O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Paula Julianna Chaves
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Maria Celina Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117776
Resumo: Este artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans, problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função "educativa" exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf acaba permitindo o acesso absoluto de Hans à mãe, acentuando seu fracasso enquanto agente da castração.
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spelling O caso Hans e a educação psicanaliticamente orientada: leitura crítica de uma experiência inaugural El caso Hans y la educación psicoanalíticamente orientada: lectura y crítica de una experiencia inaugural The Hans case and the psychoanalytically oriented education: critical reading of an inaugural experience Este artigo consiste na releitura do caso clínico do pequeno Hans, problematizando acerca da dificuldade presente na tarefa de educar e tratar simultaneamente uma criança. Mesmo reconhecendo a importância desse estudo para o desenvolvimento da teoria freudiana sobre a sexualidade infantil, nossa discussão recairá sobre o que compreendemos como função "educativa" exercida por Max Graf. Considerando esse caso como uma experiência que inaugura a proposta freudiana de 1933 sobre uma educação psicanaliticamente orientada, conclui-se que, ocupado na função de analista/educador do próprio filho, Graf acaba permitindo o acesso absoluto de Hans à mãe, acentuando seu fracasso enquanto agente da castração. Este artículo consiste en una nueva lectura del caso clínico del pequeño Hans, problematizando acerca de la dificultad presente en la tarea de educar y tratar simultáneamente a un niño. Aun reconocemos la importancia de este estudio para el desarrollo de la teoría freudiana sobre la sexualidad infantil, nuestra discusión recaerá sobre lo que se entiende por "función educativa", ejercida por Max Graf. Considerando este caso como una experiencia que inauguró la propuesta freudiana del 1933 sobre una educación psicoanalíticamente orientada, se concluye que, al ubicarse en la función de analista/educador de su propio hijo, Graf acabó permitiendo el acceso absoluto de Hans a la madre, acentuando su fracaso como agente de castración. This article consists in a new approach to the clinical case of little Hans, questioning the difficult task of educating and simultaneously treating a child. While recognizing the importance of this study for the development of Freud's infantile sexuality theory, our discussion will be on what we understand as the "educational" function of Max Graf. Considering this case as an experience that introduces Freud's 1933 proposal of a psychoanalytically oriented education, it is concluded that, engaged in the function of analyst/educator of his own son, Graf enables the absolute access to Hans' mother, accentuating his failure as the castration agent. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11777610.11606/issn.1981-1624.v21i1p80-95Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 80-95Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 80-95Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 80-95Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 80-95Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 80-95Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 80-951981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117776/115422Pinto, Paula Julianna ChavesLima, Maria Celina Peixotoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:51Zoai:revistas.usp.br:article/117776Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:51Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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