Du mal-être lorsque l´on éduque: progression du dialogue entre psychanalyse et éducation
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/176559 |
Resumo: | O presente artigo se inclina sobre os efeitos do encontro da psicanálise com a educação, cuja origem se situa num período inicial dos escritos de Freud, quando ainda idealizava a profilaxia das neuroses por meio de uma reforma na educação e na cultura. Ideal que se revelou uma ilusão diante da teorização sobre a pulsão de morte e a compulsão à repetição. Fundamentada em importantes estudos no campo da conexão Psicanálise-Educação, propõe-se aqui uma análise do atual cenário dos ideais que rondam a Educação, especialmente, a aposta num pretenso domínio científico, visando formar alunos cognitivamente e emocionalmente ideais. Esse percurso permite apurar uma crise proporcional ao volume de teorias em Educação, o que justifica situar a psicanálise como via privilegiada pela qual é possível redimensionar os ideais colocados nesse campo. |
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Du mal-être lorsque l´on éduque: progression du dialogue entre psychanalyse et éducation Regarding the malaise in the educating process: outspreads of the dialogue between psychoanalysis and Education Del malestar al educar: desarrollos del diálogo entre Psicoanálisis y EducaciónDo mal-estar ao educar: desdobramentos do diálogo entre psicanálise e educaçãoEducaçãoPsicanáliseculturaautoridadeeducationpsychoanalysiscultureauthorityeducaciónpsicoanálisisculturaautoridadéducationpsychanalysecultureautoritéO presente artigo se inclina sobre os efeitos do encontro da psicanálise com a educação, cuja origem se situa num período inicial dos escritos de Freud, quando ainda idealizava a profilaxia das neuroses por meio de uma reforma na educação e na cultura. Ideal que se revelou uma ilusão diante da teorização sobre a pulsão de morte e a compulsão à repetição. Fundamentada em importantes estudos no campo da conexão Psicanálise-Educação, propõe-se aqui uma análise do atual cenário dos ideais que rondam a Educação, especialmente, a aposta num pretenso domínio científico, visando formar alunos cognitivamente e emocionalmente ideais. Esse percurso permite apurar uma crise proporcional ao volume de teorias em Educação, o que justifica situar a psicanálise como via privilegiada pela qual é possível redimensionar os ideais colocados nesse campo.This research aims to discuss the effects of the encounter of psychoanalysis and education, which origin takes place in the beginning of Freud’s essays, when he still dreamed of the prophylaxis of neuroses through a remodeling in education and in culture. This ideal revealed an illusion before the theorization of the death instinct and the repetition compulsion. Reasoned in major studies in the field of the Psychoanalysis-Education connection, this article offers an analysis of the current scenario of ideals surrounding Education, specially, the bet on an ambitious scientific domain, addressing the shaping of cognitively and emotionally ideal students. This route allows the measurement of a crisis as big as the amount of Education theories, what justifies the placement of psychoanalysis as a privileged pathway, which enables the resizing of the ideals put in this field.Cet article se penche sur les effets de la rencontre entre la psychanalyse et l’éducation, dont l’origine est à situer dans une période initiale des écrits de Freud, lorsque celui-ci concevait encore la prophylaxie des névroses par le biais d’une réforme de l’éducation et de la culture. Au regard de la théorisation de la pulsion de mort et de la compulsion de répétition, cet idéal se révéla une illusion. Sur la base d’études importantes dans le champ de la connexion psychanalyse-éducation, on propose ici une analyse de l’actuel scénario des idéaux qui entourent l’éducation, et notamment le pari visant, dans un cadre prétendument scientifique, à former des élèves cognitivement et émotionnellement idéaux. Ce parcours nous permet d’identifier une crise proportionnelle au volume de théories de l’éducation, ce qui justifie alors qu’on situe la psychanalyse comme voie privilégiée par laquelle il est possible de redimensionner les idéaux qui se posent dans ce champUniversidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17655910.11606/issn.1981-1624.v26i2p368-382Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 368-382Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 368-382Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 368-382Clinical Styles. 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