La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Psicologia USP (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034 |
Resumo: | O objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana. |
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La forme sans contenu et le sujet sans subjectivitéThe form without content and the subject without subjectivityLa forma sin contenido y el sujeto sin subjetividadA forma sem conteúdo e o sujeito sem subjetividadePercepção da formaFormação do indivíduoEscola de FrankfurtPsicanálisePercepción de formaSujetosEscuela de FrankfurtPsicoanálisisForm perceptionCitizensSchool of FrankfurtPsychoanalysisFormalismeSujetsEcole de FrankfurtPsychanalyseO objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana.The objective of this assay is to reflect about the relation between the primate of the form in our society, that is expressed also in the educational and politicians scopes, and the formation of individuals a little bit differenced, concerning its sensitivity, perception and thought; the hypothesis is that the emphasis in the form, in many social spheres, in detriment of the specific content which would have to be associated, contributes with the formation of individuals that have difficulties in identifying between themselves and, therefore, in developing, being inclined to the coldness, an absence of perception of the social contradictions and conflicts and to a basically conformist thought. This reflection is developed having as reference workmanships of thinkers who had constituted the called School of Frankfurt, such as T.W. Adorno, M. Horkheimer, H. Marcuse and the Freudian Psychoanalysis.El objetivo de este ensayo es reflexionar acerca de la primacía de la forma en nuestra sociedad, la cual se expresa en el ámbito político y educacional. La formación de individuos poco diferenciados, en lo referido a la sensibilidad, percepción y pensamiento, tiene como hipótesis que: el énfasis en la forma, en diversos dominios sociales, en detrimento del contenido específico del cual se debería vincular, contribuye a la formación de las personas que tienen dificultades para identificarse entre sí y, por tanto, a desarrollarse; estando propensos a la frialdad, una falta de percepción de las contradicciones y de los conflictos sociales, y un pensamiento básicamente adaptativo. Esta reflexión es desarrollada teniendo como obras de referencia pensadores que constituían la llamada Escuela de Frankfurt, tales como. T.W. Adorno, M. Horkheimer , H. Marcuse, y el Psicoanálisis Freudiano.Cet essai a pour but la réfléxion sur le rapport du primat du formalisme dans notre société, qui sexprime aussi dans les champs de la politique et de léducation, et de la formation des individus peu differenciés par rapport à sa sensibilité, perception et pensée; lhypothèse cest que laccent mis sur le formalisme dans divers domaines sociaux, au détriment du contenu spécifique auquel il devrait sattacher, contribue à la formation dindividus en difficultés didentification entre eux mêmes et ainsi de dévéloppement, étant penchés vers la froideur, vers labsence de perception des contradictions et des conflits sociaux et vers une pensée purement adaptative. Cette réfléxion sappuie sur les oeuvres des penseurs qui ont constitués lEcole de Frankfurt, y compris T.W. Adorno, M.Horkheimer et H.Marcuse et aussi sur la Psychanalyse Freudienne.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/4203410.1590/S0103-65642010000100003Psicologia USP; v. 21 n. 1 (2010): Epistemologias; 31-46Psicologia USP; Vol. 21 No. 1 (2010): Epistemologias; 31-46Psicologia USP; Vol. 21 Núm. 1 (2010): Epistemologias; 31-461678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034/45702Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrochík, José Leon2012-09-05T18:53:36Zoai:revistas.usp.br:article/42034Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-09-05T18:53:36Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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