Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças. |
id |
USP-67_a3bb43eb6dfb074f8e667da95ae6aa39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/117784 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência Calle Frontera 14: fragmentos de la singularidad de una experiencia 14, Border Street: fragments of the uniqueness of an experience O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças. Este artículo tiene el objetivo de presentar una experiencia con el psicoanálisis aplicado a las instituciones, desde la formación profesional realizada en Le Courtil, institución belga que sigue el psicoanálisis lacaniano. La metodología de trabajo de la institución se basa en la perspectiva clínica psicoanalítica de la práctica entre varios, desarrollada en el trabajo en las instituciones con autistas y psicóticos. El relato ocurrió en dos etapas, desde la perspectiva del practicante: en el primer momento, se exploró la dinámica institucional y los lugares por ella ocupados; en el segundo, se enfatizó su posición subjetiva de las experiencias clínicas y de la vida diaria con los niños. This article aims to report an experience with psychoanalysis applied to institutions during a professional training in the Belgian institution guided by lacanian psychoanalysis, the Courtil. The institution's methodology is guided by the psychoanalytic clinical perspective of the practice shared by many, developed in the institutional work with autistic and psychotic patients. The report takes place in two moments, from the perspective of the intern: at first, it explores the institutional dynamics and the places occupied by her; second, it emphasizes her subjective position in clinical experiences and in everyday life with the children. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11778410.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 218-234Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 218-234Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 218-234Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 218-234Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 218-234Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 218-2341981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784/115430Machado, Letícia Vierinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:46Zoai:revistas.usp.br:article/117784Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:46Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência Calle Frontera 14: fragmentos de la singularidad de una experiencia 14, Border Street: fragments of the uniqueness of an experience |
title |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
spellingShingle |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência Machado, Letícia Vier |
title_short |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
title_full |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
title_fullStr |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
title_full_unstemmed |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
title_sort |
Rua da Fronteira, nº 14: fragmentos da singularidade de uma experiência |
author |
Machado, Letícia Vier |
author_facet |
Machado, Letícia Vier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Letícia Vier |
description |
O objetivo deste artigo é relatar uma experiência com a psicanálise aplicada às instituições no estágio profissional realizado na instituição belga orientada pela psicanálise lacaniana, o Courtil. A metodologia de trabalho da instituição se orienta pela perspectiva clínica psicanalítica da prática entre vários, desenvolvida no trabalho em instituições com autistas e psicóticos. O relato se dá em dois tempos, segundo a perspectiva da estagiária: no primeiro momento, explora-se a dinâmica institucional e os lugares ocupados por ela; depois, privilegia-se sua posição subjetiva nas experiências clínicas e no cotidiano com as crianças. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p218-234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117784/115430 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 218-234 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 218-234 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 218-234 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 218-234 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 218-234 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 218-234 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067495291486208 |