Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961 |
Resumo: | A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele. |
id |
USP-6_31940a8ebcc2f8d9c9ef53b71021cda3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139961 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileirasOccupational health education: health management of Brazilian public school teachersWorkers’ HealthIllnessTeacherHealth ManagementSaúde do TrabalhadorAdoecimentoDocenteGestão da Saúde A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele. Over the past few years, teachers’ health has been drawing attention of university studies, especially regarding work-related disorders and, for us, the way the government has acted on this particular reality. This paper aimed to understand, by means of an integrative literature review, “if” and “how” workers’ health management has proposed actions and policies for teachers. We accessed the Virtual Health Library to survey data from 1990 to 2014. From the 242 publications found, 52 were analyzed. Only four publications registered assistance via Public Health Management. Towards this reality, we raised three hypotheses: Programs that target this category are being realized, but the experiences aren’t being released; research institutions aren’t interested about the subject; or yet: there aren’t programs that work with teachers’ illness within the public policies range. We conclude that further actions and policies are necessary to prevent the truth from being silenced. New studies about the health/illness processes and the lack of management may contribute to improve the situation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/13996110.1590/s0104-12902017167259Saúde e Sociedade; v. 26 n. 3 (2017); 786-797Saúde e Sociedade; Vol. 26 No. 3 (2017); 786-797Saúde e Sociedade; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 786-7971984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961/135190Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Franciele Ariene LopesNeves, Ilidio Roda2017-10-23T18:29:16Zoai:revistas.usp.br:article/139961Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2017-10-23T18:29:16Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras Occupational health education: health management of Brazilian public school teachers |
title |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
spellingShingle |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras Santana, Franciele Ariene Lopes Workers’ Health Illness Teacher Health Management Saúde do Trabalhador Adoecimento Docente Gestão da Saúde |
title_short |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
title_full |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
title_fullStr |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
title_sort |
Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras |
author |
Santana, Franciele Ariene Lopes |
author_facet |
Santana, Franciele Ariene Lopes Neves, Ilidio Roda |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Ilidio Roda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Franciele Ariene Lopes Neves, Ilidio Roda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Workers’ Health Illness Teacher Health Management Saúde do Trabalhador Adoecimento Docente Gestão da Saúde |
topic |
Workers’ Health Illness Teacher Health Management Saúde do Trabalhador Adoecimento Docente Gestão da Saúde |
description |
A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961 10.1590/s0104-12902017167259 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961 |
identifier_str_mv |
10.1590/s0104-12902017167259 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961/135190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 26 n. 3 (2017); 786-797 Saúde e Sociedade; Vol. 26 No. 3 (2017); 786-797 Saúde e Sociedade; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 786-797 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237462227779584 |