Le front dans la périphérie: politiques de vie pour une enfance sans rêve
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/200120 |
Resumo: | A extensão do neoliberalismo para além do campo econômico resultou na consolidação da racionalidade do capital como lei social geral e o campo da educação tem servido como importante instrumento político de manutenção desse discurso. No Brasil, presenciamos a crescente exposição à condição de precariedade induzida, especialmente de crianças e jovens da periferia, sujeitos indesejáveis e não sonhados pela nação, expostos cotidianamente a uma lógica de guerra. Contudo, a união de corpos coletivos engajados em fomentar políticas de vida em territórios marginalizados tem se implicado performaticamente para fazer vingar o sonho de um futuro diferente para as próximas gerações. Através da articulação Psicanálise, Educação e Política, apresentamos caminhos possíveis para pensar a educação escolar a contrapelo da escola neoliberal. |
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Le front dans la périphérie: politiques de vie pour une enfance sans rêveThe front on the periphery: life policies for the undreamed childhoodO front na periferia: políticas de vida para a infância não sonhadaLa línea de frente en los barrios marginales: políticas de vida para la infancia no soñadapsychoanalysiseducationpolicyschoolpsicanáliseeducaçãopolíticaescolapsicoanálisiseducaciónpolíticaescuelaA extensão do neoliberalismo para além do campo econômico resultou na consolidação da racionalidade do capital como lei social geral e o campo da educação tem servido como importante instrumento político de manutenção desse discurso. No Brasil, presenciamos a crescente exposição à condição de precariedade induzida, especialmente de crianças e jovens da periferia, sujeitos indesejáveis e não sonhados pela nação, expostos cotidianamente a uma lógica de guerra. Contudo, a união de corpos coletivos engajados em fomentar políticas de vida em territórios marginalizados tem se implicado performaticamente para fazer vingar o sonho de um futuro diferente para as próximas gerações. Através da articulação Psicanálise, Educação e Política, apresentamos caminhos possíveis para pensar a educação escolar a contrapelo da escola neoliberal.The extension of neoliberalism beyond the economic field resulted in the consolidation of the rationality of capital as a general social law and the field of education has served as an important political instrument for maintaining this discourse. In Brazil, there is an increasing exposure to the condition of induced precariousness, especially of children and young people from the periphery, undesirable subjects and not dreamed of by the nation, exposed daily to a logic of war. However, the union of collective bodies engaged in fostering life policies in marginalized territories has been performatively involved to make the dream of a different future come true for the next generations. Through the articulation of Psychoanalysis, Education and Politics, possible ways are presented to think about school education against the grain of the neoliberal school.L’extensión du néo-libéralisme, au délà du champ écónomique, a resulté dans la cosolidation de la rationalité du capital comme loi sociale générale et le champ de l’éducation sert comme un important instrument politique pour le maintien de ce discours. Au Brésil, il y a la croissance de l’exposition des enfants et des jeunes de la périphérie pauvre et marginalisée à la précarisation induite. Ceux-ci considerés des sujets indésirables et que la nation ne les rêve plus sont aussi exposés toujours à une logique de guerre. Cependent, l’union des mouvements colectifs engagés en nourrir politiques de vie dans les térritoires marginalisés, a dévélopée le rêve d’un futur plus promisseur pour les générations de l’avenir. Avec l’articulation de la Psychanalise, l’Éducation et la Politique, des chemins possibles se présentent pour réflechir sur l’éducation au contrepoids de l’école néo-libérale.La extensión del neoliberalismo más allá del campo económico resultó en la consolidación de la racionalidad del capital como ley social general y el campo de la educación ha servido como importante instrumento político de sustentación de ese discurso. En Brasil, se presencia la creciente exposición a la condición de precariedad inducida, especialmente de niños y jóvenes de los suburbios, sujetos indeseables y no soñados por la nación, expuestos cotidianamente a una lógica de guerra. No obstante, la unión de cuerpos colectivos comprometidos en fomentar políticas de vida en territorios marginalizados se ha implicado de manera performática para posibilitar el sueño de un futuro diferente para las próximas generaciones. A través de la articulación entre Psicoanálisis, Educación y Política, caminos posibles se presentan para pensar la educación escolar a contrapelo de la escuela neoliberal.Universidade de São Paulo2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/20012010.11606/issn.1981-1624.v28i1p47-62Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 47-62Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 47-62Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 47-62Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 47-62Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 1 (2023); 47-62Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 1 (2023); 47-621981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/200120/193669Copyright (c) 2023 Cláudia Maria Perrone, Flavia Tridapalli Buechler, Gabriela Gomes da Silva, Juliana Martins Costa Rancichhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPerrone, Cláudia Maria Buechler, Flavia TridapalliSilva, Gabriela Gomes da Rancich, Juliana Martins Costa 2023-04-30T05:58:05Zoai:revistas.usp.br:article/200120Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2023-04-30T05:58:05Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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