A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calil, Eduardo
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Felipeto, Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035
Resumo: Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.
id USP-67_ba4a03c8c67d0b3f8354b347778afa47
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46035
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alínguaLa singularidad del error ortográfico en las manifestaciones de lalenguaThe singularity of orthographic error in the manifestations of lalanguesingularityorthographic errorssignifiermetaphorical and metonymical operatorslalanguesingularidaderrores ortográficossignificantesoperadores metafórico y metonímicolalenguasingularidadeerro ortográficosignificanteoperadores metafórico e metonímicoalínguaDiscute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.Se discute en este trabajo la cuestión de la singularidad a partir de la presencia de errores ortográficos en textos producidos por alumnos del 1er grado de la enseñaza primaria. Se mantiene referencia al constructo teórico del Interacionismo en adquisición del lenguaje, terreno en el que, a partir de un encuentro con el psicoanálisis lacaniana, considera que hay un real de la lengua y un sujeto que es efecto de lenguaje. Se busca sustentar la supremacía del significante en el sujeto, cuestión que Lacan insistió mucho a lo largo de su enseñanza. Los significantes se articulan através de los operadores metafórico y metonímico haciendo con que en el funcionamiento de la lengua se imponga un equívoco.This paper discusses the question of singularity based on orthographic errors in texts produced by children at the elementary school. We make reference to the Interactionism on language acquisition which considers, making use of Lacanian theory, the existence of a real of language and a speaker which is effect of language. This view asserts the supremacy of the signifier over the speaker, a fact Lacan insisted on. The signifiers articulate themselves through metaphorical and metonymical operators until language makes mistake.Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4603510.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-1371981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035/49660Calil, EduardoFelipeto, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:37Zoai:revistas.usp.br:article/46035Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:37Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
La singularidad del error ortográfico en las manifestaciones de lalengua
The singularity of orthographic error in the manifestations of lalangue
title A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
spellingShingle A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
Calil, Eduardo
singularity
orthographic errors
signifier
metaphorical and metonymical operators
lalangue
singularidad
errores ortográficos
significantes
operadores metafórico y metonímico
lalengua
singularidade
erro ortográfico
significante
operadores metafórico e metonímico
alíngua
title_short A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
title_full A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
title_fullStr A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
title_full_unstemmed A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
title_sort A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
author Calil, Eduardo
author_facet Calil, Eduardo
Felipeto, Cristina
author_role author
author2 Felipeto, Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Calil, Eduardo
Felipeto, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv singularity
orthographic errors
signifier
metaphorical and metonymical operators
lalangue
singularidad
errores ortográficos
significantes
operadores metafórico y metonímico
lalengua
singularidade
erro ortográfico
significante
operadores metafórico e metonímico
alíngua
topic singularity
orthographic errors
signifier
metaphorical and metonymical operators
lalangue
singularidad
errores ortográficos
significantes
operadores metafórico y metonímico
lalengua
singularidade
erro ortográfico
significante
operadores metafórico e metonímico
alíngua
description Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035
10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035/49660
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492860887040