School as an inheritor of parents functions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Valéria Aguiar Carneiro
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60947
Resumo: O trabalho clínico com crianças leva o psicanalista a deparar com as questões referentes ao campo da educação. Neste texto a autora interroga acerca da concepção que tem sido compartilhada na atualidade, sobre a função educativa da escola e ainda a respeito de como a educação das crianças tem se realizado no espaço escolar. Faz uma retomada histórica constatando que o lugar de criança e, em seguida, o surgimento da família moderna e da escola coincidem. A escola é desde sempre um lugar de inscrição social. Nesta perspectiva, a escola tem uma função co-extensiva à dos pais, na tarefa de educação das crianças. A partir de uma breve análise, situa os diferentes lugares que pais e educadores ocupam na função de educar as crianças, considerando o desejo. Reflete criticamente sobre a forma pela qual as escolas têm tomado a sua função educativa, resultando em conseqüências que surgem para nós na clinica cotidiana.
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spelling School as an inheritor of parents functionsEspaço escolar como herdeiro das funções parentaisSchoolparentseducatorsparents functionsEscolapaiseducadoresfunções parentaisO trabalho clínico com crianças leva o psicanalista a deparar com as questões referentes ao campo da educação. Neste texto a autora interroga acerca da concepção que tem sido compartilhada na atualidade, sobre a função educativa da escola e ainda a respeito de como a educação das crianças tem se realizado no espaço escolar. Faz uma retomada histórica constatando que o lugar de criança e, em seguida, o surgimento da família moderna e da escola coincidem. A escola é desde sempre um lugar de inscrição social. Nesta perspectiva, a escola tem uma função co-extensiva à dos pais, na tarefa de educação das crianças. A partir de uma breve análise, situa os diferentes lugares que pais e educadores ocupam na função de educar as crianças, considerando o desejo. Reflete criticamente sobre a forma pela qual as escolas têm tomado a sua função educativa, resultando em conseqüências que surgem para nós na clinica cotidiana.The clinical work with children group leads the psychoanalyst coining across with the referring subjects to the field of the Education. In that text the author interrogates concerning the conception that has been shared at the present tune, about the educational function of the school and still how the children's education has been accomplished in the school space. She makes a historical retaking verifying that child's place and, soon after, the appearance of the modern family and of school, they coincide. The school is, however, a place of social registration. In this perspective, school has a co-extensive function to the one of the parents, in the task of children's education. Starting from a brief analysis, it sites the different places that parents and educators take part educating children, considering desire. She ponders critically about the way schools have been taken its educational function, with consequences we face at daily clinic.Universidade de São Paulo2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6094710.11606/issn.1981-1624.v6i11p27-32Estilos da Clinica; v. 6 n. 11 (2001); 27-32Estilos da Clinica; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 11 (2001); 27-32Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 6 N. 11 (2001); 27-32Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 6 No. 11 (2001); 27-32Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 6 No 11 (2001); 27-32Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 6 Núm. 11 (2001); 27-321981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60947/63983Martins, Valéria Aguiar Carneiroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:20Zoai:revistas.usp.br:article/60947Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:20Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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