Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalo, Cláudio Reis
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Borges, Maria de Lourdes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29661
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar elementos críticos de gestão para promover a transformação de uma organização tradicional para uma organização de aprendizagem em serviços de alta complexidade em saúde. Assume-se que as organizações tradicionais são aquelas gerenciadas com ênfase na informação, e as organizações de aprendizagem são aquelas gerenciadas com ênfase no desenvolvimento de conhecimento. O conhecimento organizacional é reconhecido como um dos recursos de grande valor estratégico para a prestação de serviços de alta complexidade. A análise da gestão em serviços de saúde intensivos em conhecimento está estruturada a partir da qualificação do processo assistencial, o qual engloba as etapas de acesso, da permanência e da continuidade do tratamento. Realizou-se um estudo de caso em um hospital privado do Rio Grande do Sul, cuja estratégia de diferenciação é atuar na resolução de problemas de alta complexidade. Entre os elementos gerenciais críticos evidenciados salientam-se: que o paciente precisa ser compreendido como cliente; que o vínculo com a instituição não termina no final do atendimento hospitalar, mas somente na resolução do problema enfrentado com a doença; e que as especialidades precisam estar harmonizadas e dispostas a compartilhar conhecimento, impulsionadas por protocolos assistenciais reconhecidos por todos.
id USP-6_fbe8beaa617364c813e167ebe603c82d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/29661
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade Health organizations based on knowledge-intensive Work: a study in the context of high complexity services Conhecimento organizacionalGestão em saúdeAdministração hospitalarOrganizational KnowledgeHealth ManagementHospital Administration O objetivo deste estudo é identificar elementos críticos de gestão para promover a transformação de uma organização tradicional para uma organização de aprendizagem em serviços de alta complexidade em saúde. Assume-se que as organizações tradicionais são aquelas gerenciadas com ênfase na informação, e as organizações de aprendizagem são aquelas gerenciadas com ênfase no desenvolvimento de conhecimento. O conhecimento organizacional é reconhecido como um dos recursos de grande valor estratégico para a prestação de serviços de alta complexidade. A análise da gestão em serviços de saúde intensivos em conhecimento está estruturada a partir da qualificação do processo assistencial, o qual engloba as etapas de acesso, da permanência e da continuidade do tratamento. Realizou-se um estudo de caso em um hospital privado do Rio Grande do Sul, cuja estratégia de diferenciação é atuar na resolução de problemas de alta complexidade. Entre os elementos gerenciais críticos evidenciados salientam-se: que o paciente precisa ser compreendido como cliente; que o vínculo com a instituição não termina no final do atendimento hospitalar, mas somente na resolução do problema enfrentado com a doença; e que as especialidades precisam estar harmonizadas e dispostas a compartilhar conhecimento, impulsionadas por protocolos assistenciais reconhecidos por todos. This study aims to identify critical management elements used to promote the transformation from a traditional organization to a learning organization, within the context of high complexity healthcare services. Traditional Organizations are based on the use of information, whereas Learning Organizations are based on knowledge creation. Organizational knowledge is viewed as a strategic resource for high complexity healthcare services. The analysis of the management of healthcare services based on knowledge-intensive work is structured through the qualification of the care process, which involves the stages of access, permanence and continuity of the treatment offered to patients. A case study was conducted in a private hospital of the state of Rio Grande do Sul, south of Brazil, whose strategy is to solve high complexity problems. Among the critical management elements that emerged, the main ones were: the patient should be viewed as a client; the Institution's contact with the patient should not terminate at the end of hospital assistance - only when the problem related to the disease is solved; and the medical specialties should be in harmony and willing to share knowledge, encouraged by assistance protocols that are recognized by all. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2966110.1590/S0104-12902010000200020Saúde e Sociedade; v. 19 n. 2 (2010); 449-461 Saúde e Sociedade; Vol. 19 No. 2 (2010); 449-461 Saúde e Sociedade; Vol. 19 Núm. 2 (2010); 449-461 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29661/31532Gonçalo, Cláudio ReisBorges, Maria de Lourdesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:17:55Zoai:revistas.usp.br:article/29661Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:17:55Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
Health organizations based on knowledge-intensive Work: a study in the context of high complexity services
title Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
spellingShingle Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
Gonçalo, Cláudio Reis
Conhecimento organizacional
Gestão em saúde
Administração hospitalar
Organizational Knowledge
Health Management
Hospital Administration
title_short Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
title_full Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
title_fullStr Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
title_full_unstemmed Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
title_sort Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
author Gonçalo, Cláudio Reis
author_facet Gonçalo, Cláudio Reis
Borges, Maria de Lourdes
author_role author
author2 Borges, Maria de Lourdes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalo, Cláudio Reis
Borges, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento organizacional
Gestão em saúde
Administração hospitalar
Organizational Knowledge
Health Management
Hospital Administration
topic Conhecimento organizacional
Gestão em saúde
Administração hospitalar
Organizational Knowledge
Health Management
Hospital Administration
description O objetivo deste estudo é identificar elementos críticos de gestão para promover a transformação de uma organização tradicional para uma organização de aprendizagem em serviços de alta complexidade em saúde. Assume-se que as organizações tradicionais são aquelas gerenciadas com ênfase na informação, e as organizações de aprendizagem são aquelas gerenciadas com ênfase no desenvolvimento de conhecimento. O conhecimento organizacional é reconhecido como um dos recursos de grande valor estratégico para a prestação de serviços de alta complexidade. A análise da gestão em serviços de saúde intensivos em conhecimento está estruturada a partir da qualificação do processo assistencial, o qual engloba as etapas de acesso, da permanência e da continuidade do tratamento. Realizou-se um estudo de caso em um hospital privado do Rio Grande do Sul, cuja estratégia de diferenciação é atuar na resolução de problemas de alta complexidade. Entre os elementos gerenciais críticos evidenciados salientam-se: que o paciente precisa ser compreendido como cliente; que o vínculo com a instituição não termina no final do atendimento hospitalar, mas somente na resolução do problema enfrentado com a doença; e que as especialidades precisam estar harmonizadas e dispostas a compartilhar conhecimento, impulsionadas por protocolos assistenciais reconhecidos por todos.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29661
10.1590/S0104-12902010000200020
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29661
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902010000200020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29661/31532
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 19 n. 2 (2010); 449-461
Saúde e Sociedade; Vol. 19 No. 2 (2010); 449-461
Saúde e Sociedade; Vol. 19 Núm. 2 (2010); 449-461
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237456423911424