Imaginários no cinema de animação: estetização de corpos na interface do cuidado de crianças e adolescentes
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/148218 |
Resumo: | O artigo objetiva ilustrar como uma produção cinematográfica de animação é capaz de afirmar imaginários sociais e também evidencia a presença destes nas práticas sociais e profissionais nas áreas de educação, saúde e comunicação voltadas para a infância e adolescência. O estudo parte de elementos do repertório imagético de três formas/versões de corpo do personagem Baymax, da animação Big Hero 6, da Walt Disney Pictures, e identifica os imaginários sociais expressos na linguagem fílmica da animação, aqui considerados ponto de partida para refletir sobre as representações culturais e os dispositivos de biopoder da sociedade, nas lógicas consumistas e nas normatizações, padronizações, discriminações e nos controles do corpo, com atenção para os processos que envolvem as corporeidades de crianças e adolescentes. Os resultados evidenciam imaginários sociais que reforçam a padronização estética corporal, com caricaturização do corpo obeso e espetacularização do corpo atlético. As discussões alinham os imaginários a questões que tratam das corporeidades de crianças e adolescentes, especialmente centradas nas práticas sociais e profissionais e nas interfaces: saúde, educação e comunicação. É realçada a importância de uma cultura do cuidado pautada na integralidade e na interdisciplinaridade, que esteja atenta aos processos culturais, educacionais e formativos que ocorrem no contexto da sociedade consumista e midiática. |
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Imaginários no cinema de animação: estetização de corpos na interface do cuidado de crianças e adolescentesImaginaries in animation movies: the aestheticization of bodies in the interface of the care for children and adolescentsCollective HealthEducationCorporeityMovieCareSaúde ColetivaEducaçãoCorporeidadeCinemaCuidado O artigo objetiva ilustrar como uma produção cinematográfica de animação é capaz de afirmar imaginários sociais e também evidencia a presença destes nas práticas sociais e profissionais nas áreas de educação, saúde e comunicação voltadas para a infância e adolescência. O estudo parte de elementos do repertório imagético de três formas/versões de corpo do personagem Baymax, da animação Big Hero 6, da Walt Disney Pictures, e identifica os imaginários sociais expressos na linguagem fílmica da animação, aqui considerados ponto de partida para refletir sobre as representações culturais e os dispositivos de biopoder da sociedade, nas lógicas consumistas e nas normatizações, padronizações, discriminações e nos controles do corpo, com atenção para os processos que envolvem as corporeidades de crianças e adolescentes. Os resultados evidenciam imaginários sociais que reforçam a padronização estética corporal, com caricaturização do corpo obeso e espetacularização do corpo atlético. As discussões alinham os imaginários a questões que tratam das corporeidades de crianças e adolescentes, especialmente centradas nas práticas sociais e profissionais e nas interfaces: saúde, educação e comunicação. É realçada a importância de uma cultura do cuidado pautada na integralidade e na interdisciplinaridade, que esteja atenta aos processos culturais, educacionais e formativos que ocorrem no contexto da sociedade consumista e midiática. The objective of this article is to illustrate how a movie animation feature can affirm social imaginaries, as well as showing their presence in social and professional practices in the fields of education, health and communication directed towards children and adolescents. This study is based on the imagistic repertoire of three body forms/versions of the character Baymax from the Big Hero 6 animation (Walt Disney Pictures), and identifies the social imaginaries expressed in the animation movie language, which are considered here as a starting point to reflect upon the cultural representations and the biopower devices in society, in its consumerist logic, standardizations, discriminations and body controls, focusing on the processes that involve the corporeity of children and adolescents. The results show social imaginaries that reinforce the standardization of body aesthetics, creating caricatures of the obese body and a spectacle of the athletic body. The discussions align these imaginaries to issues regarding the corporeity of children and adolescents, especially focusing on social and professional practices and on the interfaces: health, education and communication. This study highlights the importance of a culture of care based on completeness and interdisciplinarity that considers the cultural, educational and formative processes occurring in the context of a consumeristic and mediatic society.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2018-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/14821810.1590/s0104-12902018170777Saúde e Sociedade; v. 27 n. 2 (2018); 381-397Saúde e Sociedade; Vol. 27 No. 2 (2018); 381-397Saúde e Sociedade; Vol. 27 Núm. 2 (2018); 381-3971984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/148218/141801Copyright (c) 2018 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessPenteado, Regina ZanellaCosta, Belarmino Cesar Guimarães daRodrigues, Pedro Henrique Giambroni Neves2018-07-16T19:03:27Zoai:revistas.usp.br:article/148218Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2018-07-16T19:03:27Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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