Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Isabel Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57312
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_2e4f5596a34e12710e5140e3e7b9f650
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57312
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das criançasAsking for and finding answers: supporting and challenging children's curiosityConhecimento do mundoAprendizagem ativaEducação pré-escolarKnowledge of the worldActive learningPreschool educationCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório expõe um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido no âmbito do estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar, em valência de jardim de infância. Este projeto, intitulado “Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças”, teve por base as observações e os registos elaborados sobre os interesses do grupo de crianças durante o período de observação do estágio e o diálogo com a educadora cooperante. Tendo como objetivo responder aos interesses e à curiosidade natural das crianças sobre o sistema solar, o projeto de intervenção teve um enfoque na Área do Conhecimento do Mundo, visando também a construção articulada de conhecimentos com outras áreas de conteúdo. As estratégias de intervenção pedagógica pretenderam favorecer aprendizagens integradas, envolvendo as crianças de forma significativa na discussão de hipóteses, na troca de conhecimentos e na partilha de opiniões, bem como, na reflexão sobre as experiências vividas ao longo da implementação do projeto de intervenção, com vista à construção de novos saberes. O projeto desenvolvido permite afirmar a importância da escuta dos interesses e das questões das crianças, bem como, o do papel do adulto como guia e recurso para o processo de construção do conhecimento das crianças, em idade pré-escolar.This report presents a project of pedagogical intervention developed within the scope of the Master's Degree in Pre-School Education, in kindergarten. This project, entitled "Asking for and finding answers: supporting and challenging children's curiosity", was based on observations and records drawn up on the interests of the group of children during the probationary period and dialogue with the cooperating educator. Aiming to respond to children's interests and natural curiosity about the solar system, the intervention project focused on the content area of Knowledge of the World, aiming at the articulated construction of knowledge with other areas of content. The pedagogical intervention strategies sought to favor integrated learning, involving children in a meaningful way in the discussion of hypotheses, in the exchange of knowledge and in the sharing of opinions, as well as in the reflection on the experiences lived during the implementation of the intervention project, with construction of new knowledge. The developed project allows us to affirm the importance of listening children's interests and questions, as well as the role of the adult as a guide and resource for the process of building children's knowledge at a preschool age.Vieira, Maria de Fátima Cerqueira MartinsUniversidade do MinhoAbreu, Ana Isabel Oliveira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57312por202100499info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:31:37Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57312Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:26:52.499510Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
Asking for and finding answers: supporting and challenging children's curiosity
title Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
spellingShingle Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
Abreu, Ana Isabel Oliveira
Conhecimento do mundo
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Knowledge of the world
Active learning
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
title_full Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
title_fullStr Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
title_full_unstemmed Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
title_sort Perguntar e procurar respostas: apoiando e desafiando a curiosidade das crianças
author Abreu, Ana Isabel Oliveira
author_facet Abreu, Ana Isabel Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Ana Isabel Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento do mundo
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Knowledge of the world
Active learning
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Conhecimento do mundo
Aprendizagem ativa
Educação pré-escolar
Knowledge of the world
Active learning
Preschool education
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57312
url http://hdl.handle.net/1822/57312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202100499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132757893316608