Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100 |
Resumo: | This article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary. |
id |
USP-67_c63a86b5888c28f4a3cd2337f63e11ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/46100 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica?Como el método de observación directa del comportamiento del bebe y del niño puede contribuir en el desarollo de la investigación clínica psicoanalitica?How can the methodology of direct observation of the baby's and the child's behaviour contribute to the progress of the research in clinical psycho analysis?método de observaçãométodo de tratamentointervenção precocepesquisa em psicanálisemétodo de observaciónmétodo de tratamientointervención precozinvestigación psicoanaliticamethod of observationmethod of treatmentearly interventionresearch in psycho analysisThis article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary.El articulo propone una reflexión sobre las interfases entre "el método de "observación» y de «método de trataimento » en la investigación clínica psicoanalitica. La clínica precoz necesita reconsiderar su objeto de estudio puesto que interviene en una etapa que precede la adquisición del lenguaje. De esta manera, el questionamiento se basa en una posible comparación del valor metafórico de la palabra y del valor de los gestos y el comportamiento del bebe. Winnicott enfatizo sobre la diferencia entre « primitivo » y « profundo » estableciendo así nuevas maneras de entender que « infante en observación » e « infante en cura analitica » no son dos metodos antagonistas sino complementarios.Propomos uma reflexão sobre as interfaces entre o método de observação e o método de tratamento no avanço da pesquisa clínica psicanalítica. A clínica precoce nos convoca à necessidade de uma redimensão do objeto de estudo, pois intervirmos num tempo que antecede aquele do da linguagem. Nesse sentido, interrogamos se o valor metafórico da palavra poderia ser comparado ao valor dos gestos e do comportamento do bebê. Winnicott, ao enfatizar sobre a diferença entre "primitivo" e o "profundo", oferece-nos novos subsídios para compreender que a "criança da observação" e a "criança da cura analitica" não são antagônicas, mas sim complementares.Universidade de São Paulo2010-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4610010.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-4411981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100/49725Saboia, Camilainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:59:56Zoai:revistas.usp.br:article/46100Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:59:56Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? Como el método de observación directa del comportamiento del bebe y del niño puede contribuir en el desarollo de la investigación clínica psicoanalitica? How can the methodology of direct observation of the baby's and the child's behaviour contribute to the progress of the research in clinical psycho analysis? |
title |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
spellingShingle |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? Saboia, Camila método de observação método de tratamento intervenção precoce pesquisa em psicanálise método de observación método de tratamiento intervención precoz investigación psicoanalitica method of observation method of treatment early intervention research in psycho analysis |
title_short |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
title_full |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
title_fullStr |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
title_full_unstemmed |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
title_sort |
Como o método de observação direta do comportamento do bebê e da criança pode contribuir para avanço da pesquisa clínica psicanalítica? |
author |
Saboia, Camila |
author_facet |
Saboia, Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saboia, Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
método de observação método de tratamento intervenção precoce pesquisa em psicanálise método de observación método de tratamiento intervención precoz investigación psicoanalitica method of observation method of treatment early intervention research in psycho analysis |
topic |
método de observação método de tratamento intervenção precoce pesquisa em psicanálise método de observación método de tratamiento intervención precoz investigación psicoanalitica method of observation method of treatment early intervention research in psycho analysis |
description |
This article introduces a frame of reflexion about the links between "the method of observation" and "method of treatment" in the field of research in clinical psycho-analysis. Early clinic leads to necessarily reconsider the object of the study, as it is about intervening at an early stage, before the language appears. To that extent, the question is raised whether the metaphoric value of the language could be compared to the value of the baby's gestures and behaviour. Winnicott, by highlighting the difference between "primitive" and "profound", offers new ways to understand that the "child in observation" and the "child in analytic cure" are no longer antagonist, but complementary. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100 10.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v15i2p434-441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46100/49725 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 15 n. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 15 ##issue.no## 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 15 N. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 15 No. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 15 No 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 15 Núm. 2 (2010): Dossiê: Abordagens psicanalíticas na educação - pesquisa e prática; 434-441 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067493055922176 |