Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796 |
Resumo: | O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social. |
id |
USP-6_f5f901cc0020cfe2e798b67e82f006f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/29796 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários Methylphenidate and pharmacological cognitive enhancement: social representations of university students CiênciaTecnologia e SociedadeAprimoramento BiomédicoMetilfenidatoCogniçãoSubjetividadeGrupos FocaisScienceTechnology and SocietyBiomedical EnhancementMethylphenidateCognitionSubjectivityFocus Groups O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social. The article aims to present the outcome of the investigation of social representations of 20 university students on the use of methylphenidate to improve cognitive performance in healthy people. In this qualitative and exploratory research, 20 university students between 18 and 25 years from health and humanities courses were divided into 3 focus groups to discuss about Pharmacological Cognitive Enhancement. Data analysis revealed that these students had greater tolerance to methods that alter neurobiology in favor of the social ideal of improving the performance of people. However, respondents expressed great concern about this procedure intensifying injustices and inequalities between people, especially in societies where there are already significant social differences. Thus, although the subject is little studied in Brazil, the analysis of data from this research suggests that Pharmacological Cognitive Enhancement is an important and relevant topic. Not only because this practice is related to construction and maintenance of individuals' subjectivity in a society that prioritizes the improvement in cognitive performance, but also because of the risk that this practice interferes in matters of social justice and equality. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2979610.1590/S0104-12902011000200008Saúde e Sociedade; v. 20 n. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 350-362 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796/31678Barros, DeniseOrtega, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:43:32Zoai:revistas.usp.br:article/29796Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:43:32Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários Methylphenidate and pharmacological cognitive enhancement: social representations of university students |
title |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
spellingShingle |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários Barros, Denise Ciência Tecnologia e Sociedade Aprimoramento Biomédico Metilfenidato Cognição Subjetividade Grupos Focais Science Technology and Society Biomedical Enhancement Methylphenidate Cognition Subjectivity Focus Groups |
title_short |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
title_full |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
title_fullStr |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
title_full_unstemmed |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
title_sort |
Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários |
author |
Barros, Denise |
author_facet |
Barros, Denise Ortega, Francisco |
author_role |
author |
author2 |
Ortega, Francisco |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Denise Ortega, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciência Tecnologia e Sociedade Aprimoramento Biomédico Metilfenidato Cognição Subjetividade Grupos Focais Science Technology and Society Biomedical Enhancement Methylphenidate Cognition Subjectivity Focus Groups |
topic |
Ciência Tecnologia e Sociedade Aprimoramento Biomédico Metilfenidato Cognição Subjetividade Grupos Focais Science Technology and Society Biomedical Enhancement Methylphenidate Cognition Subjectivity Focus Groups |
description |
O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796 10.1590/S0104-12902011000200008 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902011000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796/31678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 20 n. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 350-362 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237457331978240 |