The “television of the future”? Netflix, quality and neophilia in the TV debate
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175844 |
Resumo: | Neste artigo, investigamos a Netflix, colocando em questão as expectativas do público e da crítica a respeito de mudanças advindas com a introdução do serviço. A partir da análise de matérias jornalísticas, dados de acesso e tendências de investimento da empresa, averiguamos que tipos de experiência sobre o consumo de TV estão em jogo no discurso propalado por analistas e entusiastas do novo. Debatemos, também, como as avaliações sobre as plataformas de streaming renovam as permanentes controvérsias sobre a qualidade televisiva. A despeito do tipo de elucubração despertada pela sensação de ubiquidade e de revoluções estilísticas, defendemos que as práticas relacionadas ao streaming funcionam, na verdade, como atualizações de modelos consagrados na TV linear. |
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The “television of the future”? Netflix, quality and neophilia in the TV debateA “televisão do futuro”? Netflix, qualidade e neofilia no debate sobre TVTelevisionStreamingDiscourseQualityNetflixTelevisãoStreamingDiscursoQualidadeNetflixNeste artigo, investigamos a Netflix, colocando em questão as expectativas do público e da crítica a respeito de mudanças advindas com a introdução do serviço. A partir da análise de matérias jornalísticas, dados de acesso e tendências de investimento da empresa, averiguamos que tipos de experiência sobre o consumo de TV estão em jogo no discurso propalado por analistas e entusiastas do novo. Debatemos, também, como as avaliações sobre as plataformas de streaming renovam as permanentes controvérsias sobre a qualidade televisiva. A despeito do tipo de elucubração despertada pela sensação de ubiquidade e de revoluções estilísticas, defendemos que as práticas relacionadas ao streaming funcionam, na verdade, como atualizações de modelos consagrados na TV linear.In this article, we investigate Netflix, questioning the expectations of the public and the critics regarding changes arising from the introduction of the service in the market. From the analysis of trade press coverage, access data, and the company’s investment trends, we inquire what types of experiences about TV consumption are at stake in the discourse promoted by analysts and novelty enthusiasts. We also discuss how evaluations on these platforms renew the ongoing controversies about television quality. In spite of the type of elucubration awakened by the sensation of ubiquity and stylistic revolutions, we will defend that the practices related to streaming work, in fact, as updated models established in linear TV.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2021-06-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/17584410.11606/issn.1982-8160.v15i1p195-222MATRIZes; v. 15 n. 1 (2021); 195-222MATRIZes; Vol. 15 No 1 (2021); 195-222MATRIZes; V. 15 N. 1 (2021); 195-222MATRIZes; Vol. 15 No. 1 (2021); 195-222MATRIZes; Vol. 15 Núm. 1 (2021); 195-2221982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175844/172244https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175844/172245http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCastellano, MaykaMeimaridis, Melina2021-06-11T23:06:40Zoai:revistas.usp.br:article/175844Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:40.326858Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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