A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lefevre, Fernando
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Lefevre, Ana Maria Cavalcanti, Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756
Resumo: Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade.
id USP-6_21248a2d439979e23ba6f9469c81ade6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/104756
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde Democratic education and its application to the health field Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade. This study presents the Democratic Education proposal applied to the field of health and public health. Whereas the practice of health and public health implicate a large extent of decision-making by individuals, the democratic education proposal seeks to highlight the necessarily ethical dimension involved in such a decision, which it is believed to always be considered as a free and autonomous option for individuals, who have conditions to exercise this freedom. However, so this situation can effectively happen, it is necessary to question whether valid and intrinsically ethical behaviors are always those based, grounded in science and technology. In this context, the main task of the educator who works in the health area shall be to offer all conditions so this freedom of decision-making can be effectively exercised by the individuals. Hence, it is essential to consider diversity and differences, which are uncontested attributes of contemporaneity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10475610.1590/S0104-12902015S01015Saúde e Sociedade; v. 24 n. suppl.1 (2015); 176-183Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. suppl.1 (2015); 176-183Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. suppl.1 (2015); 176-1831984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103517https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103518Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLefevre, Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú 2015-09-24T13:27:13Zoai:revistas.usp.br:article/104756Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-24T13:27:13Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
Democratic education and its application to the health field
title A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
spellingShingle A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
Lefevre, Fernando
title_short A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
title_full A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
title_fullStr A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
title_full_unstemmed A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
title_sort A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
author Lefevre, Fernando
author_facet Lefevre, Fernando
Lefevre, Ana Maria Cavalcanti
Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú
author_role author
author2 Lefevre, Ana Maria Cavalcanti
Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lefevre, Fernando
Lefevre, Ana Maria Cavalcanti
Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú
description Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756
10.1590/S0104-12902015S01015
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902015S01015
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103517
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103518
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 24 n. suppl.1 (2015); 176-183
Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. suppl.1 (2015); 176-183
Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. suppl.1 (2015); 176-183
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237460343488512