O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594 |
Resumo: | O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos. |
id |
USP-67_bb0c8f82505a75a1b2d62668f2c53cd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/195594 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivosThe Thematic Story-Drawing Procedure in Qualitative Researches about Collective ImaginariesEl procedimiento de dibujos-relatos con temática en investigacións cualitativas sobre imaginarios colectivosLa procédure de dessins-histoires avec thème dans des recherches qualitatives sur les imaginaires collectifsPesquisa qualitativaPsicologia clínicaMétodo psicanalíticoO Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos.La Procédure de Dessins-Histoires avec Thème est un ressource qui a été utilisé dans plusieurs recherches sur des imaginaires collectives qui prennent la psychologie psychanalytique concrète comme cadre théorique et méthodologique. L'objectif de ce texte se justifie pour présenter les fondements théoriques et méthodologiques de ce type de ressource. À cette fin, l'article est organisé en trois sections. Dans la premier, il aborde des différentes possibilités par lesquelles la psychanalyse est liée à la recherche qualitative, en vue de situer des travails avec la Procédure de Dessins-Histoires avec Thème dans cettes alternatives. Dans la seconde, il présente, détaille et justifie la procédure elle-même, en accordant une attention au processus de définition du thème. Dans la troisième, il présente du matériel de recherche pour illustrer les questions qui composent la deuxième partie de l'article.Il conclut en considérant que l'utilisation de la Procédure de Dessins-Histoires avec Thème, lorsqu'elle est ancrée et articulée avec un cadre théorique dûment expliqué, s'avère être un médiateur dialogique fécond dans la production de matériel d'investigation dans la recherche sur les imaginaires collectifs.El Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema es un mediador que ha sido utilizado en diversas investigaciones sobre imaginarios colectivos que toman la psicología psicoanalítica concreta como marco teórico-metodológico. Así, se justifica el propósito del texto de presentar los fundamentos teórico-metodológicos de este tipo de recurso. El artículo se organiza en tres secciones. En el primero, se discuten las diversas posibilidades a través de las cuales el psicoanálisis se ha vinculado a la investigación cualitativa, con miras a situar el trabajo con el Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema en este abanico de alternativas. En el segundo, presenta, detalla y ustifica el propio procedimiento, prestando atención al proceso de definición del tema a solicitar. En el tercero, presenta material de investigación para ilustrar las preguntas que componen la segunda parte del artículo. Concluye considerando que la utilización del Procedimiento de Dibujos-Cuentos con Tema, cuando fundamentado y articulado con un refencial teórico debidamente explicado, se muestra como un fructífero mediador dialógico en la producción de material investigativo en la investigación de los imaginarios colectivos.The Thematic Story-Drawing Procedure is a mediator that has been used in several researches on collective imagery which take the concrete psychoanalytic psychology as a theoretical-methodological framework. Thus, it is justified the present’s paper aim which is to discuss the theoretical and methodological foundations of this type of mediator. The paper is organized in three sections. In the first, it discusses the various possibilities through which psychoanalysis has been linked to qualitative research, situating researches with Thematic Story-Drawing Procedure in these range of possibilities. In the second, it presents, details, and justifies the procedure itself, devoting attention to the process of defining the theme to be requested. In the third, it presents research material to illustrate the questions presented in the second part of the paper. It considers that the use of the Thematic Story-Drawing Procedure, when articulated with a duly explained theoretical framework, proves to be a fruitful dialogic mediator in the production of investigative material in research on collective imaginaries.Universidade de São Paulo2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/19559410.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 98-114Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 98-114Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 98-114Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 98-114Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 1 (2023); 98-114Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 1 (2023); 98-1141981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594/193673Copyright (c) 2023 Carlos Del Negro Visintin, Fabiana Follador e Ambrosio, Tânia Maria José Aiello-Vaisberghttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessVisintin, Carlos Del Negro Ambrosio, Fabiana Follador eAiello-Vaisberg, Tânia Maria José2023-06-15T13:48:10Zoai:revistas.usp.br:article/195594Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2023-06-15T13:48:10Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos The Thematic Story-Drawing Procedure in Qualitative Researches about Collective Imaginaries El procedimiento de dibujos-relatos con temática en investigacións cualitativas sobre imaginarios colectivos La procédure de dessins-histoires avec thème dans des recherches qualitatives sur les imaginaires collectifs |
title |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
spellingShingle |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos Visintin, Carlos Del Negro Pesquisa qualitativa Psicologia clínica Método psicanalítico |
title_short |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
title_full |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
title_fullStr |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
title_full_unstemmed |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
title_sort |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema em pesquisas qualitativas sobre imaginários coletivos |
author |
Visintin, Carlos Del Negro |
author_facet |
Visintin, Carlos Del Negro Ambrosio, Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
author_role |
author |
author2 |
Ambrosio, Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Visintin, Carlos Del Negro Ambrosio, Fabiana Follador e Aiello-Vaisberg, Tânia Maria José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa qualitativa Psicologia clínica Método psicanalítico |
topic |
Pesquisa qualitativa Psicologia clínica Método psicanalítico |
description |
O Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema é um mediador que vem sendo utilizado em várias pesquisas sobre imaginários coletivos que tomam a psicologia psicanalítica concreta como referencial teórico-metodológico. Assim, justifica-se o objetivo do presente texto de apresentar os fundamentos teórico-metodológicos desse tipo de recurso. Para tanto, o artigo está organizado em três seções. Na primeira, discorre sobre as diversas possibilidades por meio das quais a psicanálise vem sendo vinculada à pesquisa qualitativa, com vistas a situar o trabalho com o Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema nesse leque de alternativas. Na segunda, apresenta, detalha e fundamenta o próprio procedimento, dedicando atenção ao processo de definição do tema a ser solicitado. Na terceira, apresenta material de pesquisa para ilustrar as questões que compõem a segunda parte do artigo. Finaliza considerando que o uso do Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema, quando fundamentado e articulado com referencial teórico devidamente explicitado, revela-se um mediador dialógico fecundo na produção de material investigativo em pesquisas sobre imaginários coletivos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594 10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v28i1p98-114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/195594/193673 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 98-114 Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 98-114 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 98-114 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 98-114 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 28 N. 1 (2023); 98-114 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 28 Núm. 1 (2023); 98-114 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067492285218816 |