Desempenho da pós-graduação em saúde coletiva e desenvolvimento do SUS: existe relação?
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/202823 |
Resumo: | Este ensaio questiona se e até que ponto os programas de pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva contribuem para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A hipótese é positiva, ainda que não se afirme um movimento óbvio e espontâneo, pois evidências científicas nunca são mecanicamente adotadas; a implementação é um ato político de gestão e não uma decorrência de estudos acadêmicos. O argumento é que esses programas se equilibram entre dois compromissos: obedecem à lógica educacional do mais alto nível do ensino superior e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, mas objetivam conhecimento e qualificação do setor saúde. As bases que fundamentam este texto são artigos e relatórios que tratam da significância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento mundial e nacional; artigos que tratam do mercado de trabalho dos ex-alunos da pós-graduação; e depoimentos de 16 coordenadores de programas cuja relevância está assinalada na análise do trabalho. Conclui-se que há um efeito, por vezes difuso, por vezes concreto, dos cursos de pós-graduação no desempenho do SUS e de outras instituições nacionais. Diferenciam-se as contribuições dos doutorados, dos mestrados acadêmicos e dos mestrados profissionais, cada um a seu modo é fundamental para a qualificação do SUS. |
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Desempenho da pós-graduação em saúde coletiva e desenvolvimento do SUS: existe relação?Post-graduate performance in public health and SUS development: is there a relationship?Graduate programsPublic healthSUSScience & TechnologyPós-graduaçãoSaúde coletivaSUSCiência & TecnologiaEste ensaio questiona se e até que ponto os programas de pós-graduação stricto sensu em saúde coletiva contribuem para o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A hipótese é positiva, ainda que não se afirme um movimento óbvio e espontâneo, pois evidências científicas nunca são mecanicamente adotadas; a implementação é um ato político de gestão e não uma decorrência de estudos acadêmicos. O argumento é que esses programas se equilibram entre dois compromissos: obedecem à lógica educacional do mais alto nível do ensino superior e ao desenvolvimento da ciência e tecnologia, mas objetivam conhecimento e qualificação do setor saúde. As bases que fundamentam este texto são artigos e relatórios que tratam da significância da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento mundial e nacional; artigos que tratam do mercado de trabalho dos ex-alunos da pós-graduação; e depoimentos de 16 coordenadores de programas cuja relevância está assinalada na análise do trabalho. Conclui-se que há um efeito, por vezes difuso, por vezes concreto, dos cursos de pós-graduação no desempenho do SUS e de outras instituições nacionais. Diferenciam-se as contribuições dos doutorados, dos mestrados acadêmicos e dos mestrados profissionais, cada um a seu modo é fundamental para a qualificação do SUS.This essay asks whether and to what extent the stricto sensu graduate programs in public health contribute to the development of the Brazilian Unified Health System (SUS). The hypothesis is positive, despite not supposing an obvious and spontaneous movement, as scientific evidence is never mechanically adopted; implementation is a political management act and not a simple academic consequence. The argument is that these programs are balanced between two commitments: they obey the educational logic of the highest level of higher education and the development of science and technology; but seek knowledge and qualification of the health sector. The bases that support this text are articles and reports that deal with the significance of science, technology, and innovation for world and national development; articles that deal with the job market of former graduate students; and testimonies of 16 course coordinators whose relevance is highlighted in the analysis of the work. It concludes that there is a, sometimes diffuse, sometimes concrete, effect of postgraduate courses on the performance of the SUS and the other national institutions. The contributions of doctorates, academic masters, and professional masters are different, each one is essential for the qualification of the SUS in its own way.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2022-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/20282310.1590/S0104-12902022220011ptSaúde e Sociedade; v. 31 n. 3 (2022); e220011ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 No. 3 (2022); e220011ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 3 (2022); e220011pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/202823/186913Copyright (c) 2022 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMinayo, Maria Cecília de SouzaMinayo, Maria Cecília de SouzaMinayo, Maria Cecília de Souza2022-11-03T13:09:58Zoai:revistas.usp.br:article/202823Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2022-11-03T13:09:58Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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