Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Letícia Vier
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784
Resumo: O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças.
id USP-67_a3bb43eb6dfb074f8e667da95ae6aa39
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117784
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência Calle Frontera 14: fragmentos de la singularidad de una experiencia 14, Border Street: fragments of the uniqueness of an experience O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças. Este artículo tiene el objetivo de presentar una experiencia con el psicoanálisis aplicado a las instituciones, desde la formación profesional realizada en Le Courtil, institución belga que sigue el psicoanálisis lacaniano. La metodología de trabajo de la institución se basa en la perspectiva clínica psicoanalítica de la práctica entre varios, desarrollada en el trabajo en las instituciones con autistas y psicóticos. El relato ocurrió en dos etapas, desde la perspectiva del practicante: en el primer momento, se exploró la dinámica institucional y los lugares por ella ocupados; en el segundo, se enfatizó su posición subjetiva de las experiencias clínicas y de la vida diaria con los niños. This article aims to report an experience with psychoanalysis applied to institutions during a professional training in the Belgian institution guided by lacanian psychoanalysis, the Courtil. The institution's methodology is guided by the psychoanalytic clinical perspective of the practice shared by many, developed in the institutional work with autistic and psychotic patients. The report takes place in two moments, from the perspective of the intern: at first, it explores the institutional dynamics and the places occupied by her; second, it emphasizes her subjective position in clinical experiences and in everyday life with the children. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11778410.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 218-234Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 218-234Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 218-234Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 218-234Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 218-234Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 218-2341981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784/115430Machado, Letícia Vierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/117784Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:46Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
Calle Frontera 14: fragmentos de la singularidad de una experiencia
14, Border Street: fragments of the uniqueness of an experience
title Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
spellingShingle Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
Machado, Letícia Vier
title_short Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
title_full Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
title_fullStr Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
title_full_unstemmed Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
title_sort Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
author Machado, Letícia Vier
author_facet Machado, Letícia Vier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Letícia Vier
description O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784/115430
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 218-234
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 218-234
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 218-234
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 218-234
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 218-234
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 218-234
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495291486208