A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035 |
Resumo: | Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco. |
id |
USP-67_ba4a03c8c67d0b3f8354b347778afa47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46035 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alínguaLa singularidad del error ortográfico en las manifestaciones de lalenguaThe singularity of orthographic error in the manifestations of lalanguesingularityorthographic errorssignifiermetaphorical and metonymical operatorslalanguesingularidaderrores ortográficossignificantesoperadores metafórico y metonímicolalenguasingularidadeerro ortográficosignificanteoperadores metafórico e metonímicoalínguaDiscute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco.Se discute en este trabajo la cuestión de la singularidad a partir de la presencia de errores ortográficos en textos producidos por alumnos del 1er grado de la enseñaza primaria. Se mantiene referencia al constructo teórico del Interacionismo en adquisición del lenguaje, terreno en el que, a partir de un encuentro con el psicoanálisis lacaniana, considera que hay un real de la lengua y un sujeto que es efecto de lenguaje. Se busca sustentar la supremacía del significante en el sujeto, cuestión que Lacan insistió mucho a lo largo de su enseñanza. Los significantes se articulan através de los operadores metafórico y metonímico haciendo con que en el funcionamiento de la lengua se imponga un equívoco.This paper discusses the question of singularity based on orthographic errors in texts produced by children at the elementary school. We make reference to the Interactionism on language acquisition which considers, making use of Lacanian theory, the existence of a real of language and a speaker which is effect of language. This view asserts the supremacy of the signifier over the speaker, a fact Lacan insisted on. The signifiers articulate themselves through metaphorical and metonymical operators until language makes mistake.Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4603510.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-1371981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035/49660Calil, EduardoFelipeto, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:37Zoai:revistas.usp.br:article/46035Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:37Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua La singularidad del error ortográfico en las manifestaciones de lalengua The singularity of orthographic error in the manifestations of lalangue |
title |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
spellingShingle |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua Calil, Eduardo singularity orthographic errors signifier metaphorical and metonymical operators lalangue singularidad errores ortográficos significantes operadores metafórico y metonímico lalengua singularidade erro ortográfico significante operadores metafórico e metonímico alíngua |
title_short |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
title_full |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
title_fullStr |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
title_full_unstemmed |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
title_sort |
A singularidade do erro ortográfico nas manifestações d'alíngua |
author |
Calil, Eduardo |
author_facet |
Calil, Eduardo Felipeto, Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Felipeto, Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calil, Eduardo Felipeto, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
singularity orthographic errors signifier metaphorical and metonymical operators lalangue singularidad errores ortográficos significantes operadores metafórico y metonímico lalengua singularidade erro ortográfico significante operadores metafórico e metonímico alíngua |
topic |
singularity orthographic errors signifier metaphorical and metonymical operators lalangue singularidad errores ortográficos significantes operadores metafórico y metonímico lalengua singularidade erro ortográfico significante operadores metafórico e metonímico alíngua |
description |
Discute-se neste trabalho a questão da singularidade a partir da presença de erros ortográficos em texto produzido por alunos da 1ª série do ensino fundamental. Mantém-se referência ao constructo teórico do Interacionismo em aquisição de linguagem, campo que, a partir de um encontro com a psicanálise lacaniana, considera que há um real da língua e um sujeito efeito de linguagem. Procura-se sustentar a supremacia do significante no sujeito, fato em que Lacan muito insistiu ao longo de seu ensino. Os significantes articulam-se através dos operadores metafórico e metonímico até que a linguagem, por meio desse funcionamento, possa fazer deles um equívoco. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035 10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v13i25p118-137 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46035/49660 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 118-137 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067492860887040 |