Escrita ilegível: o que não se pode ler no que está escrito

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fragelli, Ilana Katz Zagury
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46033
Resumo: O artigo apresenta uma discussão a respeito dos elementos teóricos que tornam possível a abordagem do fenômeno da ilegibilidade na escrita de uma criança como sintoma clínico. Para tal, pretende articular, em um fragmento clínico, as questões referentes à letra alfabética em sua vertente imagética e à instituição da imagem do corpo como próprio. Assim, a escrita, enquanto fato de linguagem, poderia situar uma formação sintomática referida à estruturação da imagem do corpo.
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spelling Escrita ilegível: o que não se pode ler no que está escritoEscritura ilegible: lo que no se puede leer en lo que se ha escritoNon-legible writing: what can't be read in what is writtenwritingsymptomimagenon-legibilityescriturasíntomaimagenilegibigidadescritasintomaimagemilegibilidadeO artigo apresenta uma discussão a respeito dos elementos teóricos que tornam possível a abordagem do fenômeno da ilegibilidade na escrita de uma criança como sintoma clínico. Para tal, pretende articular, em um fragmento clínico, as questões referentes à letra alfabética em sua vertente imagética e à instituição da imagem do corpo como próprio. Assim, a escrita, enquanto fato de linguagem, poderia situar uma formação sintomática referida à estruturação da imagem do corpo.This paper presents the non-legibility of a child's writing as a clinic symptom and discusses a theoretical approach that makes this assumption possible. With this aim, it proposes an articulation between the alphabetical letter in its imagetical materiality and the construction of the body image as a body proper, and presents a clinical fragment to expose this articulation. Understood as a fact of language writing can relate the constitution of a symptom to the structuration of the body image.El artículo presenta una discusión acerca de los elementos teóricos que' habilitan el abordaje del fenómeno de la ilegibilidad en la escritura de un niño como síntoma clínico. Con ese fin, intenta articular, en una viñeta clínica, las cuestiones referentes a la letra alfabética en su vertiente imagética y la institución de la imagen del cuerpo como propio. Así, la escritura, en tanto hecho del lenguaje, podria ubicar una formación sintomática alusiva a la estructuración de la imagen del cuerpo.Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4603310.11606/issn.1981-1624.v13i25p78-93Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-93Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-93Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-93Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-93Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-93Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 78-931981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46033/49658Fragelli, Ilana Katz Zaguryinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:39Zoai:revistas.usp.br:article/46033Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:39Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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