School inclusion and special education: considerations on brazilian educational policy
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60917 |
Resumo: | Tendo como eixo o direito à educação para todos, explora-se particularmente neste texto como tal direito vem se concretizando para parcela de alunos deficientes físicos, sensoriais ou mentais que, para seu desenvolvimento, muitas vezes demandam condições não usualmente disponíveis nos sistemas de ensino. Procura-se evidenciar o potencial de exclusão que decorre dos princípios que vêm norteando, na atualidade, as políticas educacionais, no contexto de reforma do Estado, evidenciando sua contradição com o discurso da inclusão escolar. |
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School inclusion and special education: considerations on brazilian educational policyInclusão escolar e educação especial: considerações sobre a política educacional brasileiraInclusioneducational policyspecial educationInclusãopolítica educacionaleducação especialTendo como eixo o direito à educação para todos, explora-se particularmente neste texto como tal direito vem se concretizando para parcela de alunos deficientes físicos, sensoriais ou mentais que, para seu desenvolvimento, muitas vezes demandam condições não usualmente disponíveis nos sistemas de ensino. Procura-se evidenciar o potencial de exclusão que decorre dos princípios que vêm norteando, na atualidade, as políticas educacionais, no contexto de reforma do Estado, evidenciando sua contradição com o discurso da inclusão escolar.The authors explore how the riaght to "Education for all" is becoming a reality for part of physical, sensorial, and mental handicapped students. These students demand unusual conditions which are not available in the learning systems. The authors try to show the potential oi exclusion that comes from principles which direct the educational policies. These principles contradict the school inclusion discourse.Universidade de São Paulo2000-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6091710.11606/issn.1981-1624.v5i9p96-108Estilos da Clinica; v. 5 n. 9 (2000); 96-108Estilos da Clinica; ##issue.vol## 5 ##issue.no## 9 (2000); 96-108Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 5 N. 9 (2000); 96-108Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 5 No. 9 (2000); 96-108Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 5 No 9 (2000); 96-108Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 5 Núm. 9 (2000); 96-1081981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60917/63953Mazzotta, Marcos José da SilveiraSousa, Sandra M. Zákia L.info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:45Zoai:revistas.usp.br:article/60917Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:45Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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