La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crochík, José Leon
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Psicologia USP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034
Resumo: O objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana.
id USP-26_c791d1b5988e121308dfc520c4205218
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/42034
network_acronym_str USP-26
network_name_str Psicologia USP (Online)
repository_id_str
spelling La forme sans contenu et le sujet sans subjectivitéThe form without content and the subject without subjectivityLa forma sin contenido y el sujeto sin subjetividadA forma sem conteúdo e o sujeito sem subjetividadePercepção da formaFormação do indivíduoEscola de FrankfurtPsicanálisePercepción de formaSujetosEscuela de FrankfurtPsicoanálisisForm perceptionCitizensSchool of FrankfurtPsychoanalysisFormalismeSujetsEcole de FrankfurtPsychanalyseO objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana.The objective of this assay is to reflect about the relation between the primate of the form in our society, that is expressed also in the educational and politicians scopes, and the formation of individuals a little bit differenced, concerning its sensitivity, perception and thought; the hypothesis is that the emphasis in the form, in many social spheres, in detriment of the specific content which would have to be associated, contributes with the formation of individuals that have difficulties in identifying between themselves and, therefore, in developing, being inclined to the coldness, an absence of perception of the social contradictions and conflicts and to a basically conformist thought. This reflection is developed having as reference workmanships of thinkers who had constituted the called School of Frankfurt, such as T.W. Adorno, M. Horkheimer, H. Marcuse and the Freudian Psychoanalysis.El objetivo de este ensayo es reflexionar acerca de la primacía de la forma en nuestra sociedad, la cual se expresa en el ámbito político y educacional. La formación de individuos poco diferenciados, en lo referido a la sensibilidad, percepción y pensamiento, tiene como hipótesis que: el énfasis en la forma, en diversos dominios sociales, en detrimento del contenido específico del cual se debería vincular, contribuye a la formación de las personas que tienen dificultades para identificarse entre sí y, por tanto, a desarrollarse; estando propensos a la frialdad, una falta de percepción de las contradicciones y de los conflictos sociales, y un pensamiento básicamente adaptativo. Esta reflexión es desarrollada teniendo como obras de referencia pensadores que constituían la llamada Escuela de Frankfurt, tales como. T.W. Adorno, M. Horkheimer , H. Marcuse, y el Psicoanálisis Freudiano.Cet essai a pour but la réfléxion sur le rapport du primat du formalisme dans notre société, qui s’exprime aussi dans les champs de la politique et de l’éducation, et de la formation des individus peu differenciés par rapport à sa sensibilité, perception et pensée; l’hypothèse c’est que l’accent mis sur le formalisme dans divers domaines sociaux, au détriment du contenu spécifique auquel il devrait s’attacher, contribue à la formation d’individus en difficultés d’identification entre eux mêmes et ainsi de dévéloppement, étant penchés vers la froideur, vers l’absence de perception des contradictions et des conflits sociaux et vers une pensée purement adaptative. Cette réfléxion s’appuie sur les oeuvres des penseurs qui ont constitués l’Ecole de Frankfurt, y compris T.W. Adorno, M.Horkheimer et H.Marcuse et aussi sur la Psychanalyse Freudienne.Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/4203410.1590/S0103-65642010000100003Psicologia USP; v. 21 n. 1 (2010): Epistemologias; 31-46Psicologia USP; Vol. 21 No. 1 (2010): Epistemologias; 31-46Psicologia USP; Vol. 21 Núm. 1 (2010): Epistemologias; 31-461678-51770103-6564reponame:Psicologia USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034/45702Copyright (c) 2016 Psicologia USPinfo:eu-repo/semantics/openAccessCrochík, José Leon2012-09-05T18:53:36Zoai:revistas.usp.br:article/42034Revistahttps://www.revistas.usp.br/psicouspPUBhttps://www.revistas.usp.br/psicousp/oairevpsico@usp.br1678-51770103-6564opendoar:2012-09-05T18:53:36Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
The form without content and the subject without subjectivity
La forma sin contenido y el sujeto sin subjetividad
A forma sem conteúdo e o sujeito sem subjetividade
title La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
spellingShingle La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
Crochík, José Leon
Percepção da forma
Formação do indivíduo
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Percepción de forma
Sujetos
Escuela de Frankfurt
Psicoanálisis
Form perception
Citizens
School of Frankfurt
Psychoanalysis
Formalisme
Sujets
Ecole de Frankfurt
Psychanalyse
title_short La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
title_full La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
title_fullStr La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
title_full_unstemmed La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
title_sort La forme sans contenu et le sujet sans subjectivité
author Crochík, José Leon
author_facet Crochík, José Leon
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crochík, José Leon
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção da forma
Formação do indivíduo
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Percepción de forma
Sujetos
Escuela de Frankfurt
Psicoanálisis
Form perception
Citizens
School of Frankfurt
Psychoanalysis
Formalisme
Sujets
Ecole de Frankfurt
Psychanalyse
topic Percepção da forma
Formação do indivíduo
Escola de Frankfurt
Psicanálise
Percepción de forma
Sujetos
Escuela de Frankfurt
Psicoanálisis
Form perception
Citizens
School of Frankfurt
Psychoanalysis
Formalisme
Sujets
Ecole de Frankfurt
Psychanalyse
description O objetivo deste ensaio é refletir acerca da relação entre o primado da forma em nossa sociedade, que se expressa também nos âmbitos políticos e educacionais, e a formação de indivíduos pouco diferençados, no que se refere à sua sensibilidade, percepção e pensamento; tem como hipótese que a ênfase na forma, em diversos domínios sociais, em detrimento do conteúdo específico ao qual deveria se vincular contribui com a formação de indivíduos que têm dificuldades de se identificarem entre si e, por isso, de se desenvolver, sendo propensos à frieza, a uma ausência de percepção das contradições e conflitos sociais e a um pensamento basicamente adaptativo. Essa reflexão é desenvolvida tendo como referência obras de pensadores que constituíram a denominada Escola de Frankfurt, tais como T. W. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse, e a Psicanálise Freudiana.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034
10.1590/S0103-65642010000100003
url https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034
identifier_str_mv 10.1590/S0103-65642010000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/psicousp/article/view/42034/45702
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Psicologia USP
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Instituto de Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv Psicologia USP; v. 21 n. 1 (2010): Epistemologias; 31-46
Psicologia USP; Vol. 21 No. 1 (2010): Epistemologias; 31-46
Psicologia USP; Vol. 21 Núm. 1 (2010): Epistemologias; 31-46
1678-5177
0103-6564
reponame:Psicologia USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Psicologia USP (Online)
collection Psicologia USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Psicologia USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revpsico@usp.br
_version_ 1800221957191368704