Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saboia, Camila
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100
Resumo: This article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary.
id USP-67_c63a86b5888c28f4a3cd2337f63e11ab
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46100
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?Como el método de observación directa del comportamiento del bebe y del niño puede contribuir en el desarollo de la investigación clínica psicoanalitica?How can the methodology of direct observation of the baby's and the child's behaviour contribute to the progress of the research in clinical psycho analysis?método de observaçãométodo de tratamentointervenção precocepesquisa em psicanálisemétodo de observaciónmétodo de tratamientointervención precozinvestigación psicoanaliticamethod of observationmethod of treatmentearly interventionresearch in psycho analysisThis article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary.El articulo propone una reflexión sobre las interfases entre "el método de "observación» y de «método de trataimento » en la investigación clínica psicoanalitica. La clínica precoz necesita reconsiderar su objeto de estudio puesto que interviene en una etapa que precede la adquisición del lenguaje. De esta manera, el questionamiento se basa en una posible comparación del valor metafórico de la palabra y del valor de los gestos y el comportamiento del bebe. Winnicott enfatizo sobre la diferencia entre « primitivo » y « profundo » estableciendo así nuevas maneras de entender que « infante en observación » e « infante en cura analitica » no son dos metodos antagonistas sino complementarios.Propomos uma reflexão sobre as interfaces entre o método de observação e o método de tratamento no avanço da pesquisa clínica psicanalítica. A clínica precoce nos convoca à necessidade de uma redimensão do objeto de estudo, pois intervirmos num tempo que antecede aquele do da linguagem. Nesse sentido, interrogamos se o valor metafórico da palavra poderia ser comparado ao valor dos gestos e do comportamento do bebê. Winnicott, ao enfatizar sobre a diferença entre "primitivo" e o "profundo", oferece-nos novos subsídios para compreender que a "criança da observação" e a "criança da cura analitica" não são antagônicas, mas sim complementares.Universidade de São Paulo2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4610010.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-4411981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100/49725Saboia, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:59:56Zoai:revistas.usp.br:article/46100Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:59:56Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
Como el método de observación directa del comportamiento del bebe y del niño puede contribuir en el desarollo de la investigación clínica psicoanalitica?
How can the methodology of direct observation of the baby's and the child's behaviour contribute to the progress of the research in clinical psycho analysis?
title Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
spellingShingle Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
Saboia, Camila
método de observação
método de tratamento
intervenção precoce
pesquisa em psicanálise
método de observación
método de tratamiento
intervención precoz
investigación psicoanalitica
method of observation
method of treatment
early intervention
research in psycho analysis
title_short Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
title_full Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
title_fullStr Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
title_full_unstemmed Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
title_sort Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
author Saboia, Camila
author_facet Saboia, Camila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saboia, Camila
dc.subject.por.fl_str_mv método de observação
método de tratamento
intervenção precoce
pesquisa em psicanálise
método de observación
método de tratamiento
intervención precoz
investigación psicoanalitica
method of observation
method of treatment
early intervention
research in psycho analysis
topic método de observação
método de tratamento
intervenção precoce
pesquisa em psicanálise
método de observación
método de tratamiento
intervención precoz
investigación psicoanalitica
method of observation
method of treatment
early intervention
research in psycho analysis
description This article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100
10.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100/49725
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067493055922176