482 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Dias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Dias https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 27 n. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 27 No. 1 (2022): Listening to babies; 152-167 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 27 No 1 (2022): Écouter les bébés; 152-167 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Escuchando bebes; 152-167 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067497120202752 |