Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Denise
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Ortega, Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796
Resumo: O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social.
id USP-6_f5f901cc0020cfe2e798b67e82f006f2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/29796
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários Methylphenidate and pharmacological cognitive enhancement: social representations of university students CiênciaTecnologia e SociedadeAprimoramento BiomédicoMetilfenidatoCogniçãoSubjetividadeGrupos FocaisScienceTechnology and SocietyBiomedical EnhancementMethylphenidateCognitionSubjectivityFocus Groups O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social. The article aims to present the outcome of the investigation of social representations of 20 university students on the use of methylphenidate to improve cognitive performance in healthy people. In this qualitative and exploratory research, 20 university students between 18 and 25 years from health and humanities courses were divided into 3 focus groups to discuss about Pharmacological Cognitive Enhancement. Data analysis revealed that these students had greater tolerance to methods that alter neurobiology in favor of the social ideal of improving the performance of people. However, respondents expressed great concern about this procedure intensifying injustices and inequalities between people, especially in societies where there are already significant social differences. Thus, although the subject is little studied in Brazil, the analysis of data from this research suggests that Pharmacological Cognitive Enhancement is an important and relevant topic. Not only because this practice is related to construction and maintenance of individuals' subjectivity in a society that prioritizes the improvement in cognitive performance, but also because of the risk that this practice interferes in matters of social justice and equality. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2011-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2979610.1590/S0104-12902011000200008Saúde e Sociedade; v. 20 n. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 2 (2011); 350-362 Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 350-362 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796/31678Barros, DeniseOrtega, Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:43:32Zoai:revistas.usp.br:article/29796Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:43:32Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
Methylphenidate and pharmacological cognitive enhancement: social representations of university students
title Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
spellingShingle Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
Barros, Denise
Ciência
Tecnologia e Sociedade
Aprimoramento Biomédico
Metilfenidato
Cognição
Subjetividade
Grupos Focais
Science
Technology and Society
Biomedical Enhancement
Methylphenidate
Cognition
Subjectivity
Focus Groups
title_short Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
title_full Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
title_fullStr Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
title_full_unstemmed Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
title_sort Metilfenidato e aprimoramento cognitivo farmacológico: representações sociais de universitários
author Barros, Denise
author_facet Barros, Denise
Ortega, Francisco
author_role author
author2 Ortega, Francisco
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Denise
Ortega, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Tecnologia e Sociedade
Aprimoramento Biomédico
Metilfenidato
Cognição
Subjetividade
Grupos Focais
Science
Technology and Society
Biomedical Enhancement
Methylphenidate
Cognition
Subjectivity
Focus Groups
topic Ciência
Tecnologia e Sociedade
Aprimoramento Biomédico
Metilfenidato
Cognição
Subjetividade
Grupos Focais
Science
Technology and Society
Biomedical Enhancement
Methylphenidate
Cognition
Subjectivity
Focus Groups
description O artigo tem por objetivo apresentar o resultado da investigação das representações sociais de 20 estudantes universitários sobre o uso de metilfenidato para aprimorar o desempenho cognitivo em pessoas saudáveis. Nesta pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, 20 universitários entre 18 e 25 anos, oriundos de cursos das áreas de saúde e humanas, foram distribuídos em três grupos focais para debater sobre o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico. A análise dos dados revelou que entre esses estudantes houve uma maior tolerância aos métodos que alteram a neurobiologia a favor do ideal social de melhoria da performance das pessoas. Contudo, os entrevistados expressaram grande preocupação com a possibilidade de este procedimento vir a intensificar injustiças e desigualdades entre as pessoas, principalmente nas sociedades em que já existem significativas diferenças sociais. Assim, apesar de o tema ser pouco estudado no Brasil, a análise dos dados da presente investigação sugere que o Aprimoramento Cognitivo Farmacológico é um assunto atual e relevante. Não apenas por esta prática estar relacionada à construção e manutenção da subjetividade dos indivíduos em uma sociedade que prioriza a melhoria da performance cognitiva, mas também pelo risco de esta interferir em questões de igualdade e justiça social.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796
10.1590/S0104-12902011000200008
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902011000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29796/31678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 20 n. 2 (2011); 350-362
Saúde e Sociedade; Vol. 20 No. 2 (2011); 350-362
Saúde e Sociedade; Vol. 20 Núm. 2 (2011); 350-362
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237457331978240