Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621 |
Resumo: | Este relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes. |
id |
USP-6_1dce0d95902fe2fd55d95dc5771a0f6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/190621 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médioPhysical education, health and multiculturalism in covid-19 times: a high school experienceEducação FísicaSaúdePandemiaEnsinoMulticulturalismoPEHealthPandemicTeachingMulticulturalismEste relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes.This experience report describes and analyses the remote teaching project “What can bodies do in times of pandemic?” developed with classes from the 1st year of High School integrated to the technical course in Events, from the Federal Institute of Mato Grosso (FIMT), within the scope of the Physical Education discipline during the covid-19 pandemic. We rely on Cultural Studies and multiculturalism to develop our teaching proposal. The topics covered were: health concepts; tips for maintaining physical and mental health during the pandemic; vulnerabilities of indigenous, black, women and LGBTQIA+ population in the pandemic; and body image. Despite the difficulties encountered, this project addressed relevant social issues, promoted greater use of digital technologies in the teaching-learning process, as well as stimulated the students’ cultural production.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19062110.1590/S0104-12902021200888Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175860https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175861http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGodoi, MarcosNovelli, Fabiula IsotonKawashima, Larissa BeraldoGodoi, MarcosNovelli, Fabiula IsotonKawashima, Larissa Beraldo2021-09-14T13:42:22Zoai:revistas.usp.br:article/190621Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-14T13:42:22Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio Physical education, health and multiculturalism in covid-19 times: a high school experience |
title |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
spellingShingle |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio Godoi, Marcos Educação Física Saúde Pandemia Ensino Multiculturalismo PE Health Pandemic Teaching Multiculturalism |
title_short |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
title_full |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
title_fullStr |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
title_full_unstemmed |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
title_sort |
Educação física, saúde e multiculturalismo em tempos de covid-19: uma experiência no ensino médio |
author |
Godoi, Marcos |
author_facet |
Godoi, Marcos Novelli, Fabiula Isoton Kawashima, Larissa Beraldo |
author_role |
author |
author2 |
Novelli, Fabiula Isoton Kawashima, Larissa Beraldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Marcos Novelli, Fabiula Isoton Kawashima, Larissa Beraldo Godoi, Marcos Novelli, Fabiula Isoton Kawashima, Larissa Beraldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Física Saúde Pandemia Ensino Multiculturalismo PE Health Pandemic Teaching Multiculturalism |
topic |
Educação Física Saúde Pandemia Ensino Multiculturalismo PE Health Pandemic Teaching Multiculturalism |
description |
Este relato de experiência descreve e analisa o projeto de ensino “O que podem os corpos em tempos de pandemia?” desenvolvido com turmas do 1o ano do ensino médio integrado ao curso técnico em Eventos, do Instituto Federal de Mato Grosso no âmbito da disciplina Educação Física, durante a pandemia da covid-19. A proposta de ensino foi baseada nos estudos culturais e no multiculturalismo, abordando os seguintes temas: conceitos de saúde; dicas para manter a saúde física e mental durante a pandemia; vulnerabilidades de indígenas, negros, mulheres e população LGBTQIA+ na pandemia e imagem corporal. Este projeto abordou temas sociais relevantes, promoveu uma maior utilização das tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem, bem como estimulou a produção cultural dos estudantes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621 10.1590/S0104-12902021200888 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902021200888 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175860 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190621/175861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021) 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237464982388736 |