Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569 |
Resumo: | Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias. |
id |
USP-6_1e6af0d1a746f92ad8e23eff983c2bdb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/7569 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica Problematization about elderly health promotion themes based on a dramatistic experience Promoção da saúde do idosoProblematização no ensino das profissões de saúdeTeatro como estratégia pedagógicaElderly Health PromotionProblematization in Health Professions TeachingTheater as Pedagogical Strategy Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias. This article presents a teaching-learning experience about elderly people's health promotion in the family context, using problematization as the educational approach and employing the collective construction, discussion and presentation of a theatrical text. This experience involved the participation of researchers, technicians and students from the Elderly Healthcare Nucleus of the Federal University of Pernambuco, Brazil, as well as managers, technicians and users of the Elderly Centers supported by the municipal government of Recife. The experience was evaluated as capable of providing content integration, articulating knowledge from different health subjects and professions, besides allowing the dialogue between the concepts brought by the social actors involved, using both verbal and body language. It was considered that a theoretical construction shared by the educational system and by the public service provider was achieved through the combination between the accumulated knowledge and the observations that resulted from the relationship between them. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/756910.1590/S0104-12902008000100015Saúde e Sociedade; v. 17 n. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 No. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 Núm. 1 (2008); 165-175 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569/9089Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes doMarques, Ana Paula de OliveiraLeal, Márcia Carrera CamposMota, Sophia Karlla AlmeidaSilva, Mário Roberto Agostinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:28:47Zoai:revistas.usp.br:article/7569Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:28:47Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica Problematization about elderly health promotion themes based on a dramatistic experience |
title |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
spellingShingle |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do Promoção da saúde do idoso Problematização no ensino das profissões de saúde Teatro como estratégia pedagógica Elderly Health Promotion Problematization in Health Professions Teaching Theater as Pedagogical Strategy |
title_short |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
title_full |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
title_fullStr |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
title_full_unstemmed |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
title_sort |
Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica |
author |
Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do |
author_facet |
Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do Marques, Ana Paula de Oliveira Leal, Márcia Carrera Campos Mota, Sophia Karlla Almeida Silva, Mário Roberto Agostinho da |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Ana Paula de Oliveira Leal, Márcia Carrera Campos Mota, Sophia Karlla Almeida Silva, Mário Roberto Agostinho da |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do Marques, Ana Paula de Oliveira Leal, Márcia Carrera Campos Mota, Sophia Karlla Almeida Silva, Mário Roberto Agostinho da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Promoção da saúde do idoso Problematização no ensino das profissões de saúde Teatro como estratégia pedagógica Elderly Health Promotion Problematization in Health Professions Teaching Theater as Pedagogical Strategy |
topic |
Promoção da saúde do idoso Problematização no ensino das profissões de saúde Teatro como estratégia pedagógica Elderly Health Promotion Problematization in Health Professions Teaching Theater as Pedagogical Strategy |
description |
Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569 10.1590/S0104-12902008000100015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902008000100015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569/9089 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 17 n. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 No. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 Núm. 1 (2008); 165-175 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237454174715904 |