Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Souza, Vânia de, Pereira, Fernanda Bicalho, Araujo, Lucas Henrique Lobato de, Fernandes, Marconi Moura, Melo, Patrícia Fernanda de, Costa, Relbson de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/84891
Resumo: Intervenções educativas constituem importantes ferramentas para a ampliação do conhecimento científico e em ensaios clínicos devem contribuir para a tomada de decisão quanto à participação na pesquisa. Visando a educação de crianças residentes em área endêmica em ancilostomíase, na zona rural de Minas Gerais, onde é desenvolvido um ensaio clínico, elaborou-se uma intervenção educativa pautada na contação de história, por meio da performance de palhaços clownescos. No presente estudo buscou-se analisar as reverberações, sobre as representações sociais de crianças acerca do pesquisador, a partir de uma intervenção educativa. A intervenção mostrou-se potente para a fragilização dos (pré)conceitos circulantes entre as crianças sobre o pesquisador. Emergiu dos discursos das crianças a representação do pesquisador como detentor do saber, salvador, figura distante da realidade das crianças. A partir da intervenção, essas representações são acrescidas de novos significados: aquele que já foi criança, é curioso, que faz perguntas e interage na busca de conhecimentos. Ao ampliar as significações das crianças sobre o pesquisador, a intervenção educativa pode contribuir para o processo de decisão ao qual crianças e responsáveis serão convidados, em relação à participação ou não no ensaio clínico.
id USP-6_22d50103ecc6a4bdd51a39b76622202f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/84891
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa Social representations of children participating in a clinical trial, about the researcher: the holder of knowledge to the curious child Intervenções educativas constituem importantes ferramentas para a ampliação do conhecimento científico e em ensaios clínicos devem contribuir para a tomada de decisão quanto à participação na pesquisa. Visando a educação de crianças residentes em área endêmica em ancilostomíase, na zona rural de Minas Gerais, onde é desenvolvido um ensaio clínico, elaborou-se uma intervenção educativa pautada na contação de história, por meio da performance de palhaços clownescos. No presente estudo buscou-se analisar as reverberações, sobre as representações sociais de crianças acerca do pesquisador, a partir de uma intervenção educativa. A intervenção mostrou-se potente para a fragilização dos (pré)conceitos circulantes entre as crianças sobre o pesquisador. Emergiu dos discursos das crianças a representação do pesquisador como detentor do saber, salvador, figura distante da realidade das crianças. A partir da intervenção, essas representações são acrescidas de novos significados: aquele que já foi criança, é curioso, que faz perguntas e interage na busca de conhecimentos. Ao ampliar as significações das crianças sobre o pesquisador, a intervenção educativa pode contribuir para o processo de decisão ao qual crianças e responsáveis serão convidados, em relação à participação ou não no ensaio clínico. Educational interventions are important tools to broaden scientific knowledge and, in clinical trials, must contribute to the decision making process regarding participation in research. Aiming to scientifically educate children residing in a hookworm endemic area, situated in a rural area of Minas Gerais state, where a clinical trial is being conducted, an educational intervention, based on storytelling through clowning performance, was developed. The present study endeavored to analyze the reverberations of this intervention on the children’s social representations concerning the researcher. The intervention has been shown to be very powerful in undermining (pre)concepts about the researcher that circulate among children. In children’s speech the representation of the researcher as knowledge holder and savior, a person distant from their reality has emerged. From the educational intervention onwards, new meanings were added to those representations: of a researcher who had once been a child, who is curious, asks questions and interacts, in a quest for knowledge. By enlarging children’s meanings concerning the researcher, the educational intervention may contribute to the decision making process in which children and those responsible for them are invited to participate in a clinical trial. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2014-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/8489110.1590/S0104-12902014000200018Saúde e Sociedade; v. 23 n. 2 (2014); 582-591Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 2 (2014); 582-591Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 582-5911984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/84891/87627Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho Souza, Vânia de Pereira, Fernanda Bicalho Araujo, Lucas Henrique Lobato de Fernandes, Marconi Moura Melo, Patrícia Fernanda de Costa, Relbson de Matos info:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T16:27:27Zoai:revistas.usp.br:article/84891Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2014-09-26T16:27:27Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
Social representations of children participating in a clinical trial, about the researcher: the holder of knowledge to the curious child
title Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
spellingShingle Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho
title_short Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
title_full Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
title_fullStr Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
title_full_unstemmed Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
title_sort Representações sociais de crianças participantes de um ensaio clínico sobre o pesquisador: de detentor do saber à criança curiosa
author Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho
author_facet Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho
Souza, Vânia de
Pereira, Fernanda Bicalho
Araujo, Lucas Henrique Lobato de
Fernandes, Marconi Moura
Melo, Patrícia Fernanda de
Costa, Relbson de Matos
author_role author
author2 Souza, Vânia de
Pereira, Fernanda Bicalho
Araujo, Lucas Henrique Lobato de
Fernandes, Marconi Moura
Melo, Patrícia Fernanda de
Costa, Relbson de Matos
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gazzinelli, Maria Flávia Carvalho
Souza, Vânia de
Pereira, Fernanda Bicalho
Araujo, Lucas Henrique Lobato de
Fernandes, Marconi Moura
Melo, Patrícia Fernanda de
Costa, Relbson de Matos
description Intervenções educativas constituem importantes ferramentas para a ampliação do conhecimento científico e em ensaios clínicos devem contribuir para a tomada de decisão quanto à participação na pesquisa. Visando a educação de crianças residentes em área endêmica em ancilostomíase, na zona rural de Minas Gerais, onde é desenvolvido um ensaio clínico, elaborou-se uma intervenção educativa pautada na contação de história, por meio da performance de palhaços clownescos. No presente estudo buscou-se analisar as reverberações, sobre as representações sociais de crianças acerca do pesquisador, a partir de uma intervenção educativa. A intervenção mostrou-se potente para a fragilização dos (pré)conceitos circulantes entre as crianças sobre o pesquisador. Emergiu dos discursos das crianças a representação do pesquisador como detentor do saber, salvador, figura distante da realidade das crianças. A partir da intervenção, essas representações são acrescidas de novos significados: aquele que já foi criança, é curioso, que faz perguntas e interage na busca de conhecimentos. Ao ampliar as significações das crianças sobre o pesquisador, a intervenção educativa pode contribuir para o processo de decisão ao qual crianças e responsáveis serão convidados, em relação à participação ou não no ensaio clínico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/84891
10.1590/S0104-12902014000200018
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/84891
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902014000200018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/84891/87627
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 23 n. 2 (2014); 582-591
Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 2 (2014); 582-591
Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 2 (2014); 582-591
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237459618922496