A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756 |
Resumo: | Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade. |
id |
USP-6_21248a2d439979e23ba6f9469c81ade6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/104756 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde Democratic education and its application to the health field Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade. This study presents the Democratic Education proposal applied to the field of health and public health. Whereas the practice of health and public health implicate a large extent of decision-making by individuals, the democratic education proposal seeks to highlight the necessarily ethical dimension involved in such a decision, which it is believed to always be considered as a free and autonomous option for individuals, who have conditions to exercise this freedom. However, so this situation can effectively happen, it is necessary to question whether valid and intrinsically ethical behaviors are always those based, grounded in science and technology. In this context, the main task of the educator who works in the health area shall be to offer all conditions so this freedom of decision-making can be effectively exercised by the individuals. Hence, it is essential to consider diversity and differences, which are uncontested attributes of contemporaneity. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2015-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10475610.1590/S0104-12902015S01015Saúde e Sociedade; v. 24 n. suppl.1 (2015); 176-183Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. suppl.1 (2015); 176-183Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. suppl.1 (2015); 176-1831984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103517https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103518Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessLefevre, Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú 2015-09-24T13:27:13Zoai:revistas.usp.br:article/104756Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-24T13:27:13Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde Democratic education and its application to the health field |
title |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
spellingShingle |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde Lefevre, Fernando |
title_short |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
title_full |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
title_fullStr |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
title_full_unstemmed |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
title_sort |
A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde |
author |
Lefevre, Fernando |
author_facet |
Lefevre, Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú |
author_role |
author |
author2 |
Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lefevre, Fernando Lefevre, Ana Maria Cavalcanti Cavalcanti, Carla Cristina Tze Jú |
description |
Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756 10.1590/S0104-12902015S01015 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902015S01015 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103517 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104756/103518 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 24 n. suppl.1 (2015); 176-183 Saúde e Sociedade; Vol. 24 No. suppl.1 (2015); 176-183 Saúde e Sociedade; Vol. 24 Núm. suppl.1 (2015); 176-183 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237460343488512 |