Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921 |
Resumo: | Este artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira. |
id |
USP-67_c9083a910437f2bd4c30429b9631aaee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/60921 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectivesFormação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivasPsicologiaeducaçãopsicologia escolarpsicologia clínicaformação dc psicólogosPsychologyeducationschool psychologyclinical psychologyundergraduate education of psychologistsEste artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira.This article analyses the psychological concepts and practices of assistance relating to the learning problems taught in undergraduate courses of Psychology. 268 records of attendance were examined, focusing the following aspects: nature and profile of the school procedures, modes and conception of psychological assistance relating to the learning problems. One can verified that the interpretation clinical psychologists give to the school complaint reveals that they do not know the latest research related to the daily life of a school even when they criticize the quality of the public school.Universidade de São Paulo2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6092110.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154Estilos da Clinica; v. 5 n. 9 (2000); 134-154Estilos da Clinica; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2000); 134-154Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 5 N. 9 (2000); 134-154Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 5 No. 9 (2000); 134-154Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 5 No 9 (2000); 134-154Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 5 Núm. 9 (2000); 134-1541981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921/63957Souza, Marilene Proença Rebello deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:41Zoai:revistas.usp.br:article/60921Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:41Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives Formação de psicólogos para o atendimento a problemas de aprendizagem: desafios e perspectivas |
title |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
spellingShingle |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives Souza, Marilene Proença Rebello de Psicologia educação psicologia escolar psicologia clínica formação dc psicólogos Psychology education school psychology clinical psychology undergraduate education of psychologists |
title_short |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
title_full |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
title_fullStr |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
title_full_unstemmed |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
title_sort |
Undergraduate education of psychologists towards the learning problems: challenges and perspectives |
author |
Souza, Marilene Proença Rebello de |
author_facet |
Souza, Marilene Proença Rebello de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Marilene Proença Rebello de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educação psicologia escolar psicologia clínica formação dc psicólogos Psychology education school psychology clinical psychology undergraduate education of psychologists |
topic |
Psicologia educação psicologia escolar psicologia clínica formação dc psicólogos Psychology education school psychology clinical psychology undergraduate education of psychologists |
description |
Este artigo discute a formação de psicólogos diante dos problemas de aprendizagem, partindo da análise de concepções e práticas psicológicas de atendimento ensinadas em cursos de graduação em Psicologia. 268 prontuários de atendimento em clínicas-escola foram pesquisados, focalizando-se os seguintes aspectos: natureza e perfil dos encaminhamentos escolares, concepções e modalidades de atendimento psicológico à queixa escolar. Constatamos que a interpretação dada aos encaminhamentos escolares pelos psicólogos clínicos demonstra desconhecimento de boa parte das pesquisas educacionais relativas à vida diária escolar, embora se teçam críticas à qualidade da escola pública brasileira. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921 10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v5i9p134-154 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60921/63957 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 5 n. 9 (2000); 134-154 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2000); 134-154 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 5 N. 9 (2000); 134-154 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 5 No. 9 (2000); 134-154 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 5 No 9 (2000); 134-154 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 5 Núm. 9 (2000); 134-154 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067494004883456 |