L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canabarro, Rita de Cássia dos Santos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Dias, Ivy de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102
Resumo: A escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais.
id USP-67_92ef532cb84bfe41d453cb7b67223239
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183102
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérienceLa escucha psiconalítica en la educación infantil: un relato de experienciaA escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiênciaPsychoanalytical listening in early childhood education: an experience reportpsicoanálisiseducación infantilinterdisciplinaridadrelato de experienciapsychanalyseéducation de la petite enfanceinterdisciplinaritérécit d’expériencespsicanáliseeducação infantilinterdisciplinaridaderelato de experiênciapsychoanalysischild educationinterdisciplinarityexperience reportA escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais.La escuela de educación infantil, por su peculiaridad de trabajar con niños que se encuentran en el período de estructuración psíquica, puede comparecer tanto como factor favorable como desfavorable a la constitución psíquica de los niños. En este relato, a partir de escenas de intervenciones desarrolladas en dos escuelas de educación infantil, tejemos articulaciones entre las contribuciones que una escucha orientada por el psicoanálisis puede ofrecer a estos lugares. Se concluye que la oferta de un trabajo volcado hacia la prevención de riesgos psíquicos en el ámbito de esas instituciones se configura fundamental para que comportamientos normales a las etapas del desarrollo dejen de ser tratados como patológicos y enviados a servicios especializados. El servicio se demostró esencial para que los educadores encuentren amparo en el ejercicio de funciones que se presentan tan instituyentes y constituyentes como las funciones parentales.Early childhood schools, due to the particularity of evolve children in a period of psychic structuring, can appear both as a favorable or unfavorable factor to the psychic constitution of children. In this report, based on scenes of interventions developed in two early childhood schools, we articulate the contributions that a listening guided by psychoanalysis could offer to these places. We concluded that offer a listening focused on the prevention of psychic risks within the institutions is essential for normal pattern of the development stages to stop being treated as pathological and addressed to specialized services. This service proved to be essential for educators to find support in the exercise of functions that are as institutive and constituent as parental functions.L'école de la petite enfance, en raison de sa particularité de travailler avec des enfants en période de structuration psychique, peut agir à la fois comme facteur favorable et défavorable à la constitution psychique des enfants. Dans ce récit, à partir des scènes d’interventions développées dans deux écoles de la petite enfance, nous tissons des articulations entre les contributions qu’une écoute guidée par la psychanalyse pourrait offrir à ces espaces. On en conclu que la fourniture d'un travail visant la prévention des risques psychiques dans le cadre de ces établissements est essentielle pour que les comportements considérés comme normaux aux stades du développement cessent d’être traités comme pathologiques et recommandés à des services spécialisés. Ce service s’est avéré fondamental pour que les éducateurs trouvent un appui dans l’exercice des fonctions aussi instituantes et constituantes que les fonctions parentales.Universidade de São Paulo2022-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/18310210.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167Estilos da Clinica; v. 27 n. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 27 No. 1 (2022): Listening to babies; 152-167Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 27 No 1 (2022): Écouter les bébés; 152-167Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Escuchando bebes; 152-1671981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102/181482Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Diashttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCanabarro, Rita de Cássia dos Santos Dias, Ivy de Souza2022-04-30T17:38:35Zoai:revistas.usp.br:article/183102Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2022-04-30T17:38:35Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
La escucha psiconalítica en la educación infantil: un relato de experiencia
A escuta psicanalítica na educação infantil: um relato de experiência
Psychoanalytical listening in early childhood education: an experience report
title L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
spellingShingle L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
Canabarro, Rita de Cássia dos Santos
psicoanálisis
educación infantil
interdisciplinaridad
relato de experiencia
psychanalyse
éducation de la petite enfance
interdisciplinarité
récit d’expériences
psicanálise
educação infantil
interdisciplinaridade
relato de experiência
psychoanalysis
child education
interdisciplinarity
experience report
title_short L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
title_full L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
title_fullStr L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
title_full_unstemmed L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
title_sort L'écoute psychanalytique dans l'éducation de la petite enfance: un récit d'expérience
author Canabarro, Rita de Cássia dos Santos
author_facet Canabarro, Rita de Cássia dos Santos
Dias, Ivy de Souza
author_role author
author2 Dias, Ivy de Souza
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canabarro, Rita de Cássia dos Santos
Dias, Ivy de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv psicoanálisis
educación infantil
interdisciplinaridad
relato de experiencia
psychanalyse
éducation de la petite enfance
interdisciplinarité
récit d’expériences
psicanálise
educação infantil
interdisciplinaridade
relato de experiência
psychoanalysis
child education
interdisciplinarity
experience report
topic psicoanálisis
educación infantil
interdisciplinaridad
relato de experiencia
psychanalyse
éducation de la petite enfance
interdisciplinarité
récit d’expériences
psicanálise
educação infantil
interdisciplinaridade
relato de experiência
psychoanalysis
child education
interdisciplinarity
experience report
description A escola de educação infantil, pela particularidade de trabalhar com crianças que se encontram no período de estruturação psíquica, pode comparecer tanto como fator favorável quanto desfavorável à constituição psíquica das crianças. Neste relato, a partir de cenas de intervenções desenvolvidas em duas escolas de educação infantil, nós tecemos articulações entre as contribuições que uma escuta orientada pela psicanálise pôde oferecer a estes locais. Conclui-se que a oferta de um trabalho voltado para a prevenção de riscos psíquicos no âmbito dessas instituições configura-se fundamental para que comportamentos normais às etapas do desenvolvimento deixem de ser tratados como patológicos e endereçados a serviços especializados. O serviço demonstrou-se essencial para que os educadores encontrem amparo no exercício de funções que se apresentam tão instituintes e constituintes quanto as funções parentais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102
10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v27i1p152-167
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/183102/181482
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Dias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rita de Cássia dos Santos Canabarro, Ivy de Souza Dias
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 27 n. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 27 ##issue.no## 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 27 N. 1 (2022): Escuta de bebês; 152-167
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 27 No. 1 (2022): Listening to babies; 152-167
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 27 No 1 (2022): Écouter les bébés; 152-167
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Escuchando bebes; 152-167
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067497120202752