Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Franciele Ariene Lopes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Ilidio Roda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961
Resumo: A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele.
id USP-6_31940a8ebcc2f8d9c9ef53b71021cda3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139961
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileirasOccupational health education: health management of Brazilian public school teachersWorkers’ HealthIllnessTeacherHealth ManagementSaúde do TrabalhadorAdoecimentoDocenteGestão da Saúde A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele. Over the past few years, teachers’ health has been drawing attention of university studies, especially regarding work-related disorders and, for us, the way the government has acted on this particular reality. This paper aimed to understand, by means of an integrative literature review, “if” and “how” workers’ health management has proposed actions and policies for teachers. We accessed the Virtual Health Library to survey data from 1990 to 2014. From the 242 publications found, 52 were analyzed. Only four publications registered assistance via Public Health Management. Towards this reality, we raised three hypotheses: Programs that target this category are being realized, but the experiences aren’t being released; research institutions aren’t interested about the subject; or yet: there aren’t programs that work with teachers’ illness within the public policies range. We conclude that further actions and policies are necessary to prevent the truth from being silenced. New studies about the health/illness processes and the lack of management may contribute to improve the situation.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2017-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/13996110.1590/s0104-12902017167259Saúde e Sociedade; v. 26 n. 3 (2017); 786-797Saúde e Sociedade; Vol. 26 No. 3 (2017); 786-797Saúde e Sociedade; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 786-7971984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961/135190Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Franciele Ariene LopesNeves, Ilidio Roda2017-10-23T18:29:16Zoai:revistas.usp.br:article/139961Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2017-10-23T18:29:16Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
Occupational health education: health management of Brazilian public school teachers
title Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
spellingShingle Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
Santana, Franciele Ariene Lopes
Workers’ Health
Illness
Teacher
Health Management
Saúde do Trabalhador
Adoecimento
Docente
Gestão da Saúde
title_short Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
title_full Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
title_fullStr Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
title_full_unstemmed Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
title_sort Saúde do trabalhador em educação: a gestão da saúde de professores de escolas públicas brasileiras
author Santana, Franciele Ariene Lopes
author_facet Santana, Franciele Ariene Lopes
Neves, Ilidio Roda
author_role author
author2 Neves, Ilidio Roda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, Franciele Ariene Lopes
Neves, Ilidio Roda
dc.subject.por.fl_str_mv Workers’ Health
Illness
Teacher
Health Management
Saúde do Trabalhador
Adoecimento
Docente
Gestão da Saúde
topic Workers’ Health
Illness
Teacher
Health Management
Saúde do Trabalhador
Adoecimento
Docente
Gestão da Saúde
description A saúde docente tem, ao longo dos últimos anos, chamado a atenção da academia para o sofrimento e o mal-estar decorrentes do trabalho e, para nós, para a forma como o poder público tem atuado sobre tal realidade. O objetivo deste estudo foi compreender, por meio de uma revisão da literatura, “se” e “como” a gestão em saúde do trabalhador tem proposto ações e políticas para os docentes. O caminho metodológico foi a revisão integrativa de literatura. Foram encontradas 242 publicações; destas, 52 foram selecionadas para leitura na íntegra, contudo apenas quatro apontam assistência por meio da gestão em Saúde Pública. Perante esta realidade, levantamos três hipóteses: os programas voltados para esta categoria estão sendo realizados, mas as experiências não são divulgadas; as instituições de pesquisa não têm se interessado pelo tema; ou ainda: realmente não existem programas que trabalhem com adoecimento docente no âmbito das políticas públicas. Concluímos que são necessárias ações e políticas que não silenciem a realidade, bem como novos estudos tanto do processo saúde/adoecimento como da falta de gestão sobre ele.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961
10.1590/s0104-12902017167259
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961
identifier_str_mv 10.1590/s0104-12902017167259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/139961/135190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Saúde e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 26 n. 3 (2017); 786-797
Saúde e Sociedade; Vol. 26 No. 3 (2017); 786-797
Saúde e Sociedade; Vol. 26 Núm. 3 (2017); 786-797
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237462227779584