Observação : instrumento de avaliação didática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Emily Caroline Felix
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
Texto Completo: https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459
Resumo: Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aula
id UEL_aa4ebd39193c189cd798b8ad4c086feb
oai_identifier_str oai:repositorio.uel.br:123456789/9459
network_acronym_str UEL
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository_id_str
spelling Observação : instrumento de avaliação didáticaEducação matemáticaAprendizagemAvaliaçãoObservação (Método educacional)Mathematics educationLearningObservation (Educational method)EvaluationResumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aulaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: This research aimed to analyze, discuss and present Observation characteristics as a possible learning assessment tool in Didactic Assessment, an assessment perspective adopted in Realistic Mathematical Education For this, a qualitative speculative approach was used It was identified that Observation as a Didactic Assessment instrument can function as a regulatory element for decision-making in the classroom and can act as a subordinate process to the service of learning Observation, in this perspective, can be a form of classroom interaction It is expected that observation, possibly already carried out in the classroom, will be used as a Didactic Assessment instrument, given its characteristics for the development of critical reflection in the classroom contextBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]Soares, Maria Tereza CarneiroDalto, Jader OtávioBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]Cordeiro, Emily Caroline Felix2024-05-01T11:55:38Z2024-05-01T11:55:38Z2021.0001.03.2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-04T02:04:13Zoai:repositorio.uel.br:123456789/9459Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-04T02:04:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Observação : instrumento de avaliação didática
title Observação : instrumento de avaliação didática
spellingShingle Observação : instrumento de avaliação didática
Cordeiro, Emily Caroline Felix
Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Observação (Método educacional)
Mathematics education
Learning
Observation (Educational method)
Evaluation
title_short Observação : instrumento de avaliação didática
title_full Observação : instrumento de avaliação didática
title_fullStr Observação : instrumento de avaliação didática
title_full_unstemmed Observação : instrumento de avaliação didática
title_sort Observação : instrumento de avaliação didática
author Cordeiro, Emily Caroline Felix
author_facet Cordeiro, Emily Caroline Felix
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Buriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]
Soares, Maria Tereza Carneiro
Dalto, Jader Otávio
Burias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Emily Caroline Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Observação (Método educacional)
Mathematics education
Learning
Observation (Educational method)
Evaluation
topic Educação matemática
Aprendizagem
Avaliação
Observação (Método educacional)
Mathematics education
Learning
Observation (Educational method)
Evaluation
description Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar, discutir e apresentar características da Observação como possível instrumento de avaliação da aprendizagem na Avaliação Didática, perspectiva de avaliação adotada na Educação Matemática Realística Para tal, foi utilizada uma abordagem qualitativa de cunho especulativo Identificou-se que a Observação como instrumento de Avaliação Didática pode funcionar como elemento regulador para a tomada de decisões em sala de aula e pode atuar como processo subordinado ao serviço da aprendizagem A Observação, nessa perspectiva, pode ser uma forma de interação em sala de aula Espera-se que a observação, possivelmente já realizada em sala de aula, seja utilizada como instrumento de Avaliação Didática, dadas as suas características para o desenvolvimento da reflexão crítica no contexto da sala de aula
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 01.03.2021
2021.00
2024-05-01T11:55:38Z
2024-05-01T11:55:38Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459
url https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mestrado
Ensino de Ciências e Educação Matemática
Centro de Ciências Exatas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Londrina
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv bcuel@uel.br||
_version_ 1803654594853601280