Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Marques, Ana Paula de Oliveira, Leal, Márcia Carrera Campos, Mota, Sophia Karlla Almeida, Silva, Mário Roberto Agostinho da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569
Resumo: Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias.
id USP-6_1e6af0d1a746f92ad8e23eff983c2bdb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/7569
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica Problematization about elderly health promotion themes based on a dramatistic experience Promoção da saúde do idosoProblematização no ensino das profissões de saúdeTeatro como estratégia pedagógicaElderly Health PromotionProblematization in Health Professions TeachingTheater as Pedagogical Strategy Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias. This article presents a teaching-learning experience about elderly people's health promotion in the family context, using problematization as the educational approach and employing the collective construction, discussion and presentation of a theatrical text. This experience involved the participation of researchers, technicians and students from the Elderly Healthcare Nucleus of the Federal University of Pernambuco, Brazil, as well as managers, technicians and users of the Elderly Centers supported by the municipal government of Recife. The experience was evaluated as capable of providing content integration, articulating knowledge from different health subjects and professions, besides allowing the dialogue between the concepts brought by the social actors involved, using both verbal and body language. It was considered that a theoretical construction shared by the educational system and by the public service provider was achieved through the combination between the accumulated knowledge and the observations that resulted from the relationship between them. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2008-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/756910.1590/S0104-12902008000100015Saúde e Sociedade; v. 17 n. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 No. 1 (2008); 165-175 Saúde e Sociedade; Vol. 17 Núm. 1 (2008); 165-175 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569/9089Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes doMarques, Ana Paula de OliveiraLeal, Márcia Carrera CamposMota, Sophia Karlla AlmeidaSilva, Mário Roberto Agostinho dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:28:47Zoai:revistas.usp.br:article/7569Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:28:47Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
Problematization about elderly health promotion themes based on a dramatistic experience
title Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
spellingShingle Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do
Promoção da saúde do idoso
Problematização no ensino das profissões de saúde
Teatro como estratégia pedagógica
Elderly Health Promotion
Problematization in Health Professions Teaching
Theater as Pedagogical Strategy
title_short Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
title_full Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
title_fullStr Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
title_full_unstemmed Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
title_sort Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
author Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do
author_facet Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do
Marques, Ana Paula de Oliveira
Leal, Márcia Carrera Campos
Mota, Sophia Karlla Almeida
Silva, Mário Roberto Agostinho da
author_role author
author2 Marques, Ana Paula de Oliveira
Leal, Márcia Carrera Campos
Mota, Sophia Karlla Almeida
Silva, Mário Roberto Agostinho da
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Espírito Santo, Antônio Carlos Gomes do
Marques, Ana Paula de Oliveira
Leal, Márcia Carrera Campos
Mota, Sophia Karlla Almeida
Silva, Mário Roberto Agostinho da
dc.subject.por.fl_str_mv Promoção da saúde do idoso
Problematização no ensino das profissões de saúde
Teatro como estratégia pedagógica
Elderly Health Promotion
Problematization in Health Professions Teaching
Theater as Pedagogical Strategy
topic Promoção da saúde do idoso
Problematização no ensino das profissões de saúde
Teatro como estratégia pedagógica
Elderly Health Promotion
Problematization in Health Professions Teaching
Theater as Pedagogical Strategy
description Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569
10.1590/S0104-12902008000100015
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902008000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7569/9089
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 17 n. 1 (2008); 165-175
Saúde e Sociedade; Vol. 17 No. 1 (2008); 165-175
Saúde e Sociedade; Vol. 17 Núm. 1 (2008); 165-175
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237454174715904