Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marilene Proença Rebello de
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921
Resumo: Este artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira.
id USP-67_c9083a910437f2bd4c30429b9631aaee
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/60921
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectivesFormação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivasPsicologiaeducaçãopsicologia escolarpsicologia clínicaformação dc psicólogosPsychologyeducationschool psychologyclinical psychologyundergraduate education of psychologistsEste artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira.This article analyses the psychological concepts and practices of assistance relating to the learning problems taught in undergraduate courses of Psychology. 268 records of attendance were examined, focusing the following aspects: nature and profile of the school procedures, modes and conception of psychological assistance relating to the learning problems. One can verified that the interpretation clinical psychologists give to the school complaint reveals that they do not know the latest research related to the daily life of a school even when they criticize the quality of the public school.Universidade de São Paulo2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6092110.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154Estilos da Clinica; v. 5 n. 9 (2000); 134-154Estilos da Clinica; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2000); 134-154Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 5 N. 9 (2000); 134-154Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 5 No. 9 (2000); 134-154Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 5 No 9 (2000); 134-154Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 5 Núm. 9 (2000); 134-1541981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921/63957Souza, Marilene Proença Rebello deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:41Zoai:revistas.usp.br:article/60921Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:41Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
Formação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivas
title Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
spellingShingle Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
Souza, Marilene Proença Rebello de
Psicologia
educação
psicologia escolar
psicologia clínica
formação dc psicólogos
Psychology
education
school psychology
clinical psychology
undergraduate education of psychologists
title_short Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
title_full Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
title_fullStr Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
title_full_unstemmed Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
title_sort Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
author Souza, Marilene Proença Rebello de
author_facet Souza, Marilene Proença Rebello de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marilene Proença Rebello de
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
educação
psicologia escolar
psicologia clínica
formação dc psicólogos
Psychology
education
school psychology
clinical psychology
undergraduate education of psychologists
topic Psicologia
educação
psicologia escolar
psicologia clínica
formação dc psicólogos
Psychology
education
school psychology
clinical psychology
undergraduate education of psychologists
description Este artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921
10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921/63957
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 5 n. 9 (2000); 134-154
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2000); 134-154
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 5 N. 9 (2000); 134-154
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 5 No. 9 (2000); 134-154
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 5 No 9 (2000); 134-154
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 5 Núm. 9 (2000); 134-154
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494004883456