Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Reinaldo Maximiano
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rocha, Simone Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649
Resumo: Based on an analysis of the television style, this study explores the presence of power and oppression relationships in scenes taken from the soap operas Renascer (1993) and O Rei do Gado (1996). The objective is to discover how these relationships can offer the audience a visual experience of the land and its cultural matrix. We conclude that there are different approaches in both soap operas: while in Renascer the deal with the Devil reveals a blend of the origins of “mandonismo” and marvelous realism, in O Rei do Gado negotiations between farmers and landless reveal land policies, the personification of power, and the unfinished nature of agrarian reform.
id USP-70_11ac5e00d0d06cce88fe850c3cf2ae4a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/142649
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gadoTelevision and Brazilian political culture: the “mandonismo” in the soap operas Renascer and O Rei do GadoSoap operaTelevision styleLandCultural matricesTelenovelaEstilo televisivoTerraMatrizes culturaisBased on an analysis of the television style, this study explores the presence of power and oppression relationships in scenes taken from the soap operas Renascer (1993) and O Rei do Gado (1996). The objective is to discover how these relationships can offer the audience a visual experience of the land and its cultural matrix. We conclude that there are different approaches in both soap operas: while in Renascer the deal with the Devil reveals a blend of the origins of “mandonismo” and marvelous realism, in O Rei do Gado negotiations between farmers and landless reveal land policies, the personification of power, and the unfinished nature of agrarian reform.Baseado na análise do estilo televisivo, este artigo explora a figuração das relações de poder e de subjugação em cenas extraídas das telenovelas Renascer (1993) e O Rei do Gado (1996). A meta é investigar como tais materialidades oferecem ao público uma experiência visual da terra e a matriz cultural que a subjaz. Concluímos que há um deslocamento na abordagem: enquanto em Renascer o pacto com diabo revela a imbricação das matrizes do mandonismo e do realismo maravilhoso, em O Rei do Gado a negociação entre fazendeiro e sem-terra revela a política fundiária, a personificação do poder e a incompletude da reforma agrária.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14264910.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280MATRIZes; v. 12 n. 2 (2018); 259-280MATRIZes; Vol. 12 No 2 (2018); 259-280MATRIZes; V. 12 N. 2 (2018); 259-280MATRIZes; Vol. 12 No. 2 (2018); 259-280MATRIZes; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 259-2801982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649/147043https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649/147061Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Reinaldo MaximianoRocha, Simone Maria2020-06-02T22:59:43Zoai:revistas.usp.br:article/142649Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:34.382497Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
Television and Brazilian political culture: the “mandonismo” in the soap operas Renascer and O Rei do Gado
title Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
spellingShingle Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
Pereira, Reinaldo Maximiano
Soap opera
Television style
Land
Cultural matrices
Telenovela
Estilo televisivo
Terra
Matrizes culturais
title_short Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
title_full Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
title_fullStr Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
title_full_unstemmed Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
title_sort Televisão e cultura política brasileira: o mandonismo figurado em Renascer e O rei do gado
author Pereira, Reinaldo Maximiano
author_facet Pereira, Reinaldo Maximiano
Rocha, Simone Maria
author_role author
author2 Rocha, Simone Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Reinaldo Maximiano
Rocha, Simone Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Soap opera
Television style
Land
Cultural matrices
Telenovela
Estilo televisivo
Terra
Matrizes culturais
topic Soap opera
Television style
Land
Cultural matrices
Telenovela
Estilo televisivo
Terra
Matrizes culturais
description Based on an analysis of the television style, this study explores the presence of power and oppression relationships in scenes taken from the soap operas Renascer (1993) and O Rei do Gado (1996). The objective is to discover how these relationships can offer the audience a visual experience of the land and its cultural matrix. We conclude that there are different approaches in both soap operas: while in Renascer the deal with the Devil reveals a blend of the origins of “mandonismo” and marvelous realism, in O Rei do Gado negotiations between farmers and landless reveal land policies, the personification of power, and the unfinished nature of agrarian reform.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649
10.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v12i2p259-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649/147043
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/142649/147061
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 12 n. 2 (2018); 259-280
MATRIZes; Vol. 12 No 2 (2018); 259-280
MATRIZes; V. 12 N. 2 (2018); 259-280
MATRIZes; Vol. 12 No. 2 (2018); 259-280
MATRIZes; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 259-280
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315134660608