Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Marcos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Novelli, Fabiula Isoton, Kawashima, Larissa Beraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621
Resumo: Este relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes.
id USP-6_1dce0d95902fe2fd55d95dc5771a0f6f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190621
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médioPhysical education, health and multiculturalism in covid-19 times: a high school experienceEducação FísicaSaúdePandemiaEnsinoMulticulturalismoPEHealthPandemicTeachingMulticulturalismEste relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes.This experience report describes and analyses the remote teaching project “What can bodies do in times of pandemic?” developed with classes from the 1st year of High School integrated to the technical course in Events, from the Federal Institute of Mato Grosso (FIMT), within the scope of the Physical Education discipline during the covid-19 pandemic. We rely on Cultural Studies and multiculturalism to develop our teaching proposal. The topics covered were: health concepts; tips for maintaining physical and mental health during the pandemic; vulnerabilities of indigenous, black, women and LGBTQIA+ population in the pandemic; and body image. Despite the difficulties encountered, this project addressed relevant social issues, promoted greater use of digital technologies in the teaching-learning process, as well as stimulated the students’ cultural production.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19062110.1590/S0104-12902021200888Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175860https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175861http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, MarcosNovelli, Fabiula IsotonKawashima, Larissa BeraldoGodoi, MarcosNovelli, Fabiula IsotonKawashima, Larissa Beraldo2021-09-14T13:42:22Zoai:revistas.usp.br:article/190621Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-14T13:42:22Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
Physical education, health and multiculturalism in covid-19 times: a high school experience
title Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
spellingShingle Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
Godoi, Marcos
Educação Física
Saúde
Pandemia
Ensino
Multiculturalismo
PE
Health
Pandemic
Teaching
Multiculturalism
title_short Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
title_full Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
title_fullStr Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
title_full_unstemmed Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
title_sort Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
author Godoi, Marcos
author_facet Godoi, Marcos
Novelli, Fabiula Isoton
Kawashima, Larissa Beraldo
author_role author
author2 Novelli, Fabiula Isoton
Kawashima, Larissa Beraldo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Marcos
Novelli, Fabiula Isoton
Kawashima, Larissa Beraldo
Godoi, Marcos
Novelli, Fabiula Isoton
Kawashima, Larissa Beraldo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Saúde
Pandemia
Ensino
Multiculturalismo
PE
Health
Pandemic
Teaching
Multiculturalism
topic Educação Física
Saúde
Pandemia
Ensino
Multiculturalismo
PE
Health
Pandemic
Teaching
Multiculturalism
description Este relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621
10.1590/S0104-12902021200888
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902021200888
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175860
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175861
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021)
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237464982388736